5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma casa

Escrito por:

Comprar a casa própria é o maior desejo de milhões de brasileiros. Afinal de contas, ter um imóvel e sair do aluguel tende a oferecer segurança e tranquilidade ao proprietário –principalmente nos momentos mais difíceis da vida, como a perda de um emprego ou até uma crise econômica generalizada.

 

Antes de sair comprando o primeiro imóvel que aparecer pela frente, no entanto, é fundamental que o comprador mantenha um bom planejamento financeiro e atente-se a uma série de detalhes que, se não considerados, podem resultar em grandes erros e até mesmo estragar o sonho da casa própria.

 

Por isso, no artigo de hoje, listamos 5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma casa nova. Continue a leitura e saiba como evitar dores de cabeça na hora de comprar seu primeiro imóvel.

 

1 – Conheça o processo de compra

 

Conhecer o processo de compra de um imóvel e se familiarizar com o processo de aquisição de uma casa ou apartamento é essencial para quem deseja comprar com segurança e evitar transtornos. Neste contexto, é preciso não apenas entender como funcionam os trâmites do negócio, mas também conhecer toda a burocracia envolvida no processo e à documentação exigida.

 

No caso dos imóveis usados, por exemplo, é preciso solicitar a matrícula atualizada da casa ou apartamento no cartório onde o registro foi feito, além de uma certidão negativa de tributos. Se a compra for de um imóvel em condomínio fechado, será preciso também verificar eventuais débitos de mensalidades ou multas com o síndico ou administrador do condomínio para evitar problemas após a compra do bem.

 

Conhecendo as exigências, as documentações e o trâmite da compra e venda, ficará muito mais fácil fechar um bom negócio e comprar a casa própria de maneira simples e sem complicações.

 

2 – Defina suas prioridades

 

Na hora de procurar um imóvel para comprar, é importante que o comprador de primeira viagem tenha em mente exatamente quais são suas necessidades e desejos em relação à sua futura casa. Em qual bairro procurar? Qual a metragem ideal para minhas necessidades? Quais características o imóvel deve possuir?

 

Todas estas perguntas devem ser respondidas antes de você sair por aí em busca do seu primeiro imóvel. Afinal, com as prioridades devidamente definidas, ficará muito mais fácil escolher a casa ou apartamento ideal para você e sua família.

 

Neste momento, vale a pena sentar com toda a sua família, a fim de identificar – juntos –  todas as características que o seu primeiro imóvel deve ter, respeitando as necessidades e prioridades de cada um dos futuros moradores da casa ou apartamento. Faça deste momento um evento especial; afinal, a aquisição do primeiro imóvel é algo a ser comemorado sempre!

 

3 – Pesquise

 

Definidas todas as prioridades, é chegado o momento de pesquisar. Consultar sites e aplicativos de venda de imóveis e visitar imobiliárias na região onde você pretende adquirir sua casa podem ser pontos de partida interessantes para esta pesquisa.

 

Em sua busca, não se esqueça de informar todos os itens essenciais do imóvel que você procura, para que o resultado obtido pela busca esteja em linha com suas expectativas. Por exemplo, se você procura um apartamento de 100 metros quadrados, é fundamental que você procure apartamentos que tenham esta característica.

 

O mesmo vale caso você pesquise por meio de imobiliária ou corretor de imóveis. Informe sempre todas as características do que você procura, além do preço que pode pagar e escolha aquela opção que cabe no seu bolso e atende às suas necessidades de maneira geral.

 

Entre os principais sites para pesquisa de imóveis para compra e locação em todo o país está o Zap Imóveis, o site Mercado Livre, o Viva Real, entre outros. Sites de venda de casas e apartamentos regionais também podem ser uma boa opção nesta etapa.

 

4 – Atente-se ao orçamento

 

A questão do orçamento pessoal ou familiar merece atenção redobrada quando o assunto é a compra de um imóvel. Isso porque, para que a compra faça sentido, é primordial ter um planejamento financeiro adequado e um orçamento compatível com o objetivo a ser conquistado.

 

Por isso, ao comprar seu primeiro imóvel, nada de excessos: busque aquilo que se adéque ao seu orçamento e ao seu planejamento financeiro, principalmente quando a aquisição é realizada por meio de financiamento.

 

Lembre-se que, ao comprar a casa própria financiada, você estará se comprometendo a pagar uma parcela desta compra por muitos e muitos anos – muitas vezes, por décadas. E é exatamente por conta desta situação que você deve tomar uma decisão pautada nas suas possibilidades financeiras.

 

Afinal de contas, a compra do imóvel próprio deve ser um momento de alegria, celebração e felicidade, e não uma decisão tomada precipitadamente e sem cautela, que poderá lhe trazer ônus e dificuldades ao longo de toda a vida.

 

5 – Peça ajuda

 

Se após todos estes passos você ainda estiver com dificuldades de escolher o melhor imóvel para comprar, vale a pena pedir ajuda a um corretor de imóveis. Ele é o profissional ideal para lhe auxiliar neste momento tão importante, seja para escolher a casa dos seus sonhos ou até mesmo para negociar valores e lhe amparar no que se refere ao processo de compra em si.

 

Nestas horas, vale a pena buscar indicação de amigos e familiares que já tenham adquirido algum imóvel no passado e contado com a retaguarda de um corretor de imóveis de confiança. Em um momento tão especial como este, qualquer ajuda pode fazer toda a diferença!

 

Com planejamento, calma, cautela e muita pesquisa você conseguirá comprar a casa ou apartamento dos seus sonhos e evitará erros comuns que poderiam, no futuro, lhe trazer muitas dores de cabeça!

 

Agora que você já conhece 5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma casa, que tal descobrir como viajar sem extrapolar o orçamento da família? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas fáceis: como montar uma decoração simples em sua casa
Por Viva Decora
Aprenda a decorar o quarto sem gastar quase nada
Por Viva Decora
Dicas de como deixar sua casa mais bonita gastando pouco
Por Viva Decora
Decoração barata: como economizar na transformação da casa
Por Viva Decora
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).