3 dicas de investimento para pós-pandemia

Escrito por:

Falar sobre investimento neste tempo de crise do novo coronavírus, o Covid-19, pode parecer loucura em um primeiro momento.

 

Inclusive, a principal dúvida é o que pode acontecer com o preço dos ativos financeiro, considerando os pacotes de estímulos fiscais, não só no Brasil, mas em todos os países atingidos pela pandemia.

 

Contudo, de acordo com analistas do mercado financeiro, quem busca investir precisa ter cautela, procurando por empresas ligadas aos setores mais resilientes da economia, bem como companhias que são competitivas internacionalmente, mesmo em tempos de colapso.

 

Além disso, também recomenda-se que os investidores mantenham a liquidez para aproveitar as oportunidades. Afinal de contas, as crises também abrem as portas para as melhores liquidações do mercado.

 

No artigo de hoje, conheça algumas dicas de investimentos para pós-pandemia, para quem deseja se recuperar depois da crise econômica. 

 

1 – A hora e a vez do Omnichannel

 

Com as recomendações de isolamento social da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o fechamento do comércio para evitar a disseminação do novo coronavírus, houve um significativo crescimento das vendas online.

 

De acordo com pesquisas no ramo de e-commerce, os setores que mais apresentaram crescimento durante a pandemia foram:

 

→ Alimentos e bebidas;

→ Saúde e bem-estar;

→ Instrumentos musicais;

→ Brinquedos;

→ Eletrônicos;

→ Cama, mesa e banho.

 

Aliás, a internet permite que os consumidores encontrem praticamente tudo por lá. Basta digitar “iluminação para piscina de alvenaria”, para se deparar com uma série de empresas que entregam diretamente em casa, evitando o deslocamento do consumidor.

 

Por esse motivo, mesmo no pós-pandemia, acredita-se que o varejo regular irá evoluir com a queda de clientes em lojas físicas, passando a operar em omnichannel, isto é, em múltiplos canais – principalmente, nos ambientes online.

 

Dessa forma, recomenda-se que quem deseja investir em empresas e inovações durante e no pós-pandemia deve focar em uma estratégia omnichannel, com integração dos canais de venda, atendimento offline e online, proporcionando uma melhor experiência de compra aos consumidores.

 

A tendência é que as pessoas passam a comprar cada vez mais pela internet e, inclusive, muitas empresas irão passar a atender somente online, por conta da redução de custos. 

 

Afinal de contas, é possível enviar uma capa de violão acolchoada para vários cantos do país, sem ter gastos com locação de espaço físico, por exemplo.

 

Em conjunto com a nova lógica de consumo e a transformação digital, quem investir em múltiplos canais de venda e atendimento terá uma vantagem competitiva, bem como um diferencial no mercado.

 

2 – Comprar ações a longo prazo

 

Quem trabalha no mercado de ações, constatou a queda de todas as bolsas com o cenário que estamos vivendo. Contudo, isso não quer dizer a completa estagnação do setor, sendo possível investir em outras estratégias, como a compra de ações a longo prazo.

 

Em um prazo reduzido, as chances de ganhar ou perder na aquisição de ações é de aproximadamente 50%. Porém, o investimento a longo prazo aumenta a margem de lucros, visto que o preço de uma ação tende a subir conforme o crescimento dos negócios.

 

Sabendo que a crise do coronavírus não irá durar para sempre, a alternativa de compras a longo prazo parece a melhor estratégia.

 

3 – Destaque para os produtos de higiene

 

Uma das principais recomendações dos órgãos de saúde para conter o avanço da Covid-19 é manter os hábitos de limpeza e adotar uma melhor higienização dos espaços. 

 

Acredita-se que essas orientações devam se manter mesmo após a pandemia, como forma de evitar a ocorrência de novas crises de saúde pública.

 

Nesse sentido, uma alternativa de investimento é justamente nos produtos de limpeza e em equipamentos de higienização, como locação de lavadora de alta pressão, entre outros itens indispensáveis.

 

Acredita-se que o uso de máscaras também deva se manter, em conjunto com outros artigos de limpeza, como o álcool em gel.

 

O reaproveitamento de materiais também é um setor que ganha destaque, ainda mais quando a empresa mostra cuidado com a limpeza. Por exemplo, temos um cartucho remanufaturado hp que foi feito com todo o cuidado necessário para evitar a contaminação.

 

Sendo assim, mesmo quando a intenção não é mudar o ramo de negócios, é necessário investir em comunicação transparente com os clientes, mostrando que o seu empreendimento está cumprindo todas as normas de higienização.

 

Conclusão

 

Investir em tempos de crise não é algo fácil. Mas assumindo que o surto da Covid-19 logo será controlado, é preciso focar em investimentos pós-crise, que se mostram extremamente vantajosos com a volta, aos poucos, da economia nacional e internacional.

 

Também é preciso levar em consideração a ressignificação de muitos modelos de negócio no pós-pandemia, ainda mais com o aumento significativo das vendas online e das atividades mediadas pela tecnologia. 

 

Esses são fatores que colocam em risco as empresas mais engessadas e avessas às transformações digitais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências

https://valorinveste.globo.com/blogs/marcelo-dagosto/post/2020/04/alternativas-de-investimento-no-estranho-mundo-da-pandemia.ghtml

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-cresce-abril-fatura-compreconfie-coronavirus/

https://escolaconquer.com.br/inovacao-pos-pandemia-novos-modelos-de-negocio/

https://investnews.com.br/cafeina/os-3-investimentos-mais-seguros-do-pais-hoje-para-dormir-tranquilo-na-pandemia/

https://www.istoedinheiro.com.br/as-melhores-acoes-em-tempos-de-pandemia/

https://www.jornalcontabil.com.br/pos-pandemia-dicas-que-vao-ajudar-a-manter-o-seu-negocio-quando-a-crise-passar/

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Antes de investir, saiba o seu perfil de investidor
Por Alphamar Investimentos
3 dúvidas que todo investidor iniciante tem
Por Equipe Organizze
Renda fixa vs Renda variável
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
É hora de rebalancear sua carteira!
Por Alphamar Investimentos
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).