7 dicas de como otimizar os espaços de sua casa

Escrito por:

Sabe o que significa “otimizar espaços”? Significa deixar as áreas da casa – tanto de piso quanto de paredes – mais bem aproveitadas. Agora, como é que se faz isso?

 

Bem, normalmente, são os arquitetos e designers de interiores que têm conhecimento suficiente para responder mais facilmente essa questão. Mas você também pode conhecer algumas dicas para deixar seu imóvel mais bonito e funcional. Veja!

 

 

#1 – Se você tem uma quitinete

 

Nas grandes metrópoles brasileiras, como São Paulo, é comum ver uma gama maior de opções de plantas de imóveis para morar.

 

Não é incomum, em certas áreas supervalorizadas, ver pessoas altamente descoladas habitando apartamentos em formato de loft, studio ou quitinete. E plantas assim, embora atraentes, são bem mais difíceis de serem otimizadas.

 

Em uma quitinete comum costuma-se ter, no máximo, dois ambientes. Há um banheiro e uma sala que é, ao mesmo tempo, cozinha e dormitório.

 

Nesse caso, não tem solução, a pessoa irá desempenhar muitas atividades diferentes num mesmo espaço – dormir, assistir TV, cozinhar, receber os amigos e mais. E para que isso dê certo, será preciso investir em uma decoração neutra e composta de móveis multifuncionais.

 

 

 

#2 – Se seu imóvel é pequeno e apresenta ambientes integrados

 

Existem apartamentos que não são exatamente uma quitinete, porém, são tão pequenos que as pessoas preferem fazer a integração dos ambientes.

 

Quando possível, essa solução é bem válida, porque permite que os espaços pareçam mais amplos – fora que dá a possibilidade de um melhor aproveitamento de planta. Aqui os móveis funcionais também serão uma boa alternativa!

 

Agora, o segredo deste modelo de arquitetura vai além dos móveis. Como fazer que áreas integradas tenham zonas funcionais delimitadas? Na imagem apresentada a seguir vêem-se ótimas ideias a respeito.

 

Por exemplo, uma linha que se converte, ao longo de uma parede, em bancada de cozinha, rack, lareira e lavanderia. Placa de vidro que protege o sofá e limita a sala. E cortina que dá privacidade ao quarto. Excelente!

 

 

#3 – Se seu imóvel é pequeno, mas sem ambientes integrados, e você ainda quer otimizar os espaços

 

#3.1 Sala de estar

 

A sala de estar é o ponto perfeito para receber os amigos e a família. E para estes momentos, quanto mais opções de assentos e mesinhas tiver a disposição melhor. Observe a imagem apresentada neste tópico.

 

Ela apresenta um exemplo de sala pequena, mas que teve seu espaço muito bem aproveitado. No lugar de mesa de centro, uma auxiliar com rodízios. E sob o rack, ao invés de gavetas, um puff extra.

 

Outro detalhe que não passa despercebido nesta foto é o próprio móvel criado como suporte para a televisão. Veja quantas funções diferentes ele assume. É um painel pensado para fixar o aparelho no alto, sem danificar a parede.

 

Também um rack – contendo um nicho para colocar outros aparelhos de mídia, mais uma gaveta para guardar seus controles. E, além disso, uma bancada de estudos ou mesa de trabalho.

 

 

Na imagem seguinte já se pode ver um exemplo de sala de estar bem mais ampla. Observe as ótimas e discretas soluções de otimização de planta pensadas pelos decoradores.

 

Primeiro, um móvel personalizado para aproveitar toda a área livre abaixo da estrutura da escada. Segundo, uma pequena estante com nichos que funciona também como proteção para as costas do sofá.

 

 

#3.2 Cozinha, banheiro e lavanderia

 

Estes ambientes são complicados de decorar, porque já possuem funções pré-estabelecidas.

 

Mas sempre há um jeito de aproveitar espaços vagos que venham a surgir entre móveis e aparelhos instalados.

 

 

Num cantinho da cozinha, é possível fazer uma pequena mesa de refeições. Atrás do espelho do banheiro, um armário. E sobre a máquina de lavar roupas e o tanque, uma bancada auxiliar.

 

 

#3.3 Dormitório

 

A decoração de um dormitório pode se resumir só a uma cama. Mas, tem gente que coloca neste cômodo todos os seus pertences pessoais. Daí é preciso ter mais itens no ambiente, como armário, cômoda e criado-mudo.

 

E o que fazer com os espaços vazios entre estas peças? Colocar acessórios úteis! São exemplos cabideiro, espelho, penteadeira e mais.

 

 

#3.4 Home office

 

Você pode ser um felizardo e trabalhar em casa. Agora, a coisa não é tão simples assim. Será preciso ter paciência para saber dividir a casa com a família. E se há crianças em casa? Bem, elas talvez poderão ficar por perto.

 

Que tal reservar um espaço para elas em seu home office? Preveja, para o local, uma mesa de trabalho e também uma bancada de estudos, prateleiras de livrinhos e pequenas cadeirinhas.

 

 

#3.5 Varanda

 

E, por fim, tem a varanda. Este espaço dos imóveis também pode ser otimizado. O próprio home office pode ser montado neste ponto da casa, caso não haja outro cômodo disponível para isso.

 

 

Pode-se estender a planta de outros ambientes para esta área externa. Talvez colocar a máquina de lavar ou a mesa de jantar nesse ponto da casa. O que acha?

 

Em resumo, quem quer aproveitar melhor os espaços só precisa de criatividade e bom gosto. E isso você tem de sobra!

 

Estas dicas de decoração em espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 passos para mudar o visual da casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Dicas de como reformar sua casa gastando pouco
Por Equipe Organizze
Móveis versáteis: solução vantajosa para a decoração de casa
Por Viva Decora
Armário de cozinha: escolha as peças perfeitas para a sua casa e seu bolso!
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).