6 dicas de ouro para o planejamento financeiro das férias

Escrito por:

Verão e férias escolares são convites irresistíveis para uma boa viagem em família, mas nem sempre isso é possível por conta das finanças. Mesmo que não haja dívidas, pode ser difícil ajustar todas as contas com os recebimentos e ainda conseguir economizar para realizar uma viagem de férias.

 

Mas é possível realizar um planejamento para qualquer nível de renda e aproveitar momentos de felicidade com a família. Basta ter organização financeira e força de vontade para mudar velhos hábitos e deixar o orçamento mais enxuto, fazendo com que todos se envolvam no mesmo projeto de férias.

 

Os primeiros passos para se planejar as próximas férias

 

As férias são merecidas recompensas após um ano estressante, cheio de pressão e obstáculos. E se os filhos saem de exaustivas provas finais, os pais acumulam tensão com as responsabilidades profissionais e do cotidiano. Nada mais reconfortante do que viajar para lugares diferentes, rever pessoas queridas ou revisitar aqueles locais que deixaram saudades. Não importa onde, o que vale é que seja divertido.

 

Quando não é possível fazer uma viagem mais cara, escolha roteiros alternativos, mas viaje! A ansiedade saudável de aguardar a hora de partir é uma das maiores motivações para superar a rotina do dia a dia. É como se tudo valesse a pena para chegar até esses momentos inesquecíveis.

 

Mas antes do prazer que as férias podem proporcionar, está a leveza de saber que não vão pesar no bolso e nem se tornar uma bola de neve de dívidas posteriormente. O que só é possível com planejamento, que antes de mais nada ajuda a economizar dinheiro e a fazer as melhores escolhas com antecedência.

 

As famílias quase sempre conseguem tirar seus dias de descanso juntos, fazendo alguns reajustes para quem tirou menos dias enquanto outros gozaram de mais tempo para curtir. E é no ato de conciliar a agenda de todos que começa o planejamento das próximas férias, para evitar desistências na última hora e desperdícios financeiros.

 

O mesmo vale para criar uma organização que impeça gastos excedentes e faça o cartão de crédito explodir. Muita gente tem tanto transtorno com as dívidas feitas durante a viagem que dificilmente vão conseguir se reorganizar para uma próxima viagem.

 

Dicas de ouro para viajar sem estresse

 

Para ajudar a fazer um planejamento bem-sucedido para as próximas férias, selecionamos 5 dicas de ouro que farão toda a família curtir grandes momentos juntos:

 

1 – Pesquise tudo

 

O planejamento de férias deve começar com um ano de antecedência ou assim que as últimas férias terminarem. O primeiro passo é escolher o local onde será a viagem e iniciar uma pesquisa do local desejado, sites de compra de passagens aéreas, hospedagens, transportes, roteiros etc.

 

Uma dica para economizar e não se estressar com excesso de pessoas no local escolhido, busque opções alternativas e pouco procuradas, mas que apresentam atrações interessantes e acomodações confortáveis. Em geral esses locais são bem mais baratos que os da moda.

 

As companhias aéreas disponibilizam passagens aéreas muito mais baratas quando compradas com antecedência, inclusive disponíveis para parcelamento. E em muitas situações oferecem promoções instantâneas para quem está sempre conectado em seus sites. Até mesmo em épocas de alta temporada como o período de férias, é possível fazer boas aquisições com descontos que podem deixar uma viagem de avião bem mais barata que de ônibus.

 

Já as hospedagens podem perder suas vagas conforme se aproximam as férias, logo é importante fazer uma reserva com antecedência. Não reserve por impulso, busque informações sobre os locais possíveis, inclusive buscando críticas sobre eles, para evitar fechar com um lugar barato mas em péssimas condições. O valor também fica mais acessível quando o pacote é fechado com antecedência, por isso exija um bom desconto.

 

2 – Viajar de noite é mais barato

 

Além da compra com antecedência, fazer viagens a noite e de madrugada tendem a ser mais baratas que durante o dia. Isso vale para passagens aéreas ou rodoviárias, em especial para alta temporada.

 

3 – Feche os roteiros antes de partir

 

Faça pesquisas sobre os roteiros mais interessantes antes, até mesmo fazendo reservas de algumas atrações quando possível. Deixar para fazer um roteiro já no local pode tornar a viagem mais cara e até levar a família para ciladas.

 

Ao realizar pesquisas é possível identificar os locais mais perigosos e com mais furtos, pegar dicas de pessoas que já foram ao local, descobrir lugares incríveis mas que estão fora dos roteiros tradicionais e saber se há algum local fechado por obra ou outra circunstância.

 

4 – Coma em locais comuns

 

Os restaurantes indicados para turistas invariavelmente são mais caros e pouco se diferenciam dos demais. Na pesquisa anterior, é possível buscar opções de locais para comer nas regiões a serem visitadas e que estão fora do roteiro tradicional turístico.

 

Os blogs de mochileiros costumam ter boas dicas de restaurantes com preços mais baixos e que são utilizados pelos moradores. Deixe para comer em restaurantes com atrações turísticas em ocasiões especiais e não todos os dias.

 

5 – Pense no transporte

 

Em muitos casos alugar um carro pode sair muito mais em conta do que comprar passagens ou usar transporte público. Além da facilidade de ir para vários locais com mais rapidez e segurança, financeiramente podem ser mais econômicos. Se for alugar um carro, reserve com antecedência para conseguir um bom preço e bom carro, optando sempre pelo seguro para evitar prejuízos inesperados.

 

Caso use avião ou ônibus, valorize o transporte público do local para conhecer melhor a cidade e seus moradores, além de economizar.

 

6 – Evite lembrancinhas

 

Pode ser irresistível fazer compras no local, mas tente controlar a família nos primeiros dias. Em geral é nesse momento onde há as compras por impulso. Depois de conhecer melhor a cidade, é possível saber realmente o que deseja comprar e onde é mais barato, com certeza os pontos turísticos não são os melhores lugares.

 

Lembrou de mais alguma dica para o planejamento de férias? Conta pra gente nos comentários!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para economizar na compra do material escolar
Por Equipe Organizze
Comece 2020 com o pé direito melhorando seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
Como organizar as finanças em 2020?
Por Equipe Organizze
6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).