4 dicas para fazer bons investimentos em 2018

Escrito por:

O ano novo está quase aí e você provavelmente já está fazendo uma lista de coisas que deseja conquistar em 2018. Fazer resoluções para o próximo ano é um hábito bem comum por aqui e é muito positivo tentar mudar algumas coisas que não estão indo bem.

 

No entanto, a gente sabe que nem sempre as resoluções são levadas a sério. Quem nunca prometeu que ia deixar de comer fast food com tanta frequência, ser mais presente nos eventos da família ou economizar dinheiro depois do réveillon?

 

Nem sempre conseguimos cumprir nossas promessas de ano novo. Algumas questões deixadas de lado não são um grande problema, mas outras podem custar caro, principalmente para a nossa saúde e para o nosso bolso.

 

Se você está com a vida financeira meio embolada e procura uma forma de fazer de 2018 um ano de verdadeiras mudanças, que tal dar uma olhada nessas 4 dicas para fazer bons investimentos em 2018?

 

1) Faça um plano

 

Antes de pensar em investir, é preciso organizar tudo primeiro, certo? Afinal, é meio óbvio, mas não custa nada repetir: não dá para fazer um investimento sem ter dinheiro para começar. Sem contar que, sem um bom controle financeiro, as chances de suas aplicações também deixarem a desejar é muito grande.

 

Por isso mesmo, aproveite esse fim de ano para colocar tudo no lugar. Liste tudo aquilo que você deseja e tente encontrar o melhor caminho para alcançar cada um dos itens. Defina prazos que sejam realistas e estabeleça quanto precisa economizar mensalmente para atingir cada objetivo dentro do planejado.

 

Um boa forma de dar o primeiro passo, caso já tenha recebido ou ainda vai receber 13º salário, é quitar suas dívidas e reservar ao menos uma parte desse dinheiro para investir pensando no futuro.

 

2) Saia do lugar comum

 

Para conseguir fazer boas escolhas em relação ao seu dinheiro, é preciso sair da sua zona de conforto. Isso não significa, é claro, que você tem a obrigação de se aventurar em toda oportunidade que surgir.

 

O mais importante é fugir do comodismo e buscar boas oportunidades. Para ficar mais claro: experimente ir além da poupança. A caderneta tem suas vantagens, como ser segura e prática, mas ela não é a única a oferecer esses benefícios e também não é sempre a melhor opção para valorizar suas economias.

 

3) Estude bastante

 

Já que sugeri buscar outros caminhos, uma forma de encontrar novas oportunidades para investir é estudando sobre o assunto. Você só vai conseguir tomar boas decisões se souber muito bem o que está fazendo.

 

Procure aprender e estudar a fundo cada modalidade que for do seu interesse. Seja comprar ações, aplicar em fundos de investimento ou investir no Tesouro Direto. Você precisa entender como a aplicação funciona e os custos envolvidos, para não cair em armadilhas. O próximo ano deve trazer boas novas e não surpresas desagradáveis, concorda?

 

4) Preste atenção no que acontece

 

Diariamente, você deve ouvir na TV, ler nos jornais ou acompanhar pela internet o que acontece no mundo. Você deve usar essas informações a seu favor, considerando quais eventos podem impactar (positiva ou negativamente) o seu bolso.

 

Por exemplo: segundo analistas, as eleições de 2018 podem provocar fortes oscilações na Bolsa de Valores, isso porque os investidores tendem a ficar mais ansiosos até sair o resultado final. E esse movimento mais intenso parece ruim à primeira vista, mas pode abrir boas janelas de oportunidade.

 

Outro exemplo são as mudanças na Selic, uma taxa que está diretamente ligada ao rendimento de vários investimentos. Quem prestar atenção, poderá identificar quais modalidades realmente estão valendo a pena e conseguir resultados melhores lá na frente.

 

Com essas 4 dicas em mente, ficará bem mais fácil conseguir cuidar das finanças sem contar apenas com a sorte dada pela roupa íntima amarela. Seja protagonista do seu sucesso e tenha um 2018 mais próspero para a sua carteira!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 ciladas de praia para você ficar longe nesse verão
Por Equipe Organizze
O melhor investimento a curto prazo
Por Equipe Organizze
Investir ou quitar as dívidas?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Pensando fora da caixa na hora de investir: opções binárias
Por Luana Biral
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).