4 dicas para economizar no final do ano

Escrito por:

Chegou aquele tempo que algumas pessoas aguardam ansiosamente: as festas de final de ano. Não há nada mais gostoso do que curtir com a família, amigos e comemorar mais um ciclo que se fecha. Neste artigo, falaremos de 5 dicas para economizar no final do ano.

 

Afinal de contas, é uma época muito gostosa e divertida, com muita alegria, fartura e também, muitos gastos… Para não correr o risco de começar o novo ano no vermelho, aqui estão 5 dicas para economizar no final do ano, confira!

 

1 – Como gastar menos nas compras de final do ano

 

É preciso planejar tudo para garantir um final de ano super feliz e, de preferência, no azul. Antes de sair comprando os presentes, participando das vaquinhas para churrascos e festas, vamos anotar todas as nossas receitas e despesas.

 

Tudo mesmo, desde aquele bico que fez para ganhar uns trocos a mais, até o salário normal, férias ou 13º salário. Caso tenha investimentos, anote também, ok? É importante que tenha ideia de todo dinheiro que tem disponível para essa dica dar certo.

 

Marcou todos os proventos? Maravilha, agora é a parte chata, todas as despesas. Anote todos, até mesmo se precisar comprar um grampo de cabelo. Tudo deverá ser devidamente marcado nessa planilha, caderno ou até aplicativo para celular, somente dessa forma saberá o quanto de despesas tem para pagar.

 

Com esses dois números levantados, agora é só fazer um pelo outro e o resultado será o valor que tem para investir em suas festas de final de ano, contudo, vale lembrar que é preciso ter cuidado, por isso, nada mais indicado que reservar uma determinada quantia para emergências.

 

2 – Cuidado com as compras por impulso

 

Vou narrar algo que aconteceu comigo só para dar uma ideia do que comprar por impulso pode fazer com o nosso bolso. Certa vez, tive que ir ao mercado, estava morrendo de fome e não quis parar em nenhum lugar para comer. Conclusão: levei mais besteira do que realmente precisava e ainda, gastei muito mais. Por que? Estava com fome e tudo que eu via queria comer.

 

Por isso, se você precisar ir no supermercado, aceite meu conselho e não vá de barriga vazia.

 

Mas, o assunto é final de ano e as dicas para economizar, então vamos continuar no assunto. Uma forte aliada para a economia são as listas, por isso, antes de sair comprando tudo que precisa em um mercado, dê uma olhada na dispensa e veja tudo que realmente precisa comprar.

 

E não estou falando só dos produtos, mas também da quantidade que precisa para não correr risco de comprar demais ou de menos. Por isso, faça uma lista de tudo e depois siga seu destino.

 

Outra maneira de economizar é na hora dos presentes, anote tudo que você precisa comprar, faça uma lista dos entes que deseja presentear e as sugestões de presentes.

 

Se você é uma daquelas pessoas que adora presentear a todos que gosta, mas que neste momento está com dinheiro curto, saiba que existem outros caminhos para deixar você e a todos felizes, como presentes feitos à mão.

 

3 – Como é possível fazer uma ceia de Natal gastando pouco

 

Lembra da lista que falei um pouco acima? Pois é, para realizar aquela ceia ou almoço de Natal, você precisará anotar tudo aquilo que precisa e ainda, saber exatamente quantas pessoas estarão em sua casa para um momento em família.

 

Sabendo a quantidade de pessoas fica muito mais fácil saber quanto precisará comprar para um evento realmente prazeroso e feliz. Outro detalhe importante: evite comprar suas frutas nos supermercados, além de correr o risco de não encontrar alguma boa, serão um pouco mais caras.

 

Faça uma lista para as frutas e procure fazer essa compra em uma feira. Você gastará menos e ainda, poderá ter um leque de produtos muito maior, isso sem mencionar a integridade dos alimentos que poderão durar até um pouco mais do que esses dias festivos.

 

Além disso, precisamos levar em consideração que, fartura é comer bem e de preferência, sem desperdício. Afinal de contas, fartura é fartura e desperdício é jogar dinheiro fora e isso não é legal em nenhum dia do ano.

 

4 – Comprando os presentes de Natal pela internet

 

A internet não serve apenas para interagirmos em nossas redes sociais, mas também é uma ótima ferramenta para quem precisa pesquisar pelos melhores preços. Dependendo do produto que busca, de uma loja para outra, pode encontrar diferenças de valores de cerca de 20%.

 

Por isso, nada mais interessante que, antes de comprar seus produtos de Natal, fazer uma pesquisa pela internet em busca dos melhores preços. Um pequeno problema para esse tipo de compra é a necessidade de ser algo muito bem planejado.

 

Afinal de contas, você precisa levar em consideração o tempo de envio de sua compra, por isso, nada mais correto do que observar a quantidade de dias informado para receber o seu produto. Claro que existem algumas empresas que, dependendo de onde estejam, entregam de um dia para outro, mas esse é um dia de entrega que pode colocar sua economia a perder.

 

Outra coisa que a internet pode ajudar muito é quando você tira aquele amigo secreto que não conhece muito bem. Para encontrar um presente que ele vá gostar, basta uma pesquisa por sua rede social, com certeza encontrará alguma dica importante.

 

Bom, espero que tenha gostado dessas 5 dicas para economizar no final do ano e que elas tragam uma economia eficaz para seu bolso. Não esqueça de compartilhar com seus amigos e parentes, afinal de contas, economizar nessa época do ano pode ser o maior presente para seu bolso. Boas festas!

 

Parceiro de conteúdo: AMulher.com.br

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 ciladas de praia para você ficar longe nesse verão
Por Equipe Organizze
Como economizar energia elétrica no horário de verão
Por Viva Decora
6 hábitos que você precisa mudar quando o dinheiro é sinônimo de problema
Por Equipe Organizze
Como poupar mais dinheiro em 2019
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).