4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

Escrito por:

Você precisa melhorar sua alimentação? Quer economizar nos gastos com comida? O caminho parece óbvio, mas é sempre bom repetir: cozinhe e coma mais em casa!

 

O site Dinheirama elencou dicas para cozinhar e comer bem em casa, sem gastar muito. Continue lendo e confira os destaques!

 

1. Faça um planejamento simples e eficiente

 

Se você tem família, provavelmente a alimentação é um gasto bem substancial em seu orçamento. Planeje de forma realista as refeições e vá ao supermercado ciente que existirão dias em que você vai querer beber uma cerveja, dias em que vai precisar recorrer a uma refeição rápida e não tão saudável.

 

Compre os itens que vocês usam, não os que vocês sonham em usar em uma vida ideal e utópica. De nada adianta planejar um cardápio lindo para jogar tudo fora na semana seguinte, pois os alimentos não se encaixavam na sua vida e rotina.

 

Coloque tudo na lista. Petiscos, doces, churrasco, bebidas. Mesmo a conta final assustando, não se compara ao gasto de comer fora.

 

2. Tenha o mínimo de desenvoltura na cozinha

 

Procure aprender receitas simples. Use muito a panela de pressão, pergunte, pesquise e teste. Pergunte para as pessoas mais velhas e veja vídeos no YouTube.

 

Esqueça os programas em que as pessoas picam temperos com facas maravilhosas, usam ingredientes que nunca ouvimos falar e fazem parecer que cozinhar é um ato para heróis. Não é.

 

Cozinhar tem de ser um ato natural nas famílias. “Ah, mas não levo jeito…” Tudo bem, se o custo das refeições em restaurantes cabe em sua realidade.

 

3. Antes de estragar, congele

 

Atenção a tudo o que está em potes na sua geladeira. Antes que os alimentos estraguem, congele. O congelador é uma das invenções mais incríveis já realizadas e precisa ser aproveitado.

 

4. Faça porções maiores e congele ou guarde para outros dias

 

Do mesmo jeito que o planejamento para comprar os itens é importante, também faz sentido pensar na comida desta forma. Muitas receitas certamente serão mais práticas se forem feitas em maior quantidade e lá está o seu congelador para ser útil mais uma vez.

 

Confira mais dicas clicando no botão abaixo!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
Decoração: 5 dicas de como economizar com armário de cozinha
Por Viva Decora
Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).