3 dicas para os desempregados na pandemia

Escrito por:

A pandemia devido ao Covid 19 que se espalhou pelo mundo nos trouxe uma nova realidade de vida. Para alguns, os impactos não irão gerar tantos sofrimentos, porém para boa parte da população essa crise tem gerado problemas que vão desde problemas de saúde até no aspecto financeiro.

 

Se você é uma destas pessoas que está sofrendo com o desemprego, lembre-se que o mais importante é não desistir. Não é porque você foi demitido que seu trabalho não tem valor, tente pensar que a demissão é uma oportunidade de se qualificar e tornar-se mais forte.

 

Se você compartilha destas ideias, vou deixar três dicas:

 

1# – Organize as suas finanças

 

Se normalmente a organização financeira já é importante, em uma situação de desemprego ela passa a ser essencial. A primeira coisa a se fazer é descobrir o quanto você gasta todos os meses. Se você nunca fez esse levantamento, pode começar tirando um extrato no seu banco do mês passado e tentar identificar todas as despesas.

 

Ao fazer isso você provavelmente identificará gastos essenciais (necessários para a sua sobrevivência) e gastos supérfluos (não necessários). Em resumo, tente cortar todo o gasto supérfluo, e reduzir os gastos essenciais ao máximo. O ideal é que com o dinheiro da rescisão, somado ao auxílio desemprego e o FGTS, sejam suficientes para cobrir no mínimo os próximos 6 meses de gastos.

 

Se os valores recebidos em função da demissão não são suficientes para cobrir esses 6 meses, tente reduzir os gastos essenciais, através da negociação com as empresas de telefone, internet e até mesmo o aluguel. Verifique outras possibilidades, como morar com familiares ou amigos, compartilhar a internet wi-fi com seu vizinho e rachar a conta, o importante é ser criativo nesse momento.

 

Após você montar um plano para que o dinheiro que você tem hoje dure o máximo possível, coloque-o em prática e não deixe de manter o controle financeiro. Uma boa ferramenta para lhe ajudar nisso é o Organizze.

 

2# – Invista em si

 

A situação de desemprego gera um dos mais valiosos recursos do mundo: o tempo. Por isso a minha dica é que você use esse recurso com sabedoria. Procure utilizar o tempo para se aprimorar profissionalmente, pesquise sobre assuntos relacionados a sua profissão ou então à profissão que você gostaria de exercer.

 

Neste momento de pandemia, sem contar todo o conteúdo gratuito de qualidade que está disponível na internet, surgiram diversas oportunidades de cursos online gratuitos em instituições reconhecidas no mercado. Ao fazer esses cursos, além de adquirir conhecimento, você qualificará o seu currículo, o que facilitará a sua reentrada no mercado de trabalho.

 

3# – Empreenda

 

Além de se qualificar, outra forma de você utilizar o seu tempo é através de um empreendimento. Ou seja, algo que você goste de fazer que é possível comercializar. Isto, além de trazer um dinheiro extra neste momento difícil, lhe ajudará a crescer pessoalmente e profissionalmente.

 

A grande dificuldade que vejo quando vamos empreender é começar, principalmente pelo medo de errar. Neste sentido é importante estar claro que se você decidir por empreender você vai errar. Por isso o importante é começar, de preferência como um negócio simples e pequeno, que se algum erro grave acontecer no início isso não comprometa as suas finanças.

 

Comece vendendo para seus amigos e familiares e a medida que o negócio for crescendo você vai se adaptando, aprendendo e amadurecendo com os erros.

 

Por fim desejo força a todos e que possamos sair desta crise ainda mais fortes.

 

Forte abraço e até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas fantásticas para sair financeiramente mais forte da pandemia
Por Tiago Trespach Marques
Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Por que é importante registrar os gastos?
Por Equipe Organizze
6 coisas que podem sabotar a renda familiar e como evitá-las
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).