5 metas para colocar em prática em 2017

Escrito por:

Já dizia a minha avó: Meta boa é meta cumprida. Mentira. Minha avó nunca falou isso. Mas quando eu for avó de alguém essa será minha frase de vó.

 

Este post é pra você que todo ano promete que vai fazer um montão de coisas novas (como investir dinheiro, por exemplo) e nunca cumpre.

 

Responda honestamente:

 

Quantas metas de ano novo você se lembra de ter cumprido até hoje?

 

O instituto Me Poupe! de pesquisas estatísticas alerta: 93% das pessoas não conseguem cumprir o que prometem para o ano novo. CHOCANTE!

 

Se você quer estar entre as 7% que conseguem, siga essas dicas. Nunca foi tão fácil!

 

Extra: Veja este vídeo e saiba como evitar as tentações.

 

Meta 1: Criar uma lista de prioridades

Achou que a meta 1 era “ter mais dinheiro”? NUNCA! Antes de ter dinheiro é preciso ter prioridades e se você não sabe quais são as prioridades na vida, acho tá na hora de dar uma mergulhada nos seus desejos.

 

Tarefa: Faça uma lista com as 10 pessoas / atividades / coisas / sonhos de consumo que você considera mais importantes. Ao longo do ano reveja essa lista e veja se você está trabalhando para: manter essas pessoas por perto, realizar as atividades que ama, ter as coisas que realmente deseja. Quanto mais específica for a sua lista, melhor.

 

Meta 2: Aprender a investir em renda fixa

Imagine que você morasse em Orlando, ao lado da Disney e que para ter acesso ao parque de graça precisasse estudar um mapa e decifrar um enigma (um enigma bem fácil, na verdade). É mais ou menos assim com o mundo da Renda Fixa.

 

É o parque de diversões de um grupo seleto de pessoas. Existem milhões de Brasileiros que passam bem perto da renda fixa todos os dias mas não sabem como entrar. Por medo, ignorância ou pura preguiça ficam olhando de longe… admirando aquele povo se divertindo na montanha russa de juros compostos que só sobe, sem saber como entrar.

 

Tarefa: Estudar a lista de posts em destaque no final deste artigo e se inscrever no Canal Me Poupe! (de graça) pra ver todos os vídeos sobre o assunto e começar a investir logo.

 

Meta 3: Para de ser besta

“Como assim? Ela pirou?”

 

Talvez.

 

Somos bestas quando subestimamos o poder de uma pechincha e deixamos de pedir desconto por vergonha. Somos bestas quando deixamos a luz acesa. Somos bestas quando compramos um carro por influência de família e amigos. Somos bestas quando não pagamos a fatura do cartão de crédito e entramos no rotativo. E principalmente: somos bestas quando acreditamos que amanhã será diferente mas não fazemos nada pra mudar. É claro que a lista de besteiras ia longe… mas achei melhor parar por aqui. Comente lá embaixo em que outro momento somos bestas

 

Tarefa: Deixar de ser besta (brincadeira!)

 

Fazer uma lista com todas as besteiras que você acha que faz e se policiar todos os dias para frear o seu instinto financeiro que teima em continuar sendo besta.

 

Meta 4: Fazer uma faxina financeira

Arregace as mangas: tá na hora de fazer uma faxina na sua vida financeira e tirar dela todo o lixo que você acumulou em 2016, 2015… Tem gente que acumula péssimos hábitos financeiros há décadas. Haja saco de lixo.

 

Modo de fazer:

1 – reúna os extratos bancários, faturas do cartão e todas as contas que você tem pra pagar mensalmente.

 

2 – elimine a sujeira pesada – aquelas despesas que pesam no bolso e não servem pra nada. Como a academia que você pagou seis meses e nunca foi ou a TV a cabo que aumentou há 4 meses e você ficou com preguiça de ligar e pedir pra alterar o plano por um mais barato (sempre tem uma promoção onde você pode ter o mesmo serviço pagamento menos)

 

3 – crie estratégias pra reduzir a sujeira média/leve: alimentação, lazer, moradia, etc
Quer um vídeo só sobre FAXINA FINANCEIRA? Comente aqui com a #euquerofaxina

 

Meta 5: Ter metas

Prioridades não são metas. Prioridade é tudo aquilo que é essencial, como brincar com o cachorro, por exemplo ou sair com amigos na sexta à noite.

 

Metas são sonhos com prazo pra acontecer. Elas necessariamente precisam ser

 

ESPECÍFICAS

MENSURÁVEIS

ATINGÍVEIS, PORÉM OUSADAS

RELEVANTES PRA VOCÊ

DATADAS / COM PRAZO PARA ACONTECER

 

Sonho x Metas

Veja a diferença entre a Ana e a Joana (desculpe, minha criatividade para nomes continua péssima).

 

Ana:

Sonho: Um dia eu vou ser rica! Rycaaaaaa

 

Joana:

Meta: No dia 03/10/2018 eu terei 35 mil reais pra fazer a minha viagem de volta ao mundo. Meu maior sonho é poder conhecer várias culturas diferentes da minha.

 

Qual delas você acha que tem mais chances de concretizar o que se propôs?

 

Tarefa: Coloque no papel (ou onde quiser) pelo menos 3 metas de curto, médio e longo prazo.

 

Curto: pra realizar ano que vem

 

Médio: Pra 2018/2019

 

Longo: pra depois de 2022

 

Lembre-se: quanto mais real e detalhada for a sua meta, maiores as chances de concretizá-la. E sabe porque? Porque seu cérebro passa a acreditar que aquele objetivo é possível e todas as suas atitudes relacionadas àquela meta passam a mudar a partir do momento em que você acredita e sabe que é possível. Falei grego?

 

Simples:

 

Sem meta:

“Ah… já que eu tô aqui no Barzinho e já tomei uma, deixa eu acompanhar o pessoal e beber até cair”.

 

Com a meta:

“Caramba! Eu posso me divertir, beber uma com os meus amigos e ainda vai sobrar dinheiro para a meta, uhul!”

 

E ai, qual pensamento você vai querer ter em 2017? Vai continuar sonhando ou vai começar a realizar metas de verdade?

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Comece 2020 com o pé direito melhorando seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
Como organizar as finanças em 2020?
Por Equipe Organizze
6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020
Por Equipe Organizze
3 dicas (+dica bônus) para quem quer melhorar as suas finanças em 2020
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).