7 formas de cuidar bem do seu pet e economizar

Escrito por:

Os animais de estimação são criaturinhas que tem o poder de mudar nossas vidas para melhor. São companheiros, muitas vezes sendo considerados como membros da família.

 

Mas, para dar o cuidado que eles merecem, envolve alguns custos. Principalmente no caso de imprevistos ou emergências de saúde, o custo pode ser bem elevado para manter os pequenos seguros e saudáveis.

 

Antes de ter um pet, muitas pessoas ficam se perguntando qual é o investimento mensal para cuidar bem de seu bichinho. Por isso, se programar é ideal, pois um animal de estimação necessitará de investimentos como alimentação, produtos de higiene, brinquedos, medicamentos e eventuais emergências médicas.

 

Mas existem diversas formas de cuidar muito bem do seu bichinho, economizando com os custos que o envolvem.

 

Como cuidar bem do pet economizando?

 

Ter um companheiro amigo e leal é muito bom, mas é preciso se atentar a alguns cuidados essenciais para mantê-lo sempre seguro e saudável. Confira aqui algumas dicas para cuidar bem do seu pet e economizar!

 

1. Dê preferência a adoção

 

São milhares de bichinhos esperando por um lar em ONGs, abrigos e instituições. Além de economizar o dinheiro da compra (que pode ser exorbitante dependendo da raça escolhida), você evita estimular o mercado muitas vezes cruel que envolve a criação e vendas de animais de estimação.

 

Ao adotar, pesquise os abrigos e ONGs em sua região, procure conhecer o trabalho deles, confira a limpeza e situação de cuidados dos animais, converse com o profissional veterinário do local escolhido e escolha seu animalzinho. Sabemos que essa última etapa é a mais difícil, pois quem adora animais, vai ter vontade de levar todos para casa.

 

2. Tenha um plano de saúde para animais

 

O plano de saúde para pets é bem parecido com o convênio médico para humanos. Portanto, ao optar pela proteção, considere as coberturas que irão fazer parte do seu contrato.

 

Ao contratar um plano de saúde para cachorro, gato ou outro pet, você garante que seu animal esteja sempre saudável, mantendo consultas de rotina e ainda economiza com os gastos com o veterinário, em consultas, exames e até possíveis cirurgias.

 

Um bom plano de saúde para animais pode incluir as seguintes coberturas: vacinas, curativos, parto, consultas, exames, cirurgias e até castração.

 

3. Economizando na alimentação

 

Ao conhecer seu pet você também saberá qual é a quantidade de alimento necessário para repor as energias e escolher a melhor ração para seu tamanho e raça. Dosar corretamente a alimentação do bichinho, além de contribuir para que ele tenha uma vida saudável, evita desperdício e gera economia.

 

Além disso, comprar pacotes maiores de ração pode gerar economia expressiva nos custos de alimentação. Se seu pet gostou de uma determinada ração, pense em comprar os pacotes de 10kg, que tem o custo muito menor, se comparado com os pacotes de 1kg.

 

4. Conheça seu pet

 

Ao adotar, converse com o veterinário sobre características, comportamentos e costumes daquela espécie ou raça, como cuidados e alimentação diária. Além disso, estar sempre perto de seu bichinho e conhecer seu comportamento fará com que você note diferenças e problemas muito mais cedo, evitando problemas de saúde mais graves, que envolvam custos altos.

 

5. Esteja com as vacinas em dia

 

Por mais que as vacinas tenham custo, deixar seu pet sem as vacinas necessárias podem acarretar problemas de saúde, que irão gerar custos muito mais elevados que as vacinas. Afinal, deixar seu pet sem vacinação faz muito mal para a saúde dele.

 

Existem algumas vacinas para animais que são dadas de forma gratuita pelas prefeituras (como é o caso da vacina antirrábica). Então verifique em seu município se ele tem alguma política dessa
natureza.

 

6. Castração

 

A castração do pet é um assunto um pouco controverso, porém há provas de que é uma das melhores opções para seu bichinho. Evitar a gravidez, além de prevenir diversas doenças, muitas vezes ajudar em comportamentos agressivos.

 

Existem instituições e ONGs que realizam a castração de forma gratuita, bem como cursos universitários de veterinária que contém uma clínica com preços mais acessíveis para esse tipo de procedimento, além das clínicas veterinárias de confiança.

 

A maior parte oferece pagamentos flexíveis, com opções de parcelamento. Parece um investimento alto, porém pode gerar economia a longo prazo, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida do seu pet.

 

7. Banho

 

Se a intenção é economizar, dê banho em seu pet em casa. Manter ele limpo irá evitar o risco de doenças e problemas como pulgas e carrapatos. Caso ele seja muito peludo, leve em um pet shop
somente quando for necessário fazer a tosa.

 

Então, viu como existem muitas formas econômicas de cuidar do seu animal de estimação, garantindo mais qualidade de vida a ele?

 

Por: Andreia Silveira, do site PlanoDeSaude.net.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 gastos desnecessários com o seu pet que você pode evitar
Por Equipe Organizze
Vale a pena ter plano de saúde para seu pet?
Por Equipe Organizze
Como administrar os gastos com animais de estimação
Por Equipe Organizze
Tenha um cachorro e ganhe dinheiro com isso
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).