5 escolhas que fazem a diferença no orçamento

Escrito por:

Quando falamos em finanças pessoais, todo cuidado é pouco! Uma escapadinha do orçamento já pode desestruturar o mês todo e as consequências podem ser sentidas inclusive nos próximos meses.

 

Por isso, o Finanças Forever listou algumas atitudes que fazem muita diferença na hora de contabilizar as finanças do mês. Confira alguns destaques!

 

1. Ganhos x gastos

 

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você saiba exatamente quanto ganha e quanto gasta. Afinal, a economia doméstica não se baseia só no seu orçamento, mas na maneira como você aplica esse dinheiro, seja com alimentação, transporte, higiene, saúde, vestuário, moradia etc.

 

Por isso, pegue papel e caneta (vale também planilhas eletrônicas ou ferramentas de controle financeiro) e anote todos os gastos mensais, desde o aluguel até o cafezinho. Pode parecer bobagem, mas essa simples atitude te permitirá avaliar onde seu dinheiro é gasto e quais despesas poderiam ser cortadas.

 

2. Cuidado com as despesas fixas

 

Algumas despesas fixas, como água, energia e telefone, costumam representar boa parte dos gastos mensais, por isso, é importante adotar práticas que contribuam para a economia doméstica.

 

Em relação à energia elétrica, por exemplo, a dica é aderir a lâmpadas econômicas, que reduzem consideravelmente os custos no final do mês. Além disso, aproveite a luz natural, apague a luz ao sair dos cômodos e não deixe os aparelhos em stand-by.

 

Economizar água também faz diferença no orçamento. Além das atitudes simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou regar as plantas com água da chuva, é importante verificar se há vazamentos ou torneiras pingando. Já as contas de telefone, internet ou TV a cabo podem ser reduzidas com a contratação de pacotes ou combos, que costumam ser mais baratos.

 

3. Compre apenas o necessário

 

Sempre que for ao supermercado, prepare uma lista do que precisa e, se possível, evite comprar coisas desnecessárias. Alimentos e itens que você utiliza em grande quantidade podem ser comprados no atacado.

 

Evite, ainda, o desperdício de alimentos e sempre verifique a data de validade dos produtos. Também pode ser interessante cozinhar sua própria comida em vez de almoçar em restaurantes.

 

4. Como você se locomove?

 

Seja para estudar, trabalhar ou se divertir, pense sobre a forma de locomoção que você mais utiliza. Analise se não vale a pena caminhar, caso a distância seja pequena, ou aderir ao uso da bicicleta.

 

Se você usa um carro para se locomover, pode optar também por não utilizá-lo todos os dias da semana. O que você gasta com transporte público não chega nem perto das despesas com combustível e estacionamento, por exemplo.

 

Confira mais dicas clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

9 dicas de planejamento financeiro pra quem mora sozinho
Por Equipe Organizze
3 segredos que o gerente do banco esconde de você
Por Equipe Organizze
6 dicas simples para evitar gastos com saúde
Por Luana Biral
Economizando em viagens: conheça 4 destinos turísticos com atrações gratuitas no Brasil
Por Luana Biral
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).