3 dicas para viajar para o exterior + dica bônus

Escrito por:

Apesar de estarmos chegando no final do verão, sei que muitos tem o sonho de tirar férias no exterior. E realmente conhecer outras culturas e outros lugares é uma experiência incrível. Pensando nisso, quero deixar aqui três dicas + dica bônus para te ajudar a realizar esse sonho sem que você tenha que sacrificar a sua saúde financeira.

 

1° – Pesquise

A primeira coisa que devemos fazer após decidir para onde viajar é pesquisar sobre o lugar, em especial os preços de deslocamento (passagens de avião, ônibus, ou preço da gasolina caso a viagem seja de carro, como também o preço do aluguel do carro, caso necessário), valor de estadia no país (valor das diárias em hotéis ou em sites de compartilhamento de moradia) e o valor da alimentação (café, almoço, janta e lanches). Se for o caso, é importante pesquisar também os valores dos passeios que você queira realizar.

 

Hoje com a internet, tudo isso ficou muito mais fácil. Provavelmente há diversos vídeos no YouTube dando estas e outras informações sobre o lugar que você quer visitar. Outra forma, é tentar conhecer através das redes sociais outros brasileiros que já foram ou que moram no país de destino, e perguntar para eles como foi a experiência e quais são os valores praticados naquele país.

 

2° – Planeje-se

 

Com as informações coletadas na primeira dica, fica muito mais fácil de se planejar. Calcule qual é o gasto médio por dia (alimentação + diárias), quantos dias serão de viagem, e qual é o gasto total da viagem (gasto médio por dia x n° de dias de viagem + custo do transporte). Este cálculo resultará no valor total da viagem, a partir daí você define quanto economizará por mês para este objetivo, e descobrirá quanto tempo você precisa para ter o valor total da viagem dos seus sonhos.

 

Lembre-se, é melhor sempre economizar ao invés de financiar, ou parcelar. Pois no parcelamento/financiamento, você, além de pagar os custos da viagem, terá que pagar os juros do empréstimo ou parcelamento.

 

3° – Execute

 

A terceira dica é em relação a viagem, tente viajar com o máximo de coisas já pagas, desta forma você não se preocupará com isso durante a viagem. Outra dica é que gastos que não puderam ser pagos antes da viagem, como alimentação, sejam pagos com dinheiro físico. Ou seja, antes de viajar você realiza o câmbio necessário para todos esses gastos, e a medida que a viagem for acontecendo você vai controlando os gastos para que estes não saiam daquilo que havia sido previamente planejado.

 

É importante ressaltar que é impossível prever todos os gastos previamente, por isso busque ter sempre um valor a mais do que foi planejado, para que quando surgirem os gastos fora do planejamento, você tenha como pagá-los sem problema.

 

A minha dica bônus é que quando você estiver economizando para a viagem, busque já ir comprado a moeda estrangeira utilizada no país de destino. Desta forma você diminui o risco da viagem custar muito mais do que o previsto em função de um possível aumento na taxa de câmbio. Você pode fazer isso através de aplicativos como o “TransferWise” ou comprando a moeda física em qualquer casa de câmbio.

 

Forte abraço e até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para contratar um seguro viagem barato
Por Equipe Organizze
3 hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)
Por Equipe Organizze
Conheça o método de controle de gastos 50/30/20
Por Equipe Organizze
6 dicas para fazer o planejamento financeiro em uma viagem de carro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).