6 comportamentos que podem estar sabotando sua vida financeira

Escrito por:

Cuidar das finanças pessoais pode ser uma tarefa bastante difícil para muita gente, principalmente quando não se presta atenção a uma infinidade de maus hábitos que mantemos dia após dia. Sem que a gente perceba, estes hábitos acabam sabotando nossa vida financeira e nos impedindo de alcançar o sucesso financeiro.

 

Se você ainda não está satisfeito com sua vida financeira e almeja conquistar sua liberdade e independência quando o assunto é dinheiro, este artigo foi feito para você! Continue a leitura e conheça 6 comportamentos que podem estar sabotando sua vida financeira que, quando ajustados, lhe ajudarão a colocar suas finanças em ordem e a trilhar o caminho certo rumo às suas conquistas financeiras!

 

Comportamentos sabotadores nas finanças pessoais

 

A principal dificuldade que a maioria das pessoas tem na hora de cuidar bem do seu dinheiro está na mudança de hábitos. Ações e comportamentos que repetimos diariamente acabam atuando como sabotadores da nossa saúde financeira e nos mantendo em um patamar de desorganização financeira infinita.

 

Quem nunca realizou uma compra por impulso ou gastou mais do que deveria no cartão de crédito que atire a primeira pedra, não é mesmo? São hábitos como estes – que, na maioria das vezes passam despercebidos por nós ao longo de dias, semanas, meses e anos – que causam cada vez mais estragos em nosso dia a dia e nos desviam cada vez mais do caminho do crescimento financeiro e da acumulação de patrimônio.

 

Conheça a seguir os 6 comportamentos sabotadores mais comuns do dia a dia, que afastam você do seu sucesso financeiro:

 

1 – Não controlar seus gastos

 

Anotar todos os ganhos e gastos mensais deveria ser um hábito antigo na vida de todos. Mas, infelizmente, este controle costuma passar despercebido no dia a dia dos brasileiros. O primeiro comportamento sabotador, portanto, é não manter o controle do seu dinheiro e não identificar para onde está indo cada centavo que você e sua família recebem, mês a mês.

 

Se você ainda não tem o hábito de controlar seus gastos, é importante começar agora a mudar seu comportamento. Anote todos os seus ganhos mensais e gastos ao longo dos dias – desde a compra de uma bala até o pagamento de uma conta.

 

Organizar seu orçamento é fundamental para manter o controle do seu dinheiro no dia a dia. Se você não consegue controlar cada gasto manualmente, a dica é utilizar organizadores pessoais, aplicativos que ajudam você a identificar onde se concentraram os principais gastos mensais e a manter o controle do dinheiro que sobra no final do mês.

 

O importante é não deixar de fazer este controle, ok? Somente desta forma você conseguirá mudar seu comportamento em relação ao dinheiro e ter uma vida mais tranquila e muito mais organizada em relação às suas finanças e às finanças da sua família!

 

2 – Não quitar suas dívidas

 

Ficar endividado e não conseguir honrar um compromisso financeiro é o medo de muita gente. Afinal de contas, ninguém gosta de ter dívidas, não é mesmo? No Brasil, no entanto, uma grande parte da população ainda possui dívidas.

 

Nestas horas, muita gente acaba negligenciando a inadimplência e postergando a solução e a quitação da dívida. Este hábito é altamente nocivo para quem deseja ter uma vida financeira tranquila!

 

Por isso, se você tem dívidas ou está inadimplente, procure organizar-se para quitar suas dívidas. Entre em contato com seus credores, negocie valores e formas de pagamento que possam caber no seu orçamento, mas não ignore seus débitos.

 

Lembre-se que ter boa saúde financeira é fundamental para quem deseja alcançar o sucesso financeiro.

 

3 – Não investir seu dinheiro

 

O tema investimentos ainda é um tabu entre os brasileiros e, por isso, muita gente não investe seu dinheiro – seja na renda fixa ou variável. Não investir seu dinheiro, no entanto, é mais um comportamento altamente nocivo e que pode estar sabotando sua vida financeira.

 

Se você não entende nada sobre investimentos, procure se informar melhor sobre o assunto por meio de artigos, vídeos ou até mesmo através da leitura de livros que falam sobre o tema. O importante é se inteirar sobre o tema para se sentir mais confortável e preparado para investir corretamente seu dinheiro e dar um passo importantíssimo rumo à sua liberdade financeira.

 

4 – Não fazer um planejamento financeiro

 

Ter um bom planejamento financeiro é fundamental para manter as contas em dia e utilizar seu dinheiro com mais qualidade e responsabilidade. Se você ainda não tem o hábito de fazer um planejamento financeiro familiar, esta é a hora para mudar!

 

Procure criar metas e objetivos financeiros, separando-os em planos de curto, médio e longo prazo. A partir desta lista você conseguirá se planejar financeiramente para atingir todos os seus objetivos sem grandes dificuldades, e com organização.

 

5 – Não manter uma reserva de emergência

 

Este é mais um hábito fundamental para qualquer pessoa que pretende ter uma vida financeira mais organizada. Ter uma reserva de emergência correspondente a, no mínimo, 6 meses de salário ou de suas despesas mensais é imprescindível para lhe dar mais tranquilidade em caso de imprevistos.

 

Por isso, se você ainda não mantém uma reserva de emergência, é hora de começar a pensar nisso e dar início à composição de uma poupança para situações diversas. Você não vai se arrepender!

 

6 – Não economizar

 

Não economizar é um dos principais comportamentos sabotadores de uma vida financeira saudável. Gastar excessivamente, comprar por impulso, estourar o limite do cartão de crédito, entre outros hábitos diários ruins podem levar você ao descontrole financeiro e a uma vida financeira cada vez menos sadia.

 

Procure manter o hábito de economizar no dia a dia: pesquise preços, compre apenas o que realmente precisa, atente-se aos gastos extras e cuide das suas finanças. Economia é a chave para o sucesso!

 

Alcançando o sucesso financeiro

 

Para alcançar o sucesso financeiro e a independência que você sempre sonhou é preciso, portanto, começar a rever seus hábitos. Mudar seu comportamento é o primeiro passo para colocar as contas em dia e manter as rédeas das suas finanças em qualquer situação.

 

Comece controlando seus gastos e ganhos no dia a dia, quitando dívidas – caso você possua, investindo seu dinheiro corretamente, economizando e planejando-se financeiramente – não se esquecendo jamais de contar com imprevistos, mantendo sempre uma reserva de emergência.

 

Seguindo estes passos você conseguirá colocar suas finanças em ordem e alcançar, de uma vez por todas, o seu sucesso financeiro!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas de gestão financeira pessoal aprendidas com o Tio Patinhas
Por Equipe Organizze
6 dicas de como economizar na decoração da casa
Por Equipe Organizze
Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?
Por Equipe Organizze
Como administrar os gastos com animais de estimação
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).