4 aplicativos para economizar energia elétrica

Escrito por:

A conta de energia é, geralmente, a conta mais salgada entre os gastos domésticos. Portanto, toda forma de diminuir a tarifa é bem-vinda, não é mesmo?

 

Com ajuda da tecnologia, é possível diminuir os gastos da conta de luz com alguns passos simples, que podem ser resolvidos pelo seu celular.

 

Elencamos 4 aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. Confira!

 

1 – Nossa Energia

 

Antes de botar a mão na massa, é preciso se conscientizar.

 

O aplicativo Nossa Energia foi idealizado pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e pelo Instituto Akatu, o sistema expõe curiosidades e informações importantes sobre o uso de energia no país, com objetivo de motivar o usuário a economizar.

 

Além disso, o aplicativo conta com uma calculadora para cadastrar os itens que você possui em casa que consome algum tipo de energia. A ferramenta calcula quanto de energia você consome mensalmente e identifica qual o cômodo da sua casa que demanda mais esse gasto.

 

O aplicativo oferece, ainda, o jogo “Apagão”, é necessário apagar as luzes em tempo para poder ganhar pontos. E o melhor: você pode competir com os seus amigos nas redes sociais!

App disponível para iOS e Android.

 

2 – Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável

 

O aplicativo Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável dá dicas simples de como reduzir os impactos ambientais que provocamos no dia a dia.

 

As práticas são divididas por temas: uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo. O usuário pode compartilhar as dicas nas redes sociais e destacar aquelas que já adotou.

 

O aplicativo está disponível para iOS.

 

3 – Sai Desse Banho

 

Com objetivo de diminuir o banho dos usuário – e consequentemente economizar água e energia – o aplicativo Sai Desse Banho funciona como um “despertador ecológico”.

 

Com o aplicativo em funcionamento, um despertador é acionado com uma música bem irritante que fará você sair do banho rapidamente para desligá-lo. Fazendo com que você tome banhos rápidos e economize.

 

Além disso, o aplicativo mostra quanto você gastou em litros d’água de acordo com o tempo que ficou no banho.

 

O aplicativo está disponível para iOS.

 

4 – Eco Charger

 

Você provavelmente já deixou o celular carregando durante a noite, certo? Isso não é nada sustentável, pois, mesmo depois de deixar a bateria 100% carregada, o carregador continua consumindo energia.

 

Pensando nisso, o aplicativo Eco Charger anuncia, por meio de uma notificação sonora ou vibratória, quando o carregador pode ser desconectado da tomada.

 

O app está disponível para Android.

 

Você usa algum aplicativo dessa lista? Possui alguma sugestão de outra ferramenta? Conta sua experiência nos comentários!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como práticas sustentáveis podem beneficiar o seu bolso
Por Equipe Organizze
Como juntar dinheiro para viajar: 8 dicas essenciais
Por Equipe Organizze
Móveis versáteis: solução vantajosa para a decoração de casa
Por Viva Decora
Consumo consciente: bom para seu bolso e para o planeta
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).