10 dicas para quem busca recolocação no mercado de trabalho

Escrito por:

O caminho para ser contratado naquela vaga dos sonhos pode ser longo. Principalmente quando muitas empresas estão evitando novos funcionários, devido a crise econômica. Enquanto isso, o que você pode fazer para encurtar o caminho é se preparar. O site Administradores trouxe um compilado de dicas para quem quer planejar a própria carreira ou sair logo do desemprego. Confira!

 

1) Construa uma visão a longo prazo

 

Saber aonde se quer chegar é o primeiro passo para construir uma trajetória profissional de sucesso. No período entre empregos, isso não deve ser diferente. Focalize as oportunidades que tenham consonância com seu ideal de realização profissional, em vez de agarrar a primeira chance que aparecer. Avalie as situações que se colocarem à sua frente para tomar decisões mais deliberadas.

 

2) Mantenha-se conectado nas redes sociais

 

As redes sociais, sobretudo o LinkedIn, são ótimas ferramentas para se manter em contato com o que está acontecendo nas organizações. Acompanhe notícias, artigos e novidades sobre as empresas do segmento em que você busca se recolocar. Além de ficar próximo da realidade do mercado, estar conectado permite que você estabeleça e mantenha vínculos valiosos para a sua carreira: o networking.

 

Leia mais: A importância do networking no desenvolvimento da sua carreira

 

3) Construa e reaqueça relacionamentos constantemente

 

Cuide de seu networking não só no momento entre empregos. Manter relacionamento constantemente é uma maneira de ser visto pelo mercado. Em um período de busca por recolocação, contar com um colega da área de Recursos Humanos para avaliar seu currículo e fornecer orientações pode ser um grande trunfo.

 

4) Aproveite o tempo livre para se aprimorar profissionalmente

 

A busca por um novo emprego não é e nem deve ser sua principal ocupação. Aproveite o período de transição para procurar especializações que aumentem suas qualificações e potencializem a sua busca por um novo emprego. Encare o período como uma fase dedicada ao seu autoconhecimento. Coaching com viés de recolocação pode ser uma boa estratégia.

 

5) Personalize o seu currículo de acordo com cada vaga

 

Um recrutador recebe centenas de currículos diariamente. Destacar-se nesse volume de candidatos envolve ressaltar o que cada vaga pede e prender a atenção do recrutador nas primeiras linhas. Customize seu currículo de acordo com cada área a que você esteja se candidatando.

 

6) Aprenda sobre a empresa – não só pelo site institucional

 

Antes de uma entrevista, conheça o máximo que puder a empresa em que você está pleiteando uma vaga. Assista aos vídeos publicados nas redes sociais, conheça os prêmios recebidos pela organização e leia reportagens sobre os executivos.

 

Clique no botão abaixo e confira outras dicas.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Benefícios financeiros de possuir Carteira de Trabalho assinada
Por Ricardo Pereira
Por que você deveria analisar seu padrão de vida?
Por Fran Guarnieri
7 dicas para conquistar um trabalho temporário neste fim de ano
Por Equipe Organizze
Faça as lembrancinhas do seu chá de panela em casa
Por Mecasei.com
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).