6 ideias para aproveitar as férias de julho sem gastar muito

Escrito por:

Trabalhador ou estudante, criança ou adulto, homem ou mulher, todo mundo merece um descanso. Muitas pessoas aproveitam as férias escolares de julho e engatam as férias do trabalho, já que quanto mais se “desligar” de tudo, melhor vai ser o descanso.

 

O grande problema das férias é conciliar o que se deseja com o que se pode (e cabe no seu bolso) fazer. Mas com criatividade e disposição, é possível aproveitar ao máximo esse tempo de sossego, com muita diversão e o melhor: sem se endividar. Aproveitar as férias sem gastar muito não é impossível. Não adie sua felicidade por falta de dinheiro.

 

Faça você mesmo sua gestão financeira e anote aí nossas 6 dicas infalíveis e saia já para curtir e aproveitar cada momento:

 

1 – Primeiro passo: faça o seu planejamento financeiro

 

Apenas você sabe o que pode e o que não pode gastar, então separe um tempo no seu dia e faça o seu próprio planejamento financeiro. Dá para viajar no fim de semana? Vai sobrar dinheiro para assistir aquele filme no cinema? E aquela casa na praia, será possível alugar por alguns dias? A melhor opção é passar o dia em um parque na cidade e preparar um delicioso lanche para o piquenique?

 

Analise sua quantia e planeje o que for possível com o que você tem. O ideal é evitar os cartões de crédito e os cheques especiais, pois os altos juros impostos são sinônimos de prejuízo. Não se iluda com os baixos valores das parcelas!

 

2 – Descubra a programação da sua região

 

Muitas vezes a pessoa procura atividades para tão longe que esquece o que existe de bom perto. Não cometa esse erro! Pesquise e fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade e na região.

 

Muitas cidades oferecem uma programação especial de férias e com a ajuda da internet, você pode encontrar facilmente aquele espetáculo, show ou trilha que encaixe na agenda e caiba em seu bolso.

 

3 – Pesquise o máximo que puder

 

O maior engano das pessoas quando o assunto é férias, é acreditar ser necessário gastar muito dinheiro para realizar uma boa viagem. Mas com pesquisas é possível conhecer o destino dos seus sonhos sem se preocupar com as contas.

 

Os pacotes de turismo ficam ainda mais caros durante a chamada “alta estação’’ (meio e fim do ano), por isso realize sempre pesquisa de preços antes de finalizar um negócio. As reservas em pousadas e hotéis também devem ser feitas com antecedência, sempre dando prioridade aos locais com indicações de amigos ou conhecidos.

 

4 – Faça mais visitas

 

Com tantos compromissos no dia a dia, fica quase impossível visitar os amigos e parentes mais queridos. Os raros e rápidos encontros acontecem aos fins de semana e o gosto de saudade nunca acaba.

 

Com esse tempo livre, aproveite para fazer mais visitas e colocar o papo em dia. O único segredo é avisar as pessoas com antecedência, para evitar desencontros. Mas, um encontro bem combinado tem tudo para se transformar em momentos inesquecíveis.

 

5 – Troque a balada pelos jogos

 

Que é bom pegar uma balada de vez em quando, é. Mas, você lembra quanto gastou na última? Pois é, na maioria das vezes, ir para a balada é sinônimo de perder algumas notas na sua carteira.

 

Os jogos de tabuleiro, jogos de baralho e até mesmo o videogame são alternativas tão ou mais divertidas e interativas. Basta convidar os amigos para a noite ficar ainda mais animada e dar boas risadas.

 

6 – Pratique atividades físicas urgentemente

 

Se você fez promessas de dieta e ir para a academia durante o ano todo e não cumpriu, a hora é agora!

 

Que tal pegar a bicicleta e pedalar no parque na próxima tarde? Além de se exercitar, o pôr do sol fica ainda mais lindo visto de lá. E por que você insiste em querer o mar, quando tem uma piscina no fundo de casa? Chame seus amigos e garanta uma tarde prazerosa.

 

De um modo geral, é possível aproveitar as férias sem gastar muito e garantir muita diversão e história para contar. Tem mais alguma dica para acrescentar? Fala pra gente nos comentários!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para conseguir taxas de juros de empréstimo menores
Por Equipe Organizze
Padrão de vida: você vive de acordo com a sua realidade?
Por Equipe Organizze
5 lições que podemos aprender com tempos de crise
Por Meu Patrimônio
Atualização do salário mínimo: saiba quando acontece
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).