7 cuidados ao contratar serviço de fotografia para o seu casamento

Escrito por:

Se já é uma tarefa bem difícil e trabalhosa pensar em cada pedacinho do seu casamento, imagina escolher o fotógrafo que será responsável por registrar cada um desses detalhes que você escolheu com tanto carinho. Já pensou ter que guardar para sempre fotos sem qualidade de um dos melhores momentos da sua vida?

 

Se você perguntar às noivas que conhece, muitas vão dizer que o item mais importante é o vestido, outras o DJ, mas, com certeza, muitas delas vão dizer que a fotografia é um dos itens da festa no qual você deve investir. Por isso, escolher o fotógrafo ideal é uma das tarefas mais valorosas na organização do seu casamento!

 

Veja as 7 dicas para acertar na escolha.

 

1. Defina o estilo de fotografia

 

Antes de começar a entrar em contato com um fotógrafo de casamento, é importante saber qual é o estilo de fotos que pretende ter em seu álbum de casamento. Você deve saber qual estilo se encaixa mais com a personalidade do casal, com o jeito de pensar e de sentir. Dessa forma, as fotografias de casamento poderão refletir a individualidade do casal nesse dia tão importante.

 

Existem três principais estilos de fotografias a serem consideradas:

 

Fotos clássicas: registros posados e planejados

Fotos espontâneas: muitas vezes esses registros são tirados sem que os noivos e convidados percebam

Fotojornalismo: registros que narram uma história, sem poses, com planos diferentes e captando expressões únicas

 

2. Avalie o orçamento disponível para a fotografia

 

Pense em quanto do seu orçamento total você pode e quer reservar para o fotógrafo. Em particular, o fotógrafo merece um bom pagamento, porque eles são cada vez mais valorizados e requisitados. Afinal, eles são responsáveis por capturar as lembranças de um dos grandes dias de sua vida.

 

Mesmo que você tenha um orçamento pequeno, ou altíssimo para o dia do evento, ninguém quer jogar dinheiro fora, não é mesmo? Se você gostou bastante do fotógrafo, é melhor investir nele do que pagar mais barato em outro que não gostou tanto. Tente ajustar os gastos para conseguir fechar com o profissional que você gostou. O benefício será muito melhor, e o custo percebido com certeza será menor.

 

3. Saiba quando contratar o fotógrafo

 

Assim como também acontece com os locais, os melhores fotógrafos costumam preencher sua agenda rapidamente. A partir do momento que você já sabe a data do seu casamento e qual será o estilo das suas fotos, comece a procurar o fotógrafo.

 

Não deixe para a última hora, já que poderá correr o risco de não conseguir um bom profissional. Indica-se que você o contrate com um ano de antecedência se o casamento for na alta temporada (abril, maio, outubro e novembro), ou pelo menos oito meses se você vai casar em baixa temporada.

 

4. Pesquise trabalhos anteriores e analise o portfólio do fotógrafo

 

Pergunte para seus amigos e peça indicações. Quando encontrar um profissional que você tenha gostado, entre em seu site, redes sociais, mande email, converse pessoalmente e avalie os trabalhos anteriores dele. Verifique também se ele tem cursos e formação na área. Enfim, colha as informações necessárias para saber quem você está contratando e faça de tudo para estreitar o relacionamento com ele.

 

Muitos fotógrafos de casamento disponibilizam seu portfólio na internet e você já pode começar o trabalho a partir desta análise. Após selecionar alguns profissionais, você pode marcar uma visita e conferir o material pessoalmente, peça para ver álbuns completos e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o serviço.

 

5. Verifique as condições de pagamento e o contrato

 

Quando finalmente decidir quem será o fotógrafo do seu casamento, é hora de formalizar tudo por contrato, com informações completas e deveres do contratado e do contratante. Atente-se quanto a duração do serviço no dia da festa, ao tempo que será dedicado à edição das fotografias, qual o formato, a resolução e o prazo de entrega. Tudo o que foi combinado verbalmente deverá estar por escrito no contrato.

 

6. Informe os detalhes da cerimônia para o fotógrafo

 

Tudo oficializado por contrato? Então é hora de começar a planejar o registro deste dia tão especial! Reserve tempo para contar ao fotógrafo cada detalhe de seu casamento: horário, cerimônia, tipo de recepção e festa, quem são os convidados, como será a decoração e o cerimonial. Não deixe nenhuma informação faltar! Quanto mais detalhes ele souber, mais perto vai estar de fazer as fotos de seus sonhos.

 

Converse com o fotógrafo sobre quais são as fotos das quais não abre mão. Fotos com a família, com o bolo, com os padrinhos, com as daminhas e pajens e a hora do buquê, por exemplo. Vale fazer uma listinha e entregar para o seu fotógrafo ou cerimonialista. Garanta que ele tire mais de uma foto de cada momento para ter opções na hora de montar o álbum.

 

7. Faça uma sessão prévia

 

Convide o mesmo fotógrafo do casamento para registrar o pré-wedding. O pré-wedding é um ensaio de fotos do casal que pode ser utilizado para ilustrar o site de casamento. Esta é uma boa oportunidade para se familiarizar com o profissional e para que ele também já sinta o estilo do casal e consiga tirar o melhor proveito. Vocês se sentirão mais à vontade e a afinidade é um elemento importantíssimo para garantir fotos lindas, afinal, ele estará com vocês o tempo todo!

 

*A Wedy.com é a forma mais fácil e divertida de planejar e organizar o casamento dos sonhos. Atuando como melhor amiga dos noivos, a Wedy.com fornece uma série de ferramentas e serviços inteligentes para facilitar a jornada dos noivos até o altar – e além.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que fazer para sair do endividamento?
Por Equipe Organizze
CFD: o que é e como utilizar nas finanças pessoais?
Por Equipe Organizze
4 dicas para garantir mais tranquilidade na viagem pós-pandemia
Por Equipe Organizze
Independência Financeira: saiba o que você precisa fazer para alcançar
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).