5 dicas de filmes sobre finanças que você deveria ver agora

Escrito por:

A melhor forma de aprender alguma coisa, além de pesquisar muito, é ver a situação acontecendo na sua frente. Isso pode ser aplicado também no mundo das finanças.

 

Existem vários filmes que nos ajudam a entender o mercado financeiro. O blog Finanças Forever listou algumas dessas obras. Confira a lista:

 

1. Os Selvagens de Wall Street (BARBARIANS AT THE GATES, 1993)

 

Um filme de TV, de 1993, em grande parte esquecido pela população. O filme é focado na compra alavancada (LBO) da RJR Nabisco. Embora o filme tenha certa liberdade criativa ao abordar esse acontecimento da vida real, o público ficará surpreso com a ganância e ineficiência do CEO da Nabisco, F. Ross Johnson, e com as negociações e as trapaças que acontece nos bastidores ao redor dessa famosa LBO.

 

2. Psicopata Americano (AMERICAN PSYCHO, 2000)

 

Um thriller psicológico, bastante violento que aborda o mundo das finanças. Christian Bale interpreta um rico banqueiro de investimentos com um mistério obscuro. Embora haja muito pouco sobre finanças nesse filme, o Psicopata Americano lança luz sobre o mundo surreal habitado pelas classes de elite das finanças e a total desconexão que eles têm entre si e com a realidade.

 

3. O Sucesso a Qualquer Preço (GLENGARRY GLEN ROSS, 1992)

 

Adaptado da aclamada peça de David Mamet, esse filme infinitamente citável foca-se numa equipe de vendedores de imóveis encurralados cuja moral foi totalmente corroída após anos de trabalho para a sua empresa sem escrúpulos. Esse filme mostra as táticas gananciosas e dissimuladas pelas quais as posições de vendas podem ser expostas, bem como a pressão aplicada sobre os vendedores pelos seus superiores. Enquanto todo o elenco é de primeira qualidade, o “discurso motivacional” de Alec Baldwin rouba todo o filme e traz à luz as melhores e piores faces do trabalho sob enorme pressão.

 

4. A Fraude (ROGUE TRADER, 1999)

 

Esse filme retrata a história de Nick Leeson, um comerciante que, sozinho, resolveu a insolvência do Barings Bank, um dos bancos mercantis mais antigos do mundo, pra ser exato o segundo mais antigo. Sendo uma estrela de Cingapura em ascensão, Leeson fez um enorme sucesso, escondendo enormes perdas de seus superiores em contas falsas, criadas cuidadosamente, eventualmente levando todos os negócios à falência. Enquanto o filme em si é decentemente divertido, a trajetória de Leeson é uma ótima lição sobre gerenciamento de risco e supervisão financeira.

 

5. O primeiro milhão (BOILER ROOM, 2000)

 

Enquanto Selvagens de Wall Street acontece no brilho e no glamour de uma sala de reuniões corporativa, O Primeiro Milhão está situado no degrau mais baixo da escada financeira: o esquema de bombas e lixões. Enquanto  Primeiro Milhão é uma obra de ficção, as empresas de bombeamento e despejo e também a angústia e o sofrimento que infligem às vítimas são muito reais. Esse filme funciona como um aviso para aqueles que começam um investimento no mercado de ações, para manter empresas sólidas e transparentes baseadas em fundamentos sólidos.

 

Confira outras dicas de filmes clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O meio da semana pode ser ideal para comprar no supermercado
Por Luana Biral
Quais as consequências de ter o nome negativado
Por Equipe Organizze
6 segredos de finanças para pais de primeira viagem
Por Equipe Organizze
Como diminuir os pequenos gastos diários e economizar muito!
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).