7 hábitos financeiros para deixar de lado em 2019

Escrito por:

O ano de 2019 já está quase batendo à nossa porta e, por isso, é chegado o momento de refletir sobre o que conquistamos e o que deixamos de lado no ano que está acabando. Afinal, conseguimos atingir nossos objetivos? Mantivemos bons hábitos em nosso dia a dia?

 

Esta reflexão vale para todos os setores da nossa vida: relacionamentos, vida profissional e vida financeira, por exemplo. Especificamente sobre as finanças, será que 2018 foi um bom ano para você e o seu dinheiro? Você conseguiu se empenhar para poupar, economizar e investir ao longo do ano que se passou?

 

Se a resposta for não para algumas destas perguntas, talvez seja o momento de começar a pensar em quais mudanças você pode providenciar para o ano que está chegando, a fim de cuidar melhor da sua saúde financeira a partir de agora. Para ajudar você a transformar suas finanças no ano que vem, listamos no artigo de hoje 7 hábitos financeiros para deixar de lado em 2019.

 

Continue a leitura e livre-se ainda em 2018 das amarras que estão impedindo você de evoluir financeiramente e de conquistar todos os seus objetivos e metas financeiras!

 

1 – Não controlar seu dinheiro

 

Não controlar seu dinheiro e não registrar seus gastos e ganhos ao longo dos meses é um dos principais hábitos financeiros para deixar de lado em 2019. Afinal, se você não sabe o quanto ganha e quanto gasta, como conseguirá economizar e poupar dinheiro, não é mesmo?

 

Por isso, se a sua meta é ter uma vida financeira mais saudável em 2019 e juntar dinheiro, comece a partir de agora a manter um controle de todos os seus ganhos e das suas despesas e comece a definir metas de economia, a fim de poupar parte dos seus rendimentos para conquistar objetivos diversos – como trocar de carro, fazer uma viagem, e tantos outros.

 

Uma dica para controlar melhor seu dinheiro em 2019 é utilizar aplicativos de gerenciamento financeiro, como o Organizze. Com ele ficará muito mais fácil organizar e planejar sua vida financeira no próximo ano!

 

2 – Pagar taxas desnecessárias

 

Sabe aquelas taxas desnecessárias, que só servem para aumentar sua lista de despesas mensais e não geram nenhum benefício adicional a você? Corte-as em 2019!

 

Pagar taxas desnecessárias como anuidade de cartão de crédito, taxas de contas bancárias sem necessidade e até mesmo seguir pagando serviços que não utiliza ao longo dos meses, são hábitos que devem ser banidos da sua vida no próximo ano.

 

Desta forma, você consegue enxugar seus gastos mensais e sobrará mais dinheiro para fazer outras atividades, adquirir outros produtos ou serviços de seu interesse ou até mesmo para fazer investimentos financeiros.

 

3 – Fazer novas dívidas

 

Fazer novas dívidas é um hábito financeiro comum que você deve deixar de lado em 2019 com toda certeza! Afinal, quem está endividado dificilmente terá as finanças em ordem e sempre equilibradas.

 

Por isso, se você ainda tem pendências financeiras, foque-se em quitá-las ao longo de 2019, para que você consiga cuidar melhor do seu dinheiro e planejar seu futuro de maneira mais tranquila. Caso você não possua dívidas, este é o momento de não fazer novas dívidas e criar o hábito de pagar sempre à vista.

 

Lembre-se sempre que o hábito de pagar à vista pode não apenas ajudar você a não contrair dívidas, mas também pode ser uma maneira muito inteligente de conseguir bons descontos na hora de fazer uma compra.

 

4 – Fazer compras por impulso

 

Quem não comete ou já não cometeu o deslize de comprar aquele sapato ou uma blusa bonita que estava em promoção sem identificar se aquela compra impactaria no seu orçamento? Infelizmente, temos o péssimo hábito de fazer compras por impulso e adquirir produtos e serviços de maneira inconsciente.

 

Por isso, em 2019, procure adotar o consumo consciente, a fim de adquirir apenas o necessário – sem cair em ciladas de consumo, como promoções, descontos e oferta de benefícios, que nos induzem a consumir cada vez mais e a perder dinheiro.

 

Foque-se em comprar aquilo que você realmente precisa e evite desperdícios. Desta maneira, você conseguirá poupar dinheiro com muito mais facilidade em 2019 e direcionar suas economias para sonhos e metas que realmente importam para você.

 

5 – Não pensar na aposentadoria

 

Entre os hábitos financeiros a serem deixados de lado em 2019 está a prática infundada de não pensar na aposentadoria. Se você é como a maioria dos brasileiros, que só pensa no agora e se esquece de planejar o futuro, 2019 é o ano para virar essa chave e começar a planejar sua aposentadoria e sua vida alguns anos adiante.

 

A partir do próximo ano, comece a cuidar melhor do seu dinheiro e destinar parte da economia conquistada ao longo dos meses para o seu futuro. Busque aplicar seu dinheiro em produtos financeiros de longo prazo, visando a aposentadoria, e comece a construir patrimônio para não passar aperto quando precisar (ou quiser) parar de trabalhar.

 

Você pode, por exemplo, investir um pouco de dinheiro a cada mês em títulos do Tesouro, fazer um plano de Previdência Privada ou até mesmo aplicar em fundos – sempre visando prazos mais longos. Quanto antes você começar a pensar nesta época da sua vida – e nos melhores investimentos para esta finalidade, mais fácil você conseguirá atingir seu objetivo principal, que é ter um bom dinheiro guardado para desfrutar com tranquilidade da sua aposentadoria.

 

6 – Não lembrar da reserva de emergência

 

Ninguém gosta de passar por apertos financeiros, não é mesmo? A melhor maneira de evitar este problema é construir uma reserva de emergência. Por isso, se você não tem uma reserva financeira e nunca parou para pensar ou lembrar desta importante ferramenta na vida de qualquer pessoa, este é o momento de mudar seu mindset.

 

Deixe o hábito de não lembrar da reserva de emergência de lado e comece a juntar uma graninha para imprevistos – que, mais cedo ou mais tarde, aparecem em nossas vidas e nos pegam de surpresa. Habitue-se a juntar um pouco de dinheiro a cada mês para esta finalidade e busque montar uma reserva de emergência equivalente a, no mínimo, 6 meses de salário.

 

Assim você conseguirá passar por qualquer eventualidade sem grandes sufocos – mantendo suas finanças sempre equilibradas.

 

7 – Não planejar-se financeiramente

 

Na lista de 7 hábitos financeiros para deixar de lado em 2019 não poderia faltar o péssimo hábito de não planejar-se financeiramente. Não saber o quanto se ganha, o quanto se gasta e não traçar planos para o seu dinheiro é um dos hábitos mais nocivos para quem deseja ter uma vida financeira mais organizada e saudável.

 

Por isso, comece 2019 com outra mentalidade, preocupando-se com a saúde das suas finanças e planejando o que fazer com seu dinheiro. Comece estabelecendo metas financeiras de curto, médio e longo prazo e crie o hábito de poupar grana para alcançar cada um destes objetivos ao longo do tempo.

 

Somente desta forma é possível formar uma boa reserva de emergência, cuidar da aposentadoria e conquistar a sua liberdade financeira – deixando, finalmente de lado, aquelas incômodas preocupações em relação às contas a pagar do próximo mês.

 

Planeje-se, organize-se e mantenha hábitos financeiros saudáveis. Somente desta forma você conseguirá evoluir financeiramente não apenas em 2019, mas ao longo de toda a sua vida!

 

Mãos à obra e boa sorte!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro
Por Equipe Organizze
Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
Ainda é possível ganhar dinheiro com blogs?
Por Equipe Organizze
Comece a planejar seu final de ano hoje e evite dívidas
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).