7 ótimos motivos para não emprestar o cartão de crédito

Escrito por:

De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 26% dos brasileiros já pediram o cartão de crédito emprestado para alguém. Se você faz parte da turma que empresta, cuidado! Seu ato de bondade pode trazer problemas futuros para você.

 

Destacamos alguns motivos para você não emprestar o seu cartão, retirados do artigo postado no site Finanças Femininas. Continue a leitura abaixo!

 

1. Emprestar o cartão de crédito é ainda pior do que emprestar dinheiro

 

Quando você empresta certa quantia, o combinado ficará entre vocês, sem a interferência de agentes financeiros e taxas de juros altas. No entanto, a dívida do cartão é muito mais agressiva. Neste empréstimo, existe o grande risco de a pessoa não pagar o que deve e você ter que bancar a fatura. Se não conseguir, terá que arcar com os juros estratosféricos de 332,4% ao ano, segundo levantamento do Banco Central. Se não pagar essa dívida, você ficará com o nome sujo.

 

2. Você pode precisar do seu limite

 

Sempre incentivamos os leitores a preferirem compras à vista para conseguirem descontos e terem o orçamento mais controlado. Porém, eventualmente, você pode precisar passar algo no cartão de crédito e, bem nesse momento, descobrir que seu limite já foi todo usado por sua amiga(o). Caso isso aconteça, você terá que esperar todas as parcelas serem quitadas.

 

3. Pode existir um motivo obscuro por trás do pedido

 

Já parou para pensar o que aconteceu para essa pessoa lhe pedir o cartão de crédito? As possibilidades não são muito boas. Ela pode, por exemplo, ter se descontrolado e estourado o limite do próprio cartão. Ou, quem sabe, não tenha conseguido um cartão em seu nome por ter score de crédito baixo – entenda como isso funciona clicando aqui. A pesquisa do SPC Brasil e da CNDL apontou que 25% das pessoas que pediram o nome emprestado o fizeram por estarem como nome sujo. Fique de olho!

 

4. Você também estará emprestando seu nome

 

Se ela não lhe pagar o que deve, quem precisará arcar com o prejuízo é você. E, se você também não conseguir arcar com a dívida, é seu nome que estará em jogo. É a sua fatura que acumulará juros, seu score de crédito que acabará mais baixo e, na pior das hipóteses, é seu nome que acabará sujo.

 

5. Você pode acabar na malha fina

 

Grandes movimentações financeiras – que não sejam compatíveis com a sua renda declarada – podem chamar atenção da Receita Federal. Então, sobrará para você a tarefa de se justificar ao órgão – e comprovar o empréstimo pode dar muito trabalho.

 

Clique no botão abaixo e confira o artigo completo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Cartão de crédito: vale a pena ter mais de um?
Por Equipe Organizze
Como acumular milhas e poupar em passagens aéreas
Por Ricardo Pereira
Novo rotativo do cartão de crédito – O guia completo de utilização
Por Professores do Sucesso
4 curiosidades sobre o cartão de crédito que você não sabia
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).