3 dicas de gestão financeira pessoal aprendidas com o Tio Patinhas

Escrito por:

Pode ser que os mais novos não conheçam, mas o personagem Tio Patinhas marcou gerações com sua história. Lembra do pato mais rico de Patópolis? Aquele que mergulhava em sua coleção de moedas de ouro dentro de seu cofre gigantesco? Pois é, já fazem mais de 70 anos que ele apareceu pela primeira vez nos quadrinhos.

 

Segundo a Forbes o Patinhas possui um patrimônio de 44,1 bilhões de dólares! Quem dera, né? Mas porque estamos contando isso? Bom, obviamente o pato mais rico do mundo dos desenhos deve ter muito a ensinar, para nós, meros mortais.

 

O Blog da Rico citou alguns ensinamentos baseados na biografia do Patinhas, destacamos alguns deles pra você neste post, confira!

 

#1 – Valorize o esforço do seu trabalho

 

O Tio Patinhas nasceu em uma família decadente, que já teve dinheiro, mas estava em um fluxo financeiro negativo. Ou seja, a cada dia, a família do Tio Patinhas empobrecia cada vez mais. E você, agora, também pode estar em uma tendência negativa. Quanto mais os dias passam, mais suas dívidas aumentam.

 

Como Tio Patinhas resolveu isso? Ele não entrou em uma pirâmide financeira ou fez investimentos malucos. Quando a conta não está fechando, a primeira opção deve ser a mais óbvia: trabalhar muito!

 

Foi engraxando sapatos que o pato mais rico do mundo fez a sua primeira moeda, a número 1. Então, se você quer acelerar o processo do enriquecimento ou quer sair das dívidas, o caminho é o mesmo, trabalhar e aumentar sua renda mensal.

 

Mas o pequeno Patinhas foi enganado, ele foi pago com uma moeda que não valia nada. O que ele fez? Usou isso como uma experiência para estar sempre motivado. Errar só é realmente um erro se você persistir errando!

 

#2 – Adquirindo conhecimento e experiência

 

Depois de aprender a ganhar algumas moedas como engraxate, Tio Patinhas não parou por aí. Aqui fica outra dica: não deixe sua carreira congelar em um estado.

 

Quando ele ganhou algum dinheiro neste ramo, começou a viajar por diversos países, trabalhando em todo tipo de emprego. Essa é uma dica muito importante que o Tio Patinhas ensinou: adquira muito conhecimento e experiência sobre o mercado.

 

Neste caso, ele fez isso viajando e aprendendo na prática com muitas funções produtivas. Assim, Tio Patinhas aprendeu a ser um bom empregado, aprendeu a gerir, liderar e gerar valor. Se você quer chegar a este nível, você precisa aprender MUITO e ter o máximo de experiência possível.

 

#3 – Transforme suas experiências em dinheiro

 

O Tio Patinhas ganhou a Moeda nº 1 com trabalho duro (essa moeda era inútil, pois o primeiro cliente do Patinhas enganou ele), mas essa experiência trouxe MUITO dinheiro para ele no futuro. Todos devem passar por um período de praticar e aprender.

 

Se você é jovem, este ainda é o seu momento. Utilize cada dia para ser ainda melhor no que você faz e observe muito bem o seu mercado. A sua principal fonte de renda mensal, a não ser que você já seja milionário, ainda é a sua ocupação profissional.

 

Então, invista seu tempo e dinheiro em aprender mais. Vai chegar em um momento em que as oportunidades de mercado serão visíveis e alcançáveis para você. Esta é a hora de transformar tudo o que você aprendeu em dinheiro.

 

Espie mais três ensinamentos retirados da biografia do pato mais rico do mundo clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

6 dicas de como economizar na decoração da casa
Por Equipe Organizze
Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?
Por Equipe Organizze
Como administrar os gastos com animais de estimação
Por Equipe Organizze
Saiba como funciona o Score do Serasa
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).