3 dicas para casais melhorarem sua organização financeira

Escrito por:

Você sabia que problemas financeiros são um dos principais motivos para divórcio no Brasil? A falta de planejamento e comunicação pode levar o casal a discussões intermináveis, e num cenário mais crítico, pode levar a separação.

 

O site Finanças Forever listou algumas dicas para casais melhorarem sua relação com as finanças e orçamento da família. Confira alguns destaques abaixo:

 

1 – Comunicação

 

É sabido que a comunicação é ideal para qualquer relacionamento. Isso é um dos maiores lemas para os casais, e mais ainda em relação à organização financeira. Dinheiro é um assunto delicado, muitas vezes difícil de abordar, mesmo com a parceira ou o parceiro.

 

Porém, para que haja alguma chance de organização e planejamento é preciso que haja uma comunicação forte e em via dupla. Compartilhar a renda, e as despesas, com o parceiro é fundamental para a organização, e além de ser um exercício de controle financeiro, é uma forma de fortalecer a relação.

 

2 – Estabelecendo metas em conjunto

 

Uma vez que o canal de comunicação esteja aberto, é preciso que ambos discutam quais são as suas metas. Por exemplo, se o objetivo for a compra de um imóvel próprio, é possível se planejar e organizar as finanças para determinar até quanto tempo essa meta será cumprida, e quanto dinheiro será guardado até que isso seja feito.

 

Nesse momento, é preciso encontrar o equilíbrio e começar a pensar como uma equipe. Por exemplo, um dos parceiros pode ver o carro como uma despesa desnecessária, mas o outro pode precisar usá-lo para o trabalho ou para o transporte de futuros filhos. É preciso haver um equilíbrio e o reconhecimento dos problemas do parceiro.

 

3 – Fazendo um controle conjunto de gastos

 

Com ambos os pontos resolvidos, fica muito mais fácil chegar ao próximo passo: o controle financeiro conjunto dos gastos diários. Não há necessidade de tomar medidas extremas, exceto em casos de emergências, que é exatamente o que se procura evitar com essas dicas.

 

Mas é importante alocar “blocos” financeiros para diversos objetivos. Seguindo o exemplo acima, pode-se alocar uma parte da renda do casal para comprar, ou dar entrada, em um imóvel. Outra parte fica para a aposentadoria de cada um, certa parte fica para o gasto com futuros filhos, e uma vez que os aspectos mais fundamentais estejam cobertos, uma parte pode ser reservada para a recreação, seja ela qual for.

 

Assim, cada gasto é alocado em uma categoria, e o casal se polícia em conjunto para não ultrapassar nenhum limite. No início, isso pode ser um pouco difícil, mas com o tempo passa a ser automático. Além de uma forma de organizar as finanças, ainda ajuda bastante a economizar, pois fica mais fácil reconhecer onde são feitos os maiores gastos.

 

Confira todas as dicas clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro
Por Equipe Organizze
Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
Ainda é possível ganhar dinheiro com blogs?
Por Equipe Organizze
Livros indispensáveis para uma organização efetiva
Por Instituto Acelere
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).