8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo

Escrito por:

Manter uma gestão financeira pessoal eficiente é fundamental para evitar armadilhas e garantir uma boa qualidade de vida. No entanto, esta não é uma das tarefas mais simples do dia a dia, principalmente quando ela envolve um carro.

 

Por isso, preparamos esse artigo com 8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo, pois assim poderá organizar melhor seus ganhos e despesas e evitará se enrolar em dívidas maiores do que pode arcar.

 

Conheça 8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo

 

1 – Analise seus gastos com cuidado e corte o excedente

 

O primeiro passo é conhecer exatamente o seu veículo e quanto ele consome do seu orçamento mensal. Anote todos os abastecimentos, gastos com estacionamento, possíveis manutenções e trocas de peças.

 

Inclua todos os gastos com o veículo e use um software financeiro para facilitar as anotações.

 

Agora que você já sabe quanto gasta com o veículo por mês, além de assustado, deve saber exatamente quais desses gastos são desnecessários. Por isso, é importante que identifique todos eles e, corte-os.

 

2 – Pesquise mais antes de abastecer

 

Você costuma abastecer todos os dias no mesmo posto de gasolina? Que tal começar a pesquisar melhor os preços em outros postos de combustível? Existe, inclusive, alguns aplicativos que ajudam muito a encontrar postos com preços mais em conta.

 

3 – Anote tudo

 

Procure manter um acesso fácil aos dados e anote nela tudo que for gasto, todos os dias, assim como todos os lucros mensais que tiver. Desde despesas fixas como contas de água, luz e moradia, até gastos extras e variáveis como almoços e abastecimento do carro.

 

Leia mais: Como diminuir o valor da conta de água da sua casa?

 

4 – Tenha uma reserva

 

Uma das partes mais importantes para criar uma gestão financeira eficiente é criar uma reserva para possíveis emergências. Imprevistos acontecem, e podem desequilibrar todo o seu orçamento por longos meses.

 

Mesmo que o seguro auto tenha esse papel, às vezes é mais barato providenciar o conserto particular do que pagar a franquia, então, tenha uma reserva financeira e saiba a hora de certa de acionar (ou não) o seguro do seu automóvel.

 

5 – Livre-se do peso extra

 

Com uma rotina diária corrida, é comum que acumulemos objetos dentro carro e fiquemos circulando com eles pela cidade. O problema é que, quanto mais peso existe dentro do veículo, mais combustível ele gasta para se locomover.

 

Se você tem o hábito de carregar um monte de coisas no carro, sem necessidade, acabe com ele agora.

 

6 – Não use apenas seu carro

 

Carro próprio traz um imenso conforto ao dia a dia, mas também traz problemas como o trânsito, os altos gastos com estacionamento, etc.

 

Se você vai a um lugar em que o acesso é fácil com o transporte público, tente usá-lo, pelo menos algumas vezes na semana. Seus gastos cairão consideravelmente.

 

7 – Mantenha a manutenção em dia

 

Quando um veículo está com sua manutenção em dia, ele funciona muito melhor e, consequentemente consome menos combustível, sofre menos desgaste nas peças também.

 

Esteja atento às manutenções obrigatórias do seu veículo e, sempre que notar um comportamento diferente, procure um profissional de confiança.

 

8 – Fique atento à documentação e as leis de trânsito

 

Manter a documentação em dia, além de lhe poupar problemas burocráticos, também evita os gastos extras com a regularização atrasada. Mas não basta apenas cuidar dos documentos do veículo, é preciso estar atento as leis de trânsito por onde você circula e evitar as multas, que estão cada vez mais caras.

 

Seguindo essas 8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo, você será capaz de reduzir seus gastos pessoais e controlar muito melhor as despesas envolvendo seu carro.

 

Fontes: Terra, Quatro Rodas, Smartia Seguros

 

*Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por conteúdos web, finanças e tecnologia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro
Por Equipe Organizze
Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
Ainda é possível ganhar dinheiro com blogs?
Por Equipe Organizze
Comece a planejar seu final de ano hoje e evite dívidas
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).