3 dúvidas que todo investidor iniciante tem

Escrito por:

Um bom estudo e muita pesquisa são sempre indicados para quem quer se aventurar no mundo dos investimentos. Não dá pra brincar quando se tem seu suado dinheiro envolvido, né?

 

O blog Finanças Forever listou algumas das dúvidas mais comuns que todo investidor iniciante possui, então se você tem vontade de começar a investir, esse é o primeiro passo! Confira os destaques no artigo de hoje!

 

#1 – Renda Fixa ou Renda Variável?

 

Para quem já investe há algum tempo, a diferença entre títulos de renda fixa e variável parece óbvia. Porém, o investidor iniciante ainda está consolidando seus conhecimentos na área.

 

Renda fixa são títulos de baixo risco, com ganhos limitados e rendimento já conhecido no momento da compra. Isso inclui a dívida pública, CDBs, Tesouro Direto, LCA/LCI e outros.

 

Títulos de renda variável possuem risco maior, mas também oferecem maior chance de lucro. São ativos voláteis, cujo valor pode variar diversas vezes em um mesmo dia. O perfil de cada investidor irá definir quais títulos ele terá em sua carteira.

 

#2 – O que é perfil de investidor?

 

Dentro do mercado financeiro, existem três tipos bem definidos de investidores negociando diversos papéis: o conservador, o moderado e o arrojado. O que define o perfil de um investidor é a sua disposição para assumir riscos.

 

O investidor conservador quer sempre evitar o risco de perder dinheiro ou ter seu capital oscilando em quantidade. Assim, ele sacrifica suas possibilidades de grande lucro, ficando apenas com títulos de renda fixa de baixo rendimento.

 

O investidor moderado está disposto a correr mais riscos do que o conservador, ampliando sua possibilidade de lucros. Assim, este investidor varia a sua carteira de investimentos entre a renda fixa e a renda variável.

 

O investidor arrojado não se importa com a volatilidade do mercado e correm altos riscos em seus investimentos. Os investidores arrojados bem-sucedidos ganham muito dinheiro, porém, investem em títulos de renda variável que podem causar prejuízo. Por isso, ele precisa estar preparado para antecipar os movimentos do mercado.

 

#3 – O que são fundos de investimentos?

 

Os fundos de investimentos são pacotes de ativos oferecidos por instituições do mercado financeiro, na qual o investidor passa a ser proprietário de uma parcela, a qual servirá de base de cálculo para dividendos.

 

Este fundo pode incluir diversas ações, títulos, debêntures e outros papéis do mercado. É operado por um administrador contratado. Possui taxas de administração e incidência do imposto de renda.

 

Clique aqui para continuar lendo o artigo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Quantos % do meu salário devo investir?
Por Equipe Organizze
Quem são os quase 3 milhões de investidores na Bolsa?
Por Alphamar Investimentos
CFD: o que é e como utilizar nas finanças pessoais?
Por Equipe Organizze
5 passos para escolher o melhor investimento
Por Alphamar Investimentos
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).