5 dicas para economizar mais dinheiro

Escrito por:

Quem acompanha o blog, sabe o quanto batemos na tecla da importância de poupar dinheiro. Seja para a aposentadoria, para investimento ou para viajar o mundo. Não importa o quanto você economiza por mês, o importante é começar e ter em mente que essa prática é de suma importância para o seu futuro financeiro.

 

O site Finanças Forever listou algumas dicas para ajudar você nessa empreitada, confira:

 

1. Crie o hábito de poupar

 

Adotar um fundo de emergência é importantíssimo se você pretende economizar dinheiro. Essa reversa servirá para os contratempos que possam surgir, além de funcionar como um hábito para salvar dinheiro mensalmente. Especialistas na área aconselham que seja poupado mensalmente cerca de 10% do salário.

 

2. Organize-se financeiramente para economizar dinheiro

 

É interessante organizar a entrada e saída de recursos para economizar dinheiro de forma mais eficiente. Empresas já fazem isso naturalmente ao utilizar a organização financeira para controlar seus recursos e assim definir o lucro e as despesas mensais.

 

Trazendo esse método para a vida pessoal, é possível fazer um levantamento das despesas pessoais em relação ao quanto se recebe por mês. Adotar algumas ferramentas como planilhas eletrônicas pode facilitar muito a visualização e acompanhamento.

 

3. Defina metas para seus recursos

 

Todos nós sabemos o valor da nossa renda mensal, porém, muitas vezes criamos dívidas além do que podemos pagar. Para evitar esse cenário indesejável, você pode criar objetivos fixos para gastar no mês.

 

Por exemplo: 55% para necessidades básicas da casa, comida, limpeza, energia. 20% com serviços de escola e faculdade e os 25% restantes para dividir entre investimentos de renda extra, poupança e lazer. Traçar essas estratégicas ajudam a manter o controle e economizar dinheiro.

 

4. Evite o gasto com supérfluos

 

Sabe aquele café da manhã que você toma na padaria próxima ao trabalho? Ou então aquelas idas extras ao supermercado para comprar lanche? Essas pequenas ações de compra fora do necessário são chamados de supérfluos e geralmente são as grandes inimigas na hora de economizar.

 

Para evitar esse tipo de gasto desnecessário, você pode fazer uma lista daquilo que é essencial para o seu dia a dia. Desse modo, poderá cortar mais facilmente tudo aquilo que você e sua família julgam ser excesso de gasto e poderão transferir aquele dinheiro para um melhor uso.

 

Quer ver todas as dicas? Clique no botão abaixo e continue lendo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas de gestão financeira pessoal aprendidas com o Tio Patinhas
Por Equipe Organizze
6 dicas de como economizar na decoração da casa
Por Equipe Organizze
Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?
Por Equipe Organizze
Como administrar os gastos com animais de estimação
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).