4 dicas de como mobiliar a casa nova sem gastar muito

Escrito por:

Decorar a própria casa é sempre uma tarefa muito prazerosa. Contudo, quando se trata do primeiro imóvel, o dinheiro pode estar mais curto e, então, talvez seja necessário, neste momento, abusar mais da criatividade e do planejamento.

 

Afinal, como seria possível mobiliar os ambientes sem gastar muito? É possível, sim, incrementar os espaços sem afetar o bolso. Veja como no texto a seguir.

 

 

#1 – Avalie os ambientes da sua casa nova

 

Antes de ir às compras, o correto seria, antes, avaliar bem os ambientes da casa nova que se deseja decorar – inclusive tirando as medidas de cada espaço a ser mobiliado. 

 

Então, faz-se uma lista de tudo que é necessário e que deverá ser adquirido ao longo do tempo. E depois, com vista daquilo que pode ser encontrado nas lojas, será possível testar formas harmoniosas de distribuição dos itens em planta.

 

De início, devem-se considerar quais seriam os móveis essenciais para começar a habitar o imóvel com o mínimo de qualidade. 

 

O primordial é estabelecer uma lista de itens básicos para cada espaço e começar a gastar o orçamento a partir dos cômodos mais importantes, como cozinha e quarto. São nestes locais que se concentraram os itens de maior utilidade para a rotina diária. O restante poderá ser comprado depois.

 

 

#2 – Reavalie os itens mobiliários que já possui

 

No momento de mobiliar o primeiro imóvel, vale a pena tentar recuperar os itens de decoração que já possui de um endereço anterior. Esta regra também vale para os móveis usados, adquiridos em brechós ou redes sociais, e os herdados. 

 

Isto faria economizar bastante dinheiro. Só bastaria ver as coisas com “outros olhos”. No fim, ainda seria possível repaginar tais peças e dar a elas um novo estilo, combinando com a casa nova.

 

 

Móveis antigos podem apresentar um grande valor, tanto estético quanto sentimental. Fora que muitos deles podem ser feitos de materiais de alta qualidade, como madeira de lei. 

 

Sendo assim, aproveitando estas peças de segunda mão, seria possível ter algo sofisticado, mas sem gastar quase nada. Sem contar que o estilo retrô tem estado com tudo na moda, sendo combinado com itens mais modernos.

 

 

Tentar reaproveitar móveis antigos é como colocar a imaginação à prova; e ainda é possível usar esta oportunidade única para criar peças ainda personalizadas. E elas poderiam ser feitas com materiais reciclados, como caixas de feira e pallets que seriam jogados fora.

 

Tal prática é chamada por alguns como ‘DIY’ ou “faça você mesmo”. É mais um jeito de economizar dinheiro – além de ajudar a natureza.

 

 

#3 – Foque suas compras em móveis pequenos e híbridos

 

Em alguns casos, o preço mais caro de um móvel se justifica pelo fato dele ter mais de uma função. Daí, neste caso, seu preço não poderia ser avaliado como um gasto, mas um investimento. Ou seja, se paga mais por algo que pode oferecer mais.

 

Entram nesta lista bicamas, sofás-camas, baús, banquinhos, pufes, e mais. Resumindo, os móveis híbridos são perfeitos para otimizar o imóvel e o orçamento de seu dono também.

 

 

Quando não se tem domínio das características da casa nova, um erro comum é se empolgar demais nas lojas e acabar comprando algo que não cabe nos ambientes. A decisão mais segura seria investir em móveis pequenos. 

 

É muito mais fácil harmonizar peças assim a qualquer modelo de planta. E no futuro, se a pessoa tiver o desejo de se mudar, será mais fácil transportá-las e adaptá-las a um novo cenário.

 

 

#4 – Se dê o prazer de comprar pelo menos um item mais valioso

 

Passado algum tempo – principalmente depois de poupar tanto – toda pessoa tem direito a se dar ao luxo de gastar um pouco mais do seu dinheiro guardado com sacrifício. É justo e faz bem à saúde. 

 

Portanto, ela não só pode como deve adquirir uma peça que seja mais valiosa e de mais qualidade – talvez em um design diferenciado –, que vá atrair os olhares dos visitantes.

 

 

Itens que são subestimados e que podem contribuir para deixar uma casa com visual mais moderno, são as cadeiras coloridas em acrílico. 

 

Aliás, este material apresenta muitas vantagens – em alguns casos, até superiores à madeira e metal -, como ser versátil e durável. E também existem os móveis espelhados – perfeitos para ampliar ambientes pequenos. Estas seriam só algumas sugestões.

 

O que você achou de nossas ideias de como mobiliar a casa nova sem gastar muito? Vamos lá, crie coragem e comece seu projeto!

 

Essas dicas de como modelar sua casa sem muitos sem gastos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).