5 dicas para o cálculo de comida e bebida do seu casamento

Escrito por:

Qual a quantidade ideal de comida e bebida para uma festa de casamento? Na hora de procurar o buffet é comum que surja essa dúvida para muitos casais. Afinal, para garantir a festa dos sonhos, todos os convidados devem ser bem servidos! E para garantir o aproveitamento dos recursos disponíveis, desperdícios devem ser evitados.

 

Não existe um cálculo exato, pois depende de vários fatores como: o tempo de duração da festa, do tipo de comida que será servido, se haverá ou não coquetel antes do prato principal, da quantidades de homens, mulheres e crianças, etc. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para auxiliar você. Confira!

 

1 – O buffet ideal

 

O buffet é responsável por consumir uma parte significativa do orçamento do seu evento. Geralmente o serviço contratado também tem um papel de planejamento junto aos noivos, visto que podem auxiliar em questões da organização da recepção (fluxo de jantar, serviço de garçons e bar, etc.) e da quantidade de comida e bebida que estarão disponíveis no evento. Por isso, verificar referências de noivas anteriores é extremamente importante para que não haja surpresas.

 

Antes de assinar o contrato, é importante verificar se a empresa oferece o chamada “menu degustação” ou “degustação aberta”. Nestas sessões de degustação, os noivos têm a possibilidade de experimentar todos os pratos que irão ser servidos na festa de casamento.

 

2 – Tipo de serviço

 

Uma das partes mais esperadas pelos convidados em uma recepção de casamento é a hora que o buffet entra em ação. Existem diversas formas de colocar esse serviço em prática e, quando não é escolhida a adequada, isso pode causar incômodo no Grande Dia.

 

O coquetel volante é um jeito moderno de recepcionar convidados, indicado para cerimônias informais. Neste estilo, os petiscos são servidos pelos garçons em mini-porções, pratinhos ou em unidades que possam ser manuseadas facilmente. Neste tipo de cerimônia, os convidados ficam em pé: não há a disposição de mesas e cadeiras.

 

 O serviço à americana é o tradicional buffet. Nesta modalidade, os convidados têm a liberdade de se servir no momento em que desejarem e na quantidade que quiserem. Além de informal, este serviço é altamente prático.

 

 O serviço à francesa é muito utilizado e também tradicional. Neste estilo, os convidados alocam-se em mesas e cadeiras pré-dispostas e aguardam o serviço dos garçons.

 

→ Já no serviço à inglesa, os convidados são servidos pelos garçons, que montam os pratos nas próprias mesas (serviço direto), ou em aparadores próximos, normalmente carrinhos chamados guéridons (serviço indireto).

 

Também há a opção de combinar os tipos de serviços. O coquetel de entrada e as bebidas podem ser servidos à francesa, enquanto o jantar e as sobremesas são apresentados como um self-service. Outra opção é servir a proteína empratada, enquanto os garçons servem os acompanhamentos à francesa.

 

3 – Tipo de cardápio

 

O tipo de cardápio desejado pelos noivos pode interferir diretamente na quantidade de comida e bebida. Para almoços ou jantares com coquetel, por exemplo, os convidados consumirão menos durante a ceia.

 

→ Considere 5 a 8 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver almoço ou jantar na sequência.

 

 Considere 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente na sequência.

 

→ Considere 15 a 18 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas o coquetel.

 

Se for servir apenas o almoço ou jantar, o consumo também será maior nessa refeição, principalmente considerando o tempo de cerimônia até que se inicie o serviço. Está em dúvida sobre o que servir? Aposte naquilo que todo mundo come. Esse não é o momento de servir comida exótica ou aquele prato que somente você e seu par adoram e ninguém mais. Deixem estas delícias para um jantar a dois.

 

Quando há muitas crianças convidadas na festa, considere a possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Aposte em mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres. As crianças vão adorar e os pais com certeza elogiarão a delicadeza.

 

4 – Número de convidados e idade

 

O número de convidados influencia diretamente no buffet de casamento. Obviamente que quanto mais pessoas, maior a quantidade de comida e bebidas necessária. Porém, também é preciso considerar a faixa etária dos convidados. Pessoas mais jovens costumam comer mais; crianças e pessoas mais velhas consomem menos.

 

Em relação às bebidas, a faixa etária também é fundamental. Analise quantos convidados consomem álcool, o tipo de bebida que costumam beber e, a partir daí, determine quanto de cada item será necessário para garantir o bom atendimento para todos os convidados.

 

→ No verão, bebidas como água, refrigerantes, cervejas e destilados serão mais consumidas. Já no inverno o consumo de vinho será maior.

 

→ Se houver apenas refrigerantes, cerveja e água, a quantidade consumida destas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e whisky.

 

→ O percentual alcoólico também influencia na quantidade. Maiores teores alcoólicos significam menor quantidade, tendo em vista que os convidados bebem mais devagar e se satisfazem mais rapidamente.

 

 Lembre-se de providenciar refrigerantes diet e água para as crianças, idosos e diabéticos que não tomam bebidas alcoólicas.

 

5 – Tempo de duração da festa

 

A duração da festa é outro fator importante. Se os noivos querem uma festa super animada até o amanhecer, o consumo de bebidas será bem maior. Nesses casos, servir os lanches na madrugada também é uma opção válida.

 

Por outro lado, se o planejamento ou o perfil dos convidados resultar em uma festa mais curta, a quantidade de bebidas consumidas diminui e os lanches após a refeição não são necessários, tendo em vista que também são servidos os doces e o bolo.

 

 O ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.

 

 Considere 5 a 6 docinhos por pessoa.

 

 Considere 60 gramas de bolo por pessoa, caso haja docinhos ou outras sobremesas.

 

 Considere 100 gramas de bolo por pessoa, caso não haja docinhos ou outras sobremesas.

 

Seguindo essas dicas na hora de definir o seu buffet de casamento, você vai garantir que os convidados apreciem a quantidade ideal de comidas e bebidas, além de aproveitar da melhor forma cada instante dessa comemoração! Tem mais alguma dica? Conte para nós nos comentários.

 

*O Wedy.com é a forma mais fácil e divertida de planejar e organizar o casamento dos sonhos. Atuando como melhor amigo dos noivos, o Wedy.com fornece uma série de ferramentas e serviços inteligentes para facilitar a jornada dos noivos até o altar – e além.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Aprendendo finanças na prática
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
Vale a pena adiantar parcelas de um empréstimo?
Por Equipe Organizze
Desempregado: descubra 5 coisas que você não pode fazer (de jeito nenhum)
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).