6 passos para não extrapolar neste verão!

Escrito por:

A cada verão, a fórmula é sempre a mesma: o calor chega e o dinheiro sai. É normal, pois nossos hábitos mudam na estação mais quente do ano. São churrascos, festas na piscina, viagem de férias e aquela vontade de fazer esportes. Tudo isso acaba custando dinheiro. Mas não é que existem algumas maneiras de burlar esse aumento geral de preços e frear o impulso por gastos? Saiba como planejar seus gastos e salvar seu dinheiro neste verão. Confira:

 

1 – Cuidado com os esportes de verão

Nessa época do ano, todo mundo quer praticar uma atividade física, seja ao ar livre ou nas academias. A procura é enorme, então prefira os horários que são menos concorridos — muitas academias dão desconto para quem malha na hora do almoço, por exemplo.

 

No assunto esporte, também avalie se é melhor fazer um curso ou comprar equipamentos. Aquela prancha de surf, a bola de vôlei ou raquete de tênis vai ser usada o ano todo? Ou vai ser mais um gasto supérfluo de verão? Reflita bem e evite esse tipo de compra por impulso.

 

2 – Se vai viajar, fique atento às promoções

A época é de altíssima temporada em todo destino que envolva praia, mas as companhias aéreas geralmente fazem boas promoções para viagens de última hora — geralmente são promoções de fim de semana. Se estiver pensando em viajar, então fique sempre de olho a partir da sexta feira à noite.

 

Outra dica para viajar pagando menos é procurar destinos que não são muito visados no verão, ou seja, fique longe das praias. Você vai aproveitar um lugar sem aquela multidão e com certeza vai pagar menos pela hospedagem. Fique atento também às promoções relâmpago de resorts. Pesquise bem antes de comprar.

 

3 – Economize com o lazer (cinema, teatro e exposições)

Pode acreditar, o cinema também é bastante procurado no verão. Afinal, nem todo mundo ama praia e aguentar o calor sem ar condicionado é para quem tem ânimo. Para economizar com a programação, procure os sites que oferecem cupons de desconto para teatro. Tem muita gente que acha esse é um lazer caro, mas fique sabendo que há muitas peças boas por R$ 10.

 

No cinema, existem as sessões da tarde que custam menos (varia de cidade para cidade). E em alguns dias da semana, geralmente quarta-feira, o ingresso sai pela metade do preço. Procure se informar como são as salas perto da sua casa. Outra dica é aproveitar as exposições de arte que normalmente são gratuitas.

 

4 – Faça você mesmo

Você quer fazer uma pequena reforma na beira da piscina, organizar o jardim e passar um verão em um quintal bem mais agradável, não é? Só que na hora de contratar uma empresa ou alguém para fazer, fica bem mais caro do que cabe no orçamento. Que tal pensar um pouco e ver se você mesmo não pode fazer? Se não for algo estrutural com certeza você será capaz.

 

Pode ser que valha mesmo a pena tirar alguns dias de folga do trabalho para organizar a casa. Limpar a piscina, decorar a área de lazer, instalar a nova churrasqueira, etc. O trabalho manual pode, inclusive, servir de terapia para quem trabalha o dia todo na frente do computador. Sem contar que vai salvar seu bolso do vermelho no fim do verão.

 

5 – Não gaste tanta energia e água

Quando as contas de água e luz começam a chegar depois do verão isso não deve ser motivo para pânico. Então comece economizando. Verifique se os filtros do ar condicionado estão limpos, pois os sujos gastam mais energia. Limite o uso só para quando você realmente precisa, de noite ou ao meio-dia, se você fica em casa, e prefira um ventilador de vez em quando. Não esqueça de desligar os equipamentos quando sair e cuide bem da piscina para não precisar esvaziar e encher mais de uma vez no verão.

 

6 – Cuidado com as compras parceladas

Seja no shopping aproveitando o ar condicionado ou na praia curtindo o refresco do mar, a verdade é que todo mundo fica mais sujeito a fazer compras por impulso no verão. Seria fácil dizer somente: não compre. Mas é difícil resistir àquelas comprinhas à beira mar e às queimas de estoque após as festas de fim de ano.

 

O que muita gente faz é jogar esses desejos todos no cartão de crédito em compras parceladas. Pois lembre-se que isso é uma bola de neve e bem ou mal as contas devem ser pagas um dia. Evite a todo custo as compras parceladas nessa época, porque provavelmente serão por coisas que você não precisa realmente.

 

Você não deve se privar de todos os prazeres que o verão traz, mas prestando um pouco de atenção no que é essencial ou não para sua vida, já se consegue equilibrar bem as contas. O imporante é não dificultar a vida nos próximos meses pagando as contas do verão.

 

E você, o que faz para economizar quando chega o verão? Deixe um comentário e leia também nossas outras dicas abaixo:

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 MAIORES DILEMAS SOBRE TESOURO DIRETO! Leia e invista hoje
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Por que fazer um site de casamento?
Por Mecasei.com
Como enriquecer na Bolsa: mitos e verdades
Por Equipe Organizze
Atenção! O dinheiro pode estar controlando sua vida
Por Gustavo Quadros
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).