6 pequenos hábitos diários que podem te ajudar a economizar muito

Escrito por:

Guardar dinheiro é um desafio para muitos brasileiros e quando chega no final do mês muitos já não têm mais nada para gastar e pagar as contas. Alguns hábitos diários que podem te ajudar a economizar devem ser incorporados ao estilo de vida para que tragam resultado, e quando se percebe tem-se uma poupança ou dinheiro investido para ser utilizado em sonhos.

 

Hábitos diários que podem te ajudar a economizar

 

Como o título desse texto, economizar é uma questão de costume e deve ser incorporado à rotina. Com o passar do tempo, algumas atitudes se tornam naturais e não será mais preciso fazer o monitoramento sobre onde e como gastar em tempo integral.

 

Conheça o que pode ser feito para poupar dinheiro.

 

1. Ter um diário de economia doméstica

 

Anotar todas as despesas e o que se gasta faz com que se possa ver exatamente onde o dinheiro está sendo empregado e a quantia para cada item.

 

Ele funciona como uma espécie de controle de calorias. Quando se percebe que o limite está sendo ultrapassado é preciso começar a cortar o que está excedente. Ferramentas online ajudam nesse controle.

 

2. Utilizar envelopes

 

Para os que não têm muito controle, a ideia é separar o dinheiro que será destinado a cada atividade. Crie envelopes para cada situação, um para contas a serem pagas, outro para alimentação, lazer e assim por diante.

 

Não poderá gastar mais do que destinou no começo do mês para cada item. Assim, terá um controle melhor sobre as despesas e conseguirá adquirir hábitos diários que podem te ajudar a economizar.

 

3. Ter um plano de saúde

 

Um erro é achar que investir em saúde é desperdiçar dinheiro, mas o efeito é exatamente o contrário. Um convênio médico pode ajudar a limitar os gastos com despesas médicas e hospitalares e,
em muitos casos, proporcionar desconto em medicamentos.

 

4. Ajuste os produtos consumidos

 

Trocar alguns produtos por um similar mais barato e de boa qualidade ajuda a economizar alguns trocados. Na hora de ir às compras, pesquise quais são as opções e peça sugestões a conhecidos para fazer as substituições.

 

As pequenas trocas representam um grande montante quando são somados os valores poupados.

 

5. Crie desafios

 

Uma maneira de se habituar a economizar e gerar motivação para isso é a criação de desafios. Estabeleça metas graduais, por exemplo, gastar R$ 50,00 a menos a cada mês. Com o tempo, os valores podem ir aumentando e no final podem gerar uma recompensa.

 

6. Evite comer fora de casa

 

Alimentação representa um grande percentual de gasto no salário e comer fora de casa pode ser bastante caro.

 

No cotidiano, sempre que for possível, faça as refeições em casa ou leve a sua marmita e lanche. Entenda que comer fora é um gasto supérfluo e que pode deixar isso para ser feito apenas em ocasiões especiais.

 

Pequenas mudanças nos hábitos diários que podem te ajudar a economizar fazem uma grande diferença ao final do mês e a um longo período. Para quem deseja ter bens, começar por essas ações será de grande ajuda.

 

*Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por conteúdos web, finanças e tecnologia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para economizar dinheiro com serviços no dia a dia
Por Equipe Organizze
Saiba quais são as taxas que os bancos não podem cobrar
Por Equipe Organizze
Ainda vale a pena contribuir com o INSS?
Por Equipe Organizze
Dicas de revestimentos baratos para cozinha
Por Viva Decora
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).