4 formas simples de tornar seus dias mais produtivos

Escrito por:

Você já deve conhecer esse cenário: em um dia de muito trabalho a ser feito, você acordou com pressa, já querendo resolver pendências nos primeiros minutos do dia. Nesse afobamento, não prestou muita atenção à sua volta e não dedicou nenhum tempo a cuidados pessoais essenciais na rotina matinal. A questão é: no fim do dia, como você se sentiu? Ainda que tenha sido uma sensação de “missão cumprida”, qual foi o custo?

 

É provável que você tenha finalizado suas tarefas com a mente e o corpo exaustos, sem conseguir pensar em algo a não ser dormir ou ficar no sofá vendo alguma série. Infelizmente, o curso online que você havia planejado ver ou os exercícios físicos que tinha se comprometido a fazer vão ficar para outro dia.

 

É aí que você percebe que apesar de ter tido um dia cheio, ele não foi produtivo. Isso acontece porque você não teve equilíbrio no dia, que começou com um senso de urgência logo ao despertar. Para que você consiga mudar esse quadro, é importante começar a trazer equilíbrio nas suas manhãs. Acredite: as primeiras horas depois de acordar são essenciais para o bom andamento do dia.

 

Medite

 

Não é à toa que todo mundo tem falado de meditação ultimamente: a técnica ganhou fama por ser extremamente eficaz no treino da mente. Para conseguir se focar no presente e obter clareza mental e emocional, bastam alguns minutos diários. Para receber instruções de como praticar, acesse o podcast Manhãs Poderosas no Spotify.

 

Caso seu dia já comece tendo os minutos contados para tudo o que precisa fazer, aconselhamos despertar um pouco mais cedo que o normal. Para muita gente talvez seja um desafio pelo horário, mas veja como um investimento em você, pois, a longo prazo, irá ter mais disposição para aproveitar seus dias.

 

Tenha um moodboard

 

Muito usado por profissionais de design, o moodboard também pode ser trazido para o âmbito pessoal para ajudar a visualizar suas vontades e focar em seus objetivos. Trata-se de um quadro com fotos e frases que pode ser voltado tanto para inspirações gerais para a vida ou – o que recomendamos – para alguma meta específica. Você pode usar letras de música, fotos de pessoas bem-sucedidas que admira, imagens de lugares que quer visitar, frases impactantes etc.

 

Existem várias formas de criar: digitalmente ou com materiais físicos. Recomendamos a versão física – que pode ser feita de forma digital e depois impressa –, e que seja colada em algum lugar de grande visibilidade na casa. O importante é que esse quadro seja um lembrete diário daquilo que você busca na sua vida.

 

Respire o ar da manhã

 

O ar fresco da manhã pode ser seu grande aliado no despertar. Não é preciso muito para aproveitá-lo: assim que acordar, abra as janelas e inspire profundamente. Se possível, mesmo que somente aos fins de semana, faça algum exercício ao ar livre ou saia para dar uma volta no bairro antes de iniciar suas outras atividades. Você vai ver como esse contato com a cidade em um momento mais silencioso do dia dará um novo ritmo às suas tarefas.

 

Não fique no celular

 

Sabemos que é muito tentador acordar e já ir direto para as redes sociais ou responder as novas mensagens que chegaram. Porém, dependendo do uso que você faz do celular, ele pode virar um verdadeiro ladrão de tempo. Quem nunca falou que ia só dar uma olhadinha nas novidades e acabou perdendo meia hora rolando o feed? Não caia nessa armadilha, tenha foco: se não estiver esperando uma mensagem urgente, deixe a internet desligada até ter colocado em prática os itens anteriores. Se realmente precisar da internet, faça um acordo com você mesmo: olhar exclusivamente as mensagens importantes.

 

*O WeMentor é um programa de mentoria que tem a missão de educar através de mentoria – com a indicação de conteúdos selecionados, mentorias online, portal de cursos e envio mensal de livro.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
5 hábitos que acabam com o seu dinheiro
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Viva a vida!
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como conseguir melhores resultados com sua personalidade?
Por We Mentor
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).