3 hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)

Escrito por:

Você já deve ter percebido que falamos bastante sobre hábitos por aqui. Isso porque mudar de vida, melhorar a situação financeira ou alcançar um sonho, precisa da consistência de várias atitudes.

 

O blog Dinheirama, listou alguns hábitos financeiros essenciais para melhorar sua vida. Confira os destaques do artigo no texto abaixo!

 

Hábito financeiro 1: Registre tudo de forma objetiva

 

Dez entre dez especialistas em finanças pessoais sempre reforçarão a importância de controlar suas finanças de maneira simples e prática. O foco é permitir que você tome conhecimento da sua realidade financeira para que possa gastar menos do que ganha.

 

Por mais lugar comum que isso pareça, não existe outro jeito de começar. Ou você assume a responsabilidade de anotar e categorizar tudo que ganha/gasta, ou continuará escravo de suas (cada vez piores) escolhas.

 

O hábito financeiro de registrar seus gastos com calma, uma descrição inteligente e no lugar certo ajudará você a enxergar melhor como você usa seu dinheiro. Pode não parecer uma grande coisa, mas isso é tudo que você precisa para parar de desperdiçar tempo e recursos naquilo que não é prioridade.

 

Controle financeiro em uma planilha, aplicativo ou até mesmo caderno, não importa, certifique-se de que você é capaz de não só apontar tudo que tem feito com o seu dinheiro, mas também de analisar e extrair insights e novas ideias a partir do próprio histórico de gastos.

 

Hábito financeiro 2: Guarde assim que receber seu salário

 

Você e eu sabemos muito bem o que acontece quando você espera sobrar dinheiro para começar a investir, não é mesmo? Não sobra, você não guarda dinheiro e parece que a educação financeira é só papo furado. É frustrante, pode crer.

 

Juntar dinheiro parece impossível? Hora de colocar em prática um dos hábitos financeiros mais simples e eficientes: separe o dinheiro que vai guardar no momento em que receber sua maior receita mensal. Caiu o salário? Guarde imediatamente!

 

Eu traduzo essa atitude em uma filosofia de vida: “Recebi, Investi”. Porque o compromisso é sempre comigo primeiro, então nada de deixar para depois. Que tal experimentar a mesma coisa por aí? Funciona, pode apostar!

 

Hábito financeiro 3: Tenha menos cartões de crédito

 

Não importa quantas vezes eu escreva sobre finanças pessoais e controle financeiro, o hábito financeiro de manter poucos cartões de crédito (dois, idealmente) sempre estará presente.

 

Um meio de pagamento seguro e amplamente aceito, portanto interessante e cômodo, pode facilmente se transformar em fonte permanente de dor de cabeça quando não controlado adequadamente.

 

Quanto mais cartões, mais coisas para saber sobre eles. Data de fechamento da fatura, vencimento, juros, programas de benefícios, é impossível saber tudo de todos os cartões e ainda assim definir enquanto compra qual deles é o ideal para o dia do mês.

 

Quando você tem dois cartões, pode dividir o mês em dois períodos e colocar cada um deles vencendo em uma quinzena. Facilita muito e ainda ajuda você a concentrar suas despesas considerando o período do mês em que terá mais dinheiro.

 

Continue lendo as dicas clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 atividades para fazer durante o distanciamento social
Por Equipe Organizze
5 dicas para contratar um seguro viagem barato
Por Equipe Organizze
Conheça o método de controle de gastos 50/30/20
Por Equipe Organizze
6 dicas para fazer o planejamento financeiro em uma viagem de carro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).