4 dicas para uma rotina mais saudável

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Ter uma rotina saudável pode parecer impossível para muitas pessoas – algo inatingível no ritmo que vivemos com tantos compromissos e tarefas a serem cumpridas. Porém, é importante pausar e refletir sobre seu estilo de vida: ele condiz com aquilo que você deseja realizar?

 

Quando levamos um estilo de vida pouco saudável, sentimos o nível de energia baixar e podemos até nos sentir desconectados com nossos propósitos, muitas vezes sem saber se estamos caminhando para realizar aquilo que realmente desejamos. A seguir trouxemos algumas dicas de como se blindar das agressões da vida moderna e recuperar sua energia:

 

1. Entre em contato com a natureza

 

Para quem vive em grandes cidades pode ser um desafio encontrar áreas verdes, mas não é preciso muito: andar de pés descalços na grama ou estar perto de uma árvore já ajudam a entrar em contato com a natureza. Nesses momentos, tente se focar no som do vento batendo nas folhas das plantas ou dos pássaros sobrevoando a região.

 

Se estiver perto de alguma cachoeira ou praia, não deixe de aproveitar a oportunidade para entrar na água para se sentir energizado(a) – sempre mantendo seu limite de segurança. Pratique algum exercício de respiração de olhos fechados, inspirando e expirando lentamente. A exposição ao sol também pode dar uma verdadeira energizada – desde que tomadas as devidas precauções: evite os horários das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.

 

2. Alimente-se adequadamente

 

O processo de industrialização trouxe muitas mudanças no padrão de alimentação – apesar de aspectos positivos, como a comodidade, provocou também um desequilíbrio causado pela oferta de alimentos ultraprocessados e com baixo valor nutricional. Segundo a versão mais recente do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, muitas doenças que eram associadas a pessoas de idade mais avançada atingem agora adultos jovens e até adolescentes e crianças.

 

O estilo de vida moderno também alterou os rituais de alimentação: se antes era comum sentar-se à mesa para comer e trocar experiências com a família, hoje muitas vezes as refeições são feitas em frente à TV ou ao celular e somente quando há um espaço na agenda. Segundo o Guia Alimentar, a recomendação é que as refeições diárias sejam sempre feitas em horários semelhantes e sem envolver outra atividade. Coma devagar, desfrutando o alimento, consciente dos nutrientes que está consumindo. Isso vai favorecer a digestão e também evitar que você coma mais do que o necessário.

 

3. Cuide do seu corpo

 

Por mais que queiramos que nosso corpo esteja preparado para enfrentar horas de correria com muita energia, a verdade é que existe um limite – e se nós não pararmos, ele vai parar por nós. Além de dar ao seu corpo o descanso necessário todas as noites, de acordo com a quantidade de horas que você precisa para acordar bem, é importante também praticar exercícios regularmente para reduzir os níveis de estresse e melhorar a disposição.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cerca de 20 minutos por dia de atividades leves ou moderadas ou 10 minutos por dia de atividades de maior intensidade. Encontre uma modalidade que seja do seu interesse e disponibilidade – não adianta se comprometer com alguma atividade que não gosta ou demanda muito mais tempo ou deslocamento que você dispõe.

 

4. Organize o ambiente

 

Quando o ambiente à sua volta está desorganizado, é comum ficar frustrado(a) por não encontrar algo ou se sentir cansado(a): a bagunça pode agir como uma forma de poluição mental. Existem diversos métodos de organização, basta você identificar aquele que se encaixa melhor na sua rotina. Você verá que em um local organizado as atividades que você realizar fluirão muito mais facilmente.

 

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