7 dicas para ficar no azul com as finanças no início do ano

Escrito por:

Após as festas de final de ano, vem a preocupação com as contas que começam a chegar a partir de janeiro. Entre elas, o IPTU, IPVA, Imposto de Renda e material escolar são as primeiras a surgirem em nossa mente.

 

Para não ter surpresas desagradáveis, saiba aqui como programar as suas finanças!

 

Como se programar com as despesas de início do ano

 

Por mais que sejam comuns essas contas no começo do ano, elas sempre causam preocupação. Porém, se você se organizar, vai se sair muito bem. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas para que você tenha um plano financeiro e fique sempre no azul. Confira!

 

1. Priorize as dívidas

 

IPTU, IPVA, renovação do seguro auto, matrícula, material escolar, entre outras contas são bastante comuns no início do ano. Para você não ficar no vermelho, priorize as que são mais urgentes. Você pode pagar algumas dessas à vista e parcelar as outras para não correr o risco de acumular juros.

 

2. Negocie desconto para pagamento à vista

 

Você pode tentar solicitar descontos para o pagamento à vista, conseguindo assim, economizar mais. Como essas contas já são comuns no começo do ano, tente separar um dinheiro para quitá-las de uma só vez. O IPTU, por exemplo, costuma ter descontos para quitação à vista. Caso não seja possível quitá-las, dê preferência em pagar à vista as que oferecem um desconto maior.

 

3. Pesquise e compre antecipadamente

 

A internet é um excelente canal para você fazer pesquisas de preços e é de grande ajuda na questão do material escolar, por exemplo. Através dos sites, você pode comparar preços e encontrar as melhores opções. Assim você pode ver o que compensa mais, se comprar em vários lugares ou focar a compra em um só lugar. Além disso, se você comprar antecipadamente, pode aproveitar descontos maiores. E atenção! Siga sempre a lista escolar e o item que não estiver listado, é sinal de que você não precisa comprar, assim você evita gastos extras.

 

4. Atente-se aos descontos

 

No começo do ano é bastante comum que os estabelecimentos ofereçam super descontos para compra de seus produtos e serviços. Mas você deve se atentar para não fazer mais dívidas, descontrolando assim as suas finanças. Coloque tudo no papel, ou seja, todos os seus ganhos e gastos, por menor que sejam. Então, você saberá o que pode comprar e até que valor poderá gastar, sem ficar com prejuízo financeiro.

 

5. Cuidado com o uso do cartão de crédito

 

Que o cartão de crédito facilita na hora das compras, isso todos nós sabemos. Porém, se você atrasar um só dia no pagamento da fatura, terá uma surpresa desagradável. Então, fique muito atento às suas compras usando o cartão, especialmente porque ele acaba trazendo a impressão de que sempre cabe mais um gasto no orçamento. Além disso, tente não usar mais de um cartão para parcelamento de compras, assim, você não ficará sobrecarregado com as faturas.

 

6. Tenha uma reserva financeira

 

Não é fácil saber o valor ideal para a reserva financeira, afinal, isso depende muito dos seus gastos fixos e número de familiares (cônjuge e filhos). Lembre-se de que ter uma reserva financeira é sinal de tranquilidade em caso de imprevistos, especialmente se você se descontrolou no final do ano com as compras e sobrecarregou o orçamento no início do outro ano. E tenha foco, afinal, reserva financeira não deve ser visto como um valor a ser retirado para outros fins que não seja uma emergência.

 

Dica extra: foque em guardar, pelo menos, 10% do seu rendimento financeiro, todos os meses.

 

7. Adie gastos

 

Reforma, troca da TV, troca do carro, entre outras coisas, podem esperar, desde que não sejam urgentes. Tanto no final do ano quanto no início, as ofertas são tentadoras e com o 13º salário em mãos, você deve pensar muito se deve investir nesses gastos ou adiá-los. Coloque em sua mente que essa época do ano é para economizar, não gastar, afinal, de janeiro a março os boletos e carnês vêm com valores maiores.

 

Invista em um planejamento anual

 

Aproveite o início do ano para montar um planejamento anual e coloque as seguintes informações em uma planilha. Veja as dicas!

 

→ Estimativa de ganhos: separando por mês, coloque os seus ganhos mensais, incluindo a renda familiar.

 

→ Estimativa de gastos: inclua na planilha todos os gastos, dos menores aos maiores. Considere água, luz, telefone, internet, presentes, viagens, mensalidade escolar, aluguel/financiamento, entre todos os outros que você terá em cada mês do ano. Dica: corte os que forem desnecessários.

 

→ Determine um valor para poupar e outro para investir: estabeleça um percentual para investir e outro para poupar, respeitando os itens acima.

 

→ Tenha uma poupança só para emergências: separe um determinado valor só para possíveis emergências médicas e financeiras. O ideal é tê-las separadas.

 

→ Invista em lazer: separe uma porcentagem do seu orçamento, apenas para o lazer e planeje cada feriado e férias. Além de contribuir com a boa relação familiar, você contribuirá com a sua saúde e de sua família.

 

→ Faça uma reavaliação do seu planejamento: analise seu planejamento e defina metas, exclua gastos, entre outros.

 

Monte o seu planejamento anual financeiro, se atentando às questões financeiras pessoais e familiares. Se precisar, conte com a ajuda de um profissional especializado e mantenha sempre o foco para atingir as suas metas.

 

Seguindo o planejamento financeiro, você conseguirá estar sempre no azul com as finanças no início do próximo ano.

 

Por: Andreia Silveira, do site www.SeguroAuto.org

 

Fontes: Exame e Estadão.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como fazer um planejamento financeiro familiar em 6 passos
Por Equipe Organizze
6 segredos de finanças para pais de primeira viagem
Por Equipe Organizze
Curso de inglês ou Intercâmbio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
Como funciona o cheque especial?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).