5 atitudes essenciais para ter sucesso nos investimentos

Escrito por:

Muitas pessoas pensam que começar a investir só tem a ver com ganhar dinheiro. Bem, todo mundo quer ver o capital rendendo e se multiplicando. Mas esse não é o único objetivo que você deve ter ao se tornar um investidor.

 

Você vai ver logo mais que não adianta ser milionário se você não tiver 5 atitudes básicas para ser bem-sucedido nos seus investimentos. Quando eu digo sucesso eu estou falando sobre algo além dos lucros. Falo especialmente sobre a expertise e a maturidade que vamos conquistando a cada dia que passa, seja investindo em CDB ou seja comprando ações.

 

Pensou que o sucesso é algo que só está disponível para os ricos e poderosos? Pois continue lendo para ver que conquistar essa virtude tem muito a ver com sua postura do que com o quanto você tem no bolso.

 

Estudar sempre

 

Antes de começar a construir uma casa, você precisa estudar bastante sobre todo o processo. Não é à toa que existem cursos de graduação em engenharia civil e arquitetura. O universo dos investimentos é muito parecido com essa situação.

 

Não digo que você deve se formar em Economia para ser um bom investidor, mas é preciso se dedicar para conhecer o mercado e todas as possibilidades que ele oferece. Afinal, como saber onde e quando investir sem ter conhecimento pleno sobre o tema?

 

Sua atitude de ser um bom aluno te renderá bons frutos lá na frente, pode apostar. Sem contar que o aprendizado é constante, porque o mercado é muito dinâmico e vez ou outra você ouve falar sobre novas oportunidades de investimento. Um exemplo disso é o tema Bitcoins, que recentemente aguçou a curiosidade de muitas pessoas.

 

Seguir um plano

 

Vamos pensar em um cenário: você entra no carro para ir conhecer a casa nova de uma amiga, mas não sabe exatamente onde é. Afinal, nunca foi lá. O que você faz? A) liga o carro e sai dirigindo sem saber onde vai, até “milagrosamente” encontrar o endereço ou B) pede o endereço e liga o GPS para que ele indique o melhor caminho.

 

A não ser que você seja muito “vida loka”, sua escolha foi a letra B. Por que então você começaria a investir sem ter um plano bem definido sobre onde deseja chegar? A ideia aqui é a mesma: não vale a pena perder tempo vagando por aí e testando tudo até acertar.

 

Seguir um plano é uma atitude fundamental para que você otimize seu tempo a favor das suas finanças. Em vez de ter dor de cabeça com os possíveis prejuízos de investir sem estratégia, você vai ter mais tempo para curtir com a família e os amigos sem esquentar a cabeça com suas aplicações.

 

Ter sangue frio

 

Tem dias que nosso humor está à flor da pele e qualquer coisinha já nos tira do sério. E isso vale para todo mundo, não só para as mulheres que têm que conviver com a TPM. Homens também ficam estressados, seja com o trabalho, com os amigos, com o trânsito e, claro, com o dinheiro.

 

Preciso deixar uma questão bem clara aqui: investir não deve ser considerado um fardo e sim um caminho que vai te ajudar a conquistar tudo que sonhou. Por isso, precisamos ter sangue frio para lidar com os investimentos. Nada de aplicar seu dinheiro na primeira opção que aparece só para se livrar logo do compromisso. É o seu dinheiro que está em jogo, oras!

 

O sangue frio é ainda mais importante para quem investe na Bolsa de Valores. Ver as ações de uma empresa subindo rápido pode provocar uma vontade quase incontrolável de sair comprando também.

 

Mas, às vezes, é melhor abrir mão de oportunidades assim, pois o momento pode ser bom demais para ser verdade. O melhor a se fazer é respirar e analisar o mercado com calma. Boas chances de negócio sempre surgem e é melhor aproveitá-las no tempo certo.

 

Aprender com os erros

 

Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Se você for vasculhar suas memórias, provavelmente não vai precisar ir muitos anos atrás para lembrar algum momento em que pisou feio na bola.

 

É bem possível que você erre algumas vezes em relação aos seus investimentos. O mais importante é aprender com os erros para não cometê-los novamente. Acredite, esse aprendizado será muito valioso para seus próximos passos.

 

Não adianta agir de forma pretensiosa achando que é à prova de erros. Todo mundo erra. Até mesmo Warren Buffett, investidor bem famoso mundo afora, já admitiu que deu alguns escorregões durante sua trajetória.

 

É claro que você deve estar atento para as armadilhas que podem surgir à frente, tipo se deparar com um esquema que na verdade é uma furada ou confiar em pessoas que não entendem nada de investimentos. Mas o que vale mesmo é saber se levantar após cada tombo e seguir em frente.

 

Pedir ajuda

 

Marcou bobeira e não sabe como resolver? Deixe o orgulho de lado e peça ajuda para quem entende do assunto. Não é demérito nenhum reconhecer que não consegue seguir por conta própria.

 

É melhor dar um passo para trás agora do que voltar cinco lá frente, concorda? Sem contar que ter ajuda especializada pode dar o empurrãozinho que faltava para seus investimentos deslancharem de vez.

 

Querer fazer tudo sozinho não é uma boa. Afinal, quando você tiver dúvidas a quem poderá recorrer? Não estou dizendo que você deve depender de alguém sempre que for aplicar seu dinheiro. Eu acredito, de verdade, que você é o maior responsável pelo seu sucesso. Mas também acho que uma ajudinha vez ou outra pode ser uma ótima ideia.

 

Essas são 5 atitudes essenciais para ter sucesso nos investimentos. Como viu, o caminho é longo e pode trazer vários desafios, mas prometo que manter o foco vai valer muito a pena. Ser um investidor de sucesso tem tudo a ver com a sua postura. Então, cabeça erguida e vamos em frente!

 

*Ana Claudia Inez é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Integrante da equipe de comunicação da Toro Radar – uma das maiores empresas de análise e consultoria em investimentos – é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o Brasil.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Ações: investir direto ou investir via fundos?
Por Felipe Modenese
Você sabe qual a função da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)?
Por Ana Cláudia Inez
Regra 50 20 30: como ela pode te ajudar no controle financeiro?
Por Equipe Organizze
Invista sem atalhos: os benefícios de um investimento bem planejado
Por Felipe Modenese
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).