3 aprendizados para mudar suas finanças em 2021

Escrito por:

Estamos nos encaminhando para o final de um ano que ficará marcado na história. E apesar de ter sido um ano difícil, podemos dizer que sobrevivemos a essa crise e já pensamos em 2021 com um novo olhar de esperança, com novas metas ou mesmo mantendo aquelas que não conseguimos alcançar.

 

Gosto de pensar que depois de uma tempestade, vem a bonança, e com ela, o recomeço. Mas, como recomeçar a busca dos nossos objetivos financeiros? Quais lições aprendemos neste ano que podem transformar a nossa vida financeira? Com isso em mente, gostaria de compartilhar 3 aprendizados que podem te ajudar a ter um 2021 financeiramente mais saudável.

 

Viva com simplicidade e conforto

 

Neste ano tivemos a oportunidade de sair da rotina e viver a experiência de trabalhar em casa, com chinelo e bermuda, sem grandes preocupações com vestimenta ou aparência impecável. Maioria de nós pôde descobrir que muitas vezes o menos é mais, que a alegria está nos momentos que compartilhamos com outras pessoas, e não naquilo que fazemos ou compramos.

 

Essa experiência quebra a ideia de sociedade consumista, quebra a lógica de que somente quando compramos é que somos felizes ou que devemos comprar, pois merecemos ser felizes. Muitos de nós puderam experimentar a felicidade, não no consumo, mas, no compartilhar de experiências, de vivências. Esse desfoque do consumo é uma perspectiva importante para quem deseja melhorar sua vida financeira.

 

Busque o simples

 

Outra experiência que pudermos ter nesse ano, foi o distanciamento de grandes eventos, festas, shoppings, cinemas, restaurantes, bares, shows, etc. Pudemos experimentar uma versão mais simples da vida, apenas com o trabalho, as atividades de casa e os bons momentos com familiares e amigos.

 

Foi necessário nos reinventarmos e nos acostumarmos a viver sem os hábitos de consumo que achávamos que nunca viveríamos sem, e que agora repensamos se o investimento nestas coisas realmente valem a pena ou se podemos reduzi-las e até eliminá-las.

 

Aperfeiçoe-se

 

Através da experiência do Home Office e da economia de tempo, principalmente em relação ao deslocamento até o trabalho, tivemos a chance de reorganizar a nossa rotina, o que abriu oportunidade para passarmos mais tempo com nossos familiares e amigos, ou fazendo o que gostamos, e até aproveitando para tirar da gaveta aquela ideia de fazer um curso e aprimorar o nosso conhecimento. Esse é outro hábito que podemos manter, buscando o aperfeiçoamento e agregando conhecimento para o dia-a-dia e para o trabalho.

 

Neste sentido, gosto muito de estudar sobre finanças, não apenas por ser um assunto que me interesso, mas principalmente, porque quanto mais eu estudo, mais fácil fica para ter uma vida financeira saudável e aprendo mais formas de ganhar, economizar e investir. Pela minha experiência, se existe uma área do ensino que, quase sempre, o retorno supera o investimento, é o estudo sobre as finanças.

 

Por isso, tenho estudado ao longo dos anos sobre o assunto, e também compartilhado minhas experiências, não somente no blog do Organizze, mas também através da página Descomplicando as Finanças.

 

Recentemente publiquei novos cursos sobre como controlar as finanças utilizando o app do Organizze e como organizar as finanças em seis passos. No intuito de ajudar, disponibilizei todo esse conteúdo gratuitamente lá na página do facebook. Se gostou, não deixe de conferir os cursos, pois a gratuidade é por tempo limitado.

 

Desejo a todos boas festas e um ano novo cheio de paz, amor e sucesso. Um forte abraço e até 2021!

 

Luiz Roberto é administrador, especialista em investimentos certificado pela ANBIMA (CEA) e pela APIMEC (CNPI), pós-graduando no MBA em Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais pela FGV e idealizador do projeto Descomplicando as Finanças.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Ansiedade: como organizar sua vida financeira pode te ajudar?
Por Equipe Organizze
Como manter as dívidas dentro do orçamento?
Por Equipe Organizze
Educação financeira: 5 dicas para o novo ano
Por Equipe Organizze
Registrar, organizar e planejar: a tríade do sucesso financeiro
Por Tiago Trespach Marques
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).