7 dicas de como economizar agora!

Escrito por:

Devido a sua correria diária, você acaba perdendo o controle das suas finanças, não é mesmo? Nesse momento, torna-se difícil poupar, pois você não sabe para onde o seu dinheiro está indo.

 

Saber como economizar é importante para que você e sua família não passem por situações difíceis e constrangedoras.

 

Além disso, com uma gestão financeira pessoal eficiente, você consegue se organizar para realizar novos investimentos, viagem de férias, trocar de carro, entre tantas outras conquistas que você só vai conseguir alcançar se souber economizar.

 

Para te ajudar a ter um melhor controle sobre as suas finanças, escrevemos este artigo com 7 dicas de como economizar desde agora. Então, continue lendo o post até o final para saber mais!

 

1 – Evite alimentar-se fora de casa

 

Alimentar-se fora de casa é uma das maneiras mais comuns de aumentar seus gastos. Portanto, esse costume precisa ser, no mínimo, diminuído.

 

Se você trabalha o dia todo e não tem tempo de ir almoçar em casa, procure levar marmitas para o trabalho. Você pode montar todas no domingo à noite e depois congelá-las.

 

Assim, no decorrer da semana, você não precisa se preocupar em cozinhar algo para almoçar.

 

As idas em pizzarias, hamburguerias, pastelarias, entre outros estabelecimentos alimentícios, nos finais de semana, também devem ser evitados.

 

Se você tiver vontade de comer uma pizza, por exemplo, experimente fazer você mesmo; com poucos ingredientes, você já consegue montar uma pizza bem saborosa.

 

2 – Otimize as idas ao supermercado

 

Muitas pessoas pensam que devem ir ao supermercado sempre que falta algo dentro de casa. É lógico que você precisa comprar aquilo que está faltando, porém é preciso otimizar os seus gastos.

 

Com idas frequentes ao supermercado, você acaba gastando mais do que deveria. Por exemplo: a sua manteiga acabou, quando você chega para comprar outra, você vê na prateleira dos alimentos frios o queijo e o presunto e acaba comprando os três.

 

Por mais que o seu objetivo seja comprar apenas um produto, a sua mente, automaticamente, sentiu a necessidade de comprar mais dois produtos.

 

Devido a situações como essas, você precisa otimizar as suas idas ao supermercado. Procure estipular um período para realizar suas compras.

 

Escolha ir ao supermercado a cada 7, 15 ou 30 dias. Compre somente o necessário para que você e sua família possam se manter nesse período e evite, ao máximo, ir ao estabelecimento fora desse prazo estipulado.

 

É interessante também verificar quais os dias em que o supermercado mais oferece promoções, para poder economizar ainda mais.

 

3 – Reduza o consumo de água e energia elétrica

 

Para reduzir o consumo de água e energia elétrica, é necessário que toda a família seja conscientizada, porque você vai precisar da colaboração de todos. Algumas atitudes que podem ser tomadas são:

 

→ os banhos devem durar, no máximo, 5 minutos;

→ a torneira deve ser desligada, enquanto você escova os dentes e durante o tempo em que estiver ensaboando a louça;

→ as calçadas podem ser lavadas com a água da máquina de lavar;

→ as luzes, nas partes da casa que ninguém estiver ocupando, devem ser apagadas;

→ as roupas podem ser passadas uma vez por semana, para evitar ficar ligando o ferro a cada instante; etc.

 

4 – Diminua os custos com o telefone

 

Os custos com o telefone podem ser substituídos pela tecnologia. Atualize-se e faça uso do WhatsApp e Skype para enviar as suas mensagens e realizar as suas ligações.

 

Feito isso, você pode entrar em contato com a sua companhia telefônica e solicitar um pacote mais barato.

 

No caso dos telefones fixos, existem pacotes que limitam as suas ligações; por exemplo, há pacotes que impossibilitam fazer ligações interurbanas, não aceitam chamadas a cobrar, só permitem a realização de ligações de fixo para fixo, etc.

 

Utilizando a tecnologia a seu favor, você acaba pagando uma fatura mínima e economizando na conta do telefone.

 

5 – Mude o hábito de comprar seus bens

 

Quando o assunto é economizar, muitos hábitos devem ser mudados, principalmente o de como você adquire seus bens.

 

Evite comprar a prazo e dê preferência para os pagamentos à vista. Além de não acumular dívidas, você acaba economizando nos descontos.

 

Uma boa dica para poder realizar suas compras à vista é guardar dinheiro suficiente para comprar determinado bem.

 

Em relação ao vestuário, procure efetuar as suas compras no início de cada estação, assim você compra somente o necessário e evita adquirir outros produtos compulsivamente.

 

6 – Use seu cartão de crédito com consciência

 

O cartão de crédito é uma forma de pagamento muito comum e útil nos dias de hoje, porém ele precisa ser utilizado com consciência.

 

As pessoas usam seu cartão de crédito para pagar várias coisas, mas não fazem um bom controle dos seus gastos e, quando a fatura chega em casa, o desespero bate a porta.

 

Deixe para usar o seu cartão para compras maiores, aquelas que você precisa parcelar e que — na maioria das vezes — não incidem juros na parcela, se a compra for realizada no cartão.

 

Evite pagar contas de restaurantes ou bares assim, pois, nesses lugares, você pode consumir mais do que deveria e perder o controle das suas despesas.

 

7 – Utilize aplicativos financeiros para controlar suas finanças

 

Ter o controle financeiro das suas despesas é a melhor forma de economizar. Contudo, é importante que você deixe de lado os controles manuais, com as planilhas de Excel e conte com o suporte de um aplicativo financeiro, como o Organizze.

 

Por meio dele, você vai conseguir ter uma visão mais ampla dos seus gastos, pois vai conseguir categorizar todas as suas receitas e despesas e, assim, saber para onde está indo o seu dinheiro.

 

Além disso, o aplicativo vai emitir alertas quando chegar o vencimento de uma conta, evitando que você atrase o pagamento e pague juros.

 

Saber como economizar no dia a dia não é algo tão difícil, se você tiver organização. O controle financeiro serve para evitar que gastos desnecessários sejam feitos, os quais podem pôr em risco a sua saúde financeira.

 

Ninguém gosta de ficar endividado e sem crédito para adquirir seus bens. Por isso, faça a sua parte, siga as nossas dicas e comece a economizar agora!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Uber vs Carro próprio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
10 dicas para quem busca recolocação no mercado de trabalho
Por Equipe Organizze
7 hábitos saudáveis que ajudam sua vida financeira
Por Equipe Organizze
Como escolher uma casa para alugar
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).