5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro

Escrito por:

Abordando assuntos como consumo, economia doméstica, trabalho e disciplina, alguns livros são fortemente recomendados para crianças aprenderem um pouco mais sobre o mundo financeiro.

 

O site InfoMoney, junto com especialistas, listou títulos que podem fazer toda a diferença na vida financeira dos pais e dos filhos. Confira alguns desses livros no artigo de hoje!

 

Turma da Keka – Vamos prosperar! Finanças e empreendedorismo para pais e filhos” – Valores Editorial

 

Escrito pelo economista Marcos Silvestre em parceria com sua filha, Rachel Silvestre, o livro tem formato de quadrinhos e conta com sete histórias que abordam conceitos de finanças e empreendedorismo. O título ainda conta com um material extra de orientações para que pais ou educadores possam explorar as histórias em conjunto com as crianças.

 

“Crise financeira na floresta” – Geração Editorial

 

De autoria de Ana Paula Hornos, palestrante e educadora financeira, o livro propõe uma releitura da fábula A Cigarra e a Formiga, ensinando as crianças a economizar desde cedo para, no futuro, serem adultos bem-sucedidos. O livro mostra a importância do trabalho e do ato de poupar recursos, além de abordar os perigos do consumismo desenfreado e do impacto das dívidas no planejamento financeiro.

 

Valores como solidariedade, honestidade e ética fazem parte das discussões propostas pelo título, que conta ainda com lições práticas sobre como evitar gastos desnecessários com o consumo de bens supérfluos.

 

“Como se fosse dinheiro” – Editora Salamandra

 

O livro de Ruth Rocha pode ser uma lição de responsabilidade sobre o real valor da moeda para a criança. A história do livro se baseia em um dono de lanchonete de uma escola que usa balas e chicletes para dar de troco aos alunos, dizendo que as guloseimas são “como se fosse dinheiro”. A narrativa se desenrola quando as crianças passam a acreditar na frase e a levar diversos itens diferentes para pagar os lanches na escola, o que causa desconforto para o proprietário do negócio.

 

O livro apresenta uma reflexão importante sobre como apenas cédulas e moedas possuem valor real como dinheiro e que essa informação deve ser repassada para as crianças da forma mais clara possível.

 

“O dinheiro: aprenda a cuidar do seu brincando” – Editora Callis

 

O livro da escritora Cristina Von promete explicar a origem do dinheiro, além de termos como salário, imposto, orçamento e outros nomes do mundo das finanças de forma simples, para que as crianças possam assimilar facilmente.

 

O título possui material didático para que pais e educadores acompanhem a criança na leitura e conta também como uma parte destacável para recorte com simulações de moedas, notas, folhas de cheque e cartões de crédito com o objetivo de auxiliar, de forma prática, na compreensão dos temas.

 

“Como conquistar seu próprio dinheiro” – Synopsys Editora

 

Escrito pela planejadora financeira Eliane Jaqueline Metzner e seu filho, Erico Debesaitis Metzner, o livro conta a história de um garoto de 12 anos que precisa se organizar com o dinheiro da mesada. O enredo é baseado na vida de Erico, que recebe dos pais uma semanada desde os seis anos e a administra sozinho. Hoje com 15 anos, o jovem continua a escrever livros sobre finanças pessoais e divide seu tempo entre as carreiras de autor, palestrante e aluno do ensino médio.

 

Confira todas as sugestões de livros clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dinheiro x Felicidade: afinal, quanto custa ser feliz?
Por Alphamar Investimentos
5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Por Equipe Organizze
Aplicativos de delivery: use com cuidado! Eles podem virar o vilão do seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
13 dicas simples para economizar ao fazer as compras para casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).