7 dicas para viver em paz com o cartão de crédito

Escrito por:

Por um lado, o cartão de crédito pode ser um grande aliado na vida financeira de uma pessoa. Mas se for mal administrado, pode virar o vilão das finanças rapidinho. Isso por conta dos juros altíssimos que são aplicados em dívidas relacionadas ao cartão.

 

O site Finanças Femininas listou algumas dicas de como você pode usar o crédito a seu favor e viver em paz com o seu cartão. Confira os destaques no texto a seguir!

 

1 – Fazer o controle de gastos é essencial

 

Com a crise financeira provocada pela pandemia da COVID-19, muitas pessoas perderam renda com o corte do salário, demissão ou a falta de demanda no negócio. Diante deste cenário, o cartão de crédito acaba sendo a solução para as compras no supermercado e outros itens essenciais. No entanto, o uso desse meio de pagamento deve ser planejado para não estourar a fatura e comprometer ainda mais o orçamento. Veja aqui como fazer o controle de gastos.

 

2 – Cuidado com a facilidade do cartão de crédito

 

A facilidade com que você realiza compras com o cartão de crédito pode ser uma grande cilada e te levar a uma dívida colossal, especialmente em momentos de crise. Por isso, para te ajudar a ficar mais longe dessa enrascada, a Carol Sandler fez um vídeo especial com dicas do que não fazer com o cartão de crédito. Clique aqui e assista!

 

3 – Mas se você tem dificuldade de fazer o controle de gastos, pode ser  interessante abandonar o cartão de crédito por um tempo

 

Se você tem muita dificuldade de fazer o controle de gastos, uma boa alternativa pode ser experimentar viver sem o cartão por um tempo. Esse período “livre” do pode ser muito útil para ensiná-la a planejar-se financeiramente antes de uma compra.

 

4 – Se mesmo assim você não abre mão dessa facilidade, precisa ter muita cautela

 

Agora, se você não quer deixar de usar o cartão de crédito, é preciso usá-lo com consciência  e cautela para não acabar endividada. Aumentar o seu limite sem saber se vai conseguir dar conta do valor, por exemplo, é um dos grandes erros que você pode cometer nesse uso. Conheça outros clicando aqui.

 

5 – E conhecer as consequências de não pagar a fatura do cartão em dia

 

Em abril de 2017, começaram a valer as novas regras para o rotativo do cartão de crédito. Pagar o valor integral da fatura é a regra de ouro para um bom uso, mas saber exatamente o que vai acontecer se você não conseguir quitar pode ajudá-la a evitar problemas maiores.

 

6 – Para não ficar endividada

 

Pelo potencial de crescimento do valor em aberto – a taxa de juros total do rotativo do cartão chegou a 313,4% em abril, indicam dados do Banco Central –, ficar endividada com o cartão de crédito é um dos piores deslizes que você pode cometer. Conheça aqui outras dívidas que devem ser evitadas a qualquer custo.

 

7 – Com o nome sujo

 

Não é de se estranhar, então, que os juros altíssimos dessa modalidade de crédito tenham impacto sobre a inadimplência. As dívidas no cartão de crédito estão entre os 7 maiores erros que sujam o seu nome.

 

Confira mais dicas de como ficar em paz com o seu cartão de crédito clicando no botão abaixo!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como quitar a dívida acumulada do cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
5 ótimos motivos para não emprestar o cartão de crédito
Por Equipe Organizze
A melhor forma de usar o cartão de crédito
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como descobrir o limite para compras parceladas do cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).