6 gastos que pesam no seu orçamento, mas que podem ser cortados (ou reduzidos)

Escrito por:

São pequenas mudanças feitas no dia a dia que podem ajudar a deixar o orçamento pessoal, ou familiar, positivo. O site InfoMoney, elencou alguns gastos que só trazem prejuízo e podem ser reduzidos para deixar as contas em dia.  O educador financeiro Reinaldo Domingos, afirma que 20% das despesas são excessos e que a maioria da população não foi educada financeiramente para entender que é preciso mudar alguns costumes.

 

Confira abaixo alguns itens que você pode cortar de seu orçamento.

 

1 – Taxas bancárias

 

Pra gastar menos com os serviços bancários é interessante saber que muitos bancos oferecem conta corrente gratuita, além de diversos pacotes de serviços sem custos. É possível, ainda, analisar preços entre empréstimos por meio de comparadores que permitem encontrar crédito mais barato.

 

2 – Serviços por assinatura

 

De revistas semanais a TV a cabo, assinaturas de produtos podem ser facilmente cortadas do seu orçamento. “Nos dias de hoje, parece que tudo é baseado em assinatura”, disse Clint Haynes, um planejador financeiro de Kansas City e presidente da NextGen ao site Business Insider. “Já vi inúmeros clientes que pagam por assinaturas e nunca chegam a usar. Você vai se surpreender com o quanto você estará economizando em uma base anual”, disse Heynes.

 

Vale a pena assinar uma TV a cabo? É um gasto que pode ser cortado ou diminuído, já que por vezes, o pacote que você possui é muito maior do que os canais que você realmente usa. Além disso, assinaturas de serviço de streaming e séries online custam muito mais barato.

 

3 – Estacionamento

 

Claro que você precisa ir para o trabalho de alguma forma, mas se você usa o carro todo dia e o deixa em um estacionamento, a quantia no fim do mês pode fazer muita diferença. E não só diariamente como em fins de semana quando é ainda mais fácil evitar pagar o estacionamento.

 

“A dica é evitar ir de carro, optar pelo transporte público, usar aplicativos de transporte (Uber, WillGo e Cabify) ou ir de carona. Se for de carro, procure estacionamentos mais afastados do local, que podem ser mais baratos, ou até mesmo vagas na rua – mas fique sempre atento à segurança”, sugere Domingos.

 

4 – Tarifas de celular

 

Viver sem um celular hoje em dia é algo realmente difícil. No entanto a questão aqui é outra: se não souber adequar suas necessidades ao plano de celular, você pode gastar muito mais do que o necessário.

 

Se você escolher um plano muito barato, mas gastar com serviços extras o tempo todo, o barato sai caro. “Se informe sempre sobre as tarifas das operadoras e avalie o custo-benefício”, diz Domingos.

 

Confira a lista completa no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
Decoração: 5 dicas de como economizar com armário de cozinha
Por Viva Decora
4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).