3 dicas (+dica bônus) para quem quer melhorar as suas finanças em 2020

Escrito por:

Você não leu errado, neste post eu quero te apresentar três dicas, mais uma dica bônus, que iram te ajudar a, não só melhorar a sua vida financeira, mas também a atingir os seus objetivos de 2020. Continue lendo e confira as dicas:

 

1° Dica: comece hoje

 

Chegamos ao final do ano e nesse período sempre abrimos um espaço para refletir como foi o ano e o que almejamos para o próximo. Sempre alimentando a esperança de que o ano que vem será melhor, que conseguiremos atingir nossos objetivos e partimos a definir metas segundo aquilo que almejamos, como: estudar, fazer mais exercício, aprender um novo idioma, passar mais tempo com a família, melhorar a vida financeira, entre outros.

 

Com isso passamos a fazer promessas como, “a partir de 2020, irei estudar, fazer dieta, controlar as finanças, etc”, e ficamos esperando o ano passar para tomar uma atitude. Dentro deste cenário, a dica é: comece hoje! Não espere a virada do ano para tomar uma atitude, não dê motivo para a procrastinação, comece a mudança agora.

 

Existem diversos motivos para você começar a mudança de hábito hoje, dentre estes posso citar dois: o primeiro é que uma nova atitude demora 21 dias para se tornar um hábito, ou seja, quanto antes você começar, mais cedo você poderá desfrutar de hábitos melhores.

 

E o segundo é: se você começar a fazer algo hoje com o objetivo de cumprir a meta que você traçou para 2020, você terá mais de um ano para cumprir essa meta, o que a tornará mais fácil.

 

2° Dica: compartilhe o seu hábito com alguém

 

Muitas vezes sinto que tentar criar um hábito sozinho é mais difícil por não ter alguém com quem compartilhar os acertos e os erros. Por isso é importante que nesta mudança de hábito você tenha alguém que quer mudar a mesma coisa que você. Desta forma, vocês podem encorajar um ao outro.

 

Claro que com o hábito de controle financeiro isso fica mais difícil, pois não é todo mundo que nos sentimos a vontade em compartilhar a nossa vida financeira. Por isso é importante encontrar alguém de confiança.

 

3° Dica: utilize um app que facilite o seu objetivo

 

Na maioria das vezes controlar as finanças não é algo fácil, mas a tecnologia tem facilitado muito, e por isso não podemos deixar de usufruir desses benefícios. Para esse fim, não posso deixar de indicar o app do Organizze, onde você pode registrar todas as suas despesas e receitas, e no final do mês tirar relatórios que te ajudam a entender melhor como está a sua situação financeira.

 

Um problema recorrente para quem está iniciando com o hábito de controlar as finanças é esquecer de fazer os registros das despesas e receitas. Não só para isso, mas para todas os projetos e hábitos que quero desenvolver na minha vida, eu uso o app Todoist. Através deste você pode anotar todas as tarefas que quer fazer no dia, e ele te ajuda a não esquecer de realizar nenhuma delas.

 

Desta forma sugiro que você coloque um lembrete para que não esqueça de anotar os seus gastos e receitas todos os dias.

 

Dica Bônus: crie metas maiores e menores

 

Quando pensamos nas metas no próximo ano, tendemos a pensar em metas grandes como: ser fluente em inglês, começar a namorar, economizar 10 mil reais, entre outros. Em vez disso, o que você acha de criar metas menores para períodos menores? Por exemplo: terminar o primeiro módulo do curso de inglês até o dia tal, fazer amizade com cinco pessoas nos próximos 20 dias, economizar pelo menos R$500 por mês…

 

Isso nos ajuda a enxergar melhor o que precisamos fazer nos próximos dias para que o objetivo menor se cumpra. Por exemplo: para terminar o primeiro modulo do curso de inglês até o prazo estabelecido eu preciso estudar “x” horas três vezes por semana, para fazer amizade com cinco pessoas preciso conhecer “x” pessoas diferentes por semana. Já no caso da economia, tente descobrir como você pode fazer isso, se através de uma renda extra, ou através da economia do 13° por exemplo.

 

O importante é tentar e não desanimar, quando você atingir um objetivo comemore, conte para o seu amigo confidente e já passe para estabelecer outra meta. E see você não conseguiu atingir a meta dentro do prazo, tente entender por que você não conseguiu. Reflita sobre suas atitudes e defina o que pode ser mudado.

 

Nunca perca de vista o seu grande objetivo para 2020, lembre-se que o ano irá passar e que você não quer chegar ao final do próximo ano na mesma situação que chegou em 2019.

 

Essas foram as dicas de hoje, espero que todas essas dicas te ajudem a não só ter um 2020 melhor, mas a ter uma vida de conquistas e de hábitos saudáveis.

 

Forte abraço e até o ano que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para contratar um seguro viagem barato
Por Equipe Organizze
3 hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)
Por Equipe Organizze
Conheça o método de controle de gastos 50/30/20
Por Equipe Organizze
6 dicas para fazer o planejamento financeiro em uma viagem de carro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).