6 dicas simples para evitar gastos com saúde

Escrito por:

O Brasil vem passando por uma crise financeira que começou em meados de 2014 e se estende até hoje. E, diante deste cenário, é normal encontrar pessoas endividadas até o pescoço ou que desejem encontrar maneiras viáveis de economizar e/ou evitar gastos desnecessários.

 

Entre os gastos que mais oneram os orçamentos familiares estão os cuidados com a saúde, uma vez que o sistema público de saúde nacional não é dos melhores ou mesmo mais eficientes.

 

Por isso, preparamos este artigo com 6 dicas simples para evitar gastos com saúde e conseguir uma maior liquidez financeira no final do mês, ou a médio e longo prazo.

 

Conheça 6 dicas simples para evitar gastos com saúde

 

1. Melhore sua alimentação

 

Sabemos que essa pode parecer uma dica completamente fora de contexto, mas acredite, não é. Pense bem: somos o que comemos, certo? Logo, se você se alimenta de maneira saudável, terá uma saúde melhor e evitará gastos com problemas ou doenças que podem ser evitadas de maneira natural.

 

2. Conte com um plano de saúde

 

Sim, ter um bom plano de saúde pode evitar gastos imensos com a saúde. Se você sofrer um acidente e precisar passar por uma cirurgia, por exemplo, tendo um plano de saúde não terá gastos exorbitantes. No entanto, se não tiver, precisará pagar médicos, hospital, material cirúrgico, curativos e mais uma série de despesas referentes a cirurgia, tratamento e acompanhamento pós-cirúrgico.

 

Além disso, não ter um plano de saúde pode onerar muito seu orçamento familiar com consultas de rotina, realização de exames e tratamentos mais simples, já que esperar por uma consulta pelo SUS nem sempre é algo viável.

 

3. Aumente sua qualidade de vida

 

Nossa saúde está diretamente ligada a qualidade de vida, tanto no âmbito alimentar como nos assuntos referentes à pressão profissional, estresse, depressão e mais uma série de situações.

 

Quando temos tempo para descansar adequadamente, passear e divertir, mesmo que poucas vezes por mês, conseguimos aumentar nossa qualidade de vida e evitar doenças psicossomáticas ou problemas de ordem mental e emocional que, invariavelmente, nos farão gastar dinheiro com atendimento médico especializado e medicamentos.

 

4. Pratique mais atividades físicas

 

Todo mundo sabe que o sedentarismo é um dos inimigos número um da boa saúde e pode levar ao desenvolvimento de uma infinidade de problemas de saúde.

 

Por isso, se você pretende evitar gastos com saúde, comece a praticar uma atividade física.

 

5. Fique atento a boa higiene da família

 

Cerca de 40% das infecções mais comuns acontecem porque as pessoas não possuem o hábito de lavar as mãos antes das refeições, depois de irem ao banheiro ou brincar com animais de estimação.

 

Se você tiver filhos, incentive a boa higiene e seja exemplo para eles. É um cuidado simples que pode evitar grandes problemas no futuro.

 

6. Invista na medicina preventiva

 

Vale muito mais a pena investir em exames e consultas de rotina mais frequentes do que descobrir de repente que se tem uma doença grave e ter que arcar com tratamentos emergenciais de alto custo.

 

Essas são as 6 dicas simples para evitar gastos com saúde e melhorar seus rendimentos e sua qualidade de vida.

 

*Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por conteúdos web, finanças e tecnologia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 passos para mudar o visual da casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Dicas de como reformar sua casa gastando pouco
Por Equipe Organizze
3 gastos desnecessários com o seu pet que você pode evitar
Por Equipe Organizze
4 atitudes que comprometem seu controle financeiro pessoal
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).