4 lições financeiras tiradas do filme Meninas Malvadas

Escrito por:

Caso você não esteja familiarizado, o dia 3 de outubro é sempre uma data especial para os fãs do filme Meninas Malvadas (Mean Girls). O filme foi lançado lá em 2004, mas ainda é um queridinho de muita gente.

 

Mesmo parecendo só mais um clássico da Sessão da Tarde, o blog de finanças Chime, encontrou 5 dicas sobre finanças no longa. Se aconchega na poltrona, pega a pipoca e aproveita as dicas!

 

1 – Não se preocupe em não estar no grupo das Poderosas

 

Impossível falar de Meninas Malvadas sem mencionar as Poderosas (The Plastics). Formado pelas personagens Regina George, Gretchen Wieners, Karen Smith e mais tarde, por Cady Heron, elas são o grupinho das meninas mais populares do colégio e são responsáveis pelas famosas frases “nas quartas-feiras nós usamos rosa” e “você não pode sentar com a gente”.

 

Lição: Tomar decisões financeiras para agradar os outros ou para apenas manter aparências, pode ter sérias consequências para o seu bolso. Em alguns casos mais graves, você até deixa de pagar suas contas e se endivida por tentar manter um padrão de vida que não encaixa no seu orçamento.

 

A boa notícia é que, a partir do momento que você percebe que o dinheiro gasto dessa maneira não traz felicidade, você começa a priorizar seus objetivos financeiros que estão no seu orçamento. Você também percebe, que o melhor “plano de gasto” para você é aquele baseado em sua vida real.

 

2 – É hora de encarar a realidade

 

Quando Janis fala pra Cady que ela está virando uma das Poderosas, acaba sendo o “chamado pra realidade” que ela precisava. Ela se dá conta do que realmente estava acontecendo.

 

Lição: Esse ponto é importantíssimo e bem pessoal para quem está endividado. Em muitos casos, a pessoa que tem dívidas nem sabe o quanto realmente deve, pois é muito mais fácil ignorar as cobranças e continuar vivendo como se nada tivesse acontecido.

 

Mas em algum ponto, é preciso parar e resolver suas pendências. Aposto que você vai se sentir muito melhor!

 

3 – Perguntas idiotas não existem

 

Ok, quando Regina George pergunta se manteiga é um carboidrato, ela força um pouco a barra. Você não deve ter medo de fazer perguntas, pois esse é um dos melhores métodos para você aprender.

 

Lição: O mesmo princípio pode ser utilizado para questões financeiras. Certifique-se de fazer muita pesquisa e perguntas quando for tomar algum passo que possa comprometer o seu dinheiro, como abrir uma conta bancária ou escolher um financiamento estudantil.

 

4 – Tenha sempre um plano B

 

Lembra quando a Cady e as Poderosas se apresentaram no show de talentos na frente de toda a escola e o som parou de funcionar? Felizmente, em vez de correr para fora do palco, Cady fez com que toda a plateia cantasse junto com as meninas uma versão improvisada de “Jingle Bell Rock”.

 

Fácil, né?

 

E quando acontece algo mais sério na sua vida? Como um problema de saúde, reparos urgentes no carro ou até mesmo uma demissão não esperada.

 

Lição: Com um fundo de emergência, você não precisa se preocupar com esses gastos extras. A dica é guardar de 3 a 6 meses de salário no seu fundo de emergência. Além disso, o dinheiro do fundo deve ser mantido separado de suas finanças diárias, para ser utilizado apenas em situações necessárias.

 

Viu como é possível tirar lições financeiras de onde não se imagina? Espero que você tenha curtido as dicas! 🙂

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como contratar o fornecedor ideal para o seu casamento
Por Equipe Organizze
Tudo sobre PGBL e VGBL: Previdência Privada
Por Equipe Organizze
Tenha um cachorro e ganhe dinheiro com isso
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Aprenda lições financeiras com o ganhador de um prêmio Nobel
Por Renan Lima
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).