5 maneiras de economizar e começar a formar uma reserva em 30 dias

Escrito por:

Você já deve ter prometido a si mesmo em algum começo de ano que tudo iria mudar e que você finalmente cuidaria melhor das suas finanças, certo? Esse é um sentimento que toca muita gente nessa época de fim de ano e que deveria ser mantido pelos próximos meses.

 

Começar a economizar e criar uma reserva de emergência é um dos maiores desejos. O blog Dinheirama citou algumas formas fáceis de poupar e juntar uma grana para a reserva em 30 dias. Confira algumas dicas:

 

1 – Transporte

 

Quanto você tem gastado para se transportar de um lugar a outro? Que tal deixar o carro em casa ao menos alguns dias, economizando gasolina e estacionamento, e aderir ao transporte público? E como tem sido o seu uso de táxi ou apps de transporte? Lembre-se que usar aplicativos como o Uber costuma sair mais em conta, mas, ainda assim, é preciso controle para que, no final do mês, aquele monte de corridas somadas não gere um enorme prejuízo.

 

Faça as contas e desafie-se a gastar o mínimo possível com transporte nestes 30 dias de teste. E nem precisamos dizer que, se a distância for curta, caminhar é sempre um santo remédio para o bolso e para a saúde!

 

2 – Refeições

 

Os gastos com refeições fora de casa costumam ser um grande vilão das finanças. Que tal fazer o exercício de, ao menos alguns dias por semana, levar marmita para o trabalho no lugar de comer fora? Ou fazer pizza em casa no lugar de ir a um restaurante? Ou, ainda, optar por um quilo mais barato? Não se esqueça de anotar quanto economizou ao final do período, ok?

 

3 – Plano de celular

 

Você costuma dar uma olhada para saber o quanto tem usado de seu plano de telefonia celular? Certamente a maioria não faz isso, e por isso mesmo pode estar pagando muito mais do que poderia por ele. Veja se não estão sobrando minutos mensalmente por exemplo, pois dessa forma você pode reduzir o valor pago.

 

4 – Vendas de usados

 

Que tal dar aquela olhadinha básica em algumas coisas que você pode vender para arrecadar fundos para a sua reserva? Muita gente tem roupas, livros, eletrônicos e até milhas que estão encostados e sem uso, mas esquece que existem sites de venda e compra de usados que podem ajudar. Venda o que não usa mais e use o dinheiro para incrementar a reserva. Certamente terá muito mais utilidade para esta sua nova fase financeira que começa!

 

5 – Trocas

 

Outro hábito que você pode adotar neste período voltado a fazer economia é, no lugar de comprar algumas coisas, trocar. Isso mesmo. A internet e seus inúmeros grupos felizmente permite esse tipo de coisa. Dessa forma, você pode separar desde roupas a eletrônicos e trocar por outras coisas que interessem no lugar de gastar dinheiro com novas. Que tal tentar fazer pelo menos uma troca neste período? Anote a experiência e a economia.

 

Confira todas as dicas clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para economizar no final do ano
Por Equipe Organizze
Natal: como caprichar na decoração e não gastar quase nada
Por Viva Decora
Viagem de fim de ano: 3 dicas para reduzir o valor do passeio
Por Equipe Organizze
Suas pequenas economias valem muito!
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).