8 passos para não extrapolar no supermercado

Escrito por:

Se você faz compras no supermercado com frequência, provavelmente já passou pela experiência de estourar o orçamento para o mês e ter que economizar em outras áreas, como lazer e investimentos. Essa é realmente uma tarefa difícil, pois envolve uma série de fatores aos quais é difícil de resistir, como o fato de você estar com fome quando faz compras de supermercado.

 

Planejar estrategicamente as compras de mercado é essencial para sua saúde orçamentária, por isso é importante que você tenha em mente algumas dicas:

 

1 – Não vá ao mercado com fome

 

Essa é, talvez, a mais básica de todas as dicas. Quando estamos com fome, deixamos de tomar decisões racionais em relação às melhores opções de compra. Nesse contexto, acabamos comprando produtos supérfluos, que normalmente não entrariam no carrinho de compras, para a satisfação de necessidades imediatas. Por essa razão, é muito importante que você vá ao supermercado quando estiver saciado. Isso evita uma série de compras supérfluas e te ajuda a manter o foco no mais importante: a lista de compras.

 

2 – Faça (e cumpra) uma lista de compras

 

Por falar em lista de compras, é fundamental que você prepare uma lista com os principais produtos que pretende comprar. Isso é importante porque, primeiramente, não podemos confiar apenas na memória para pensar em tudo que devemos comprar. Além disso, a lista de compras te ajuda a se manter dentro do orçamento, na medida em que você procura comprar exatamente o que se propôs a buscar no mercado. O que estiver fora da lista não deve ser comprado. Para ajudar a se manter dentro dos limites, deixe sempre um caderno ou folha de rascunho à mão (de preferência na cozinha), para que você anote quais produtos precisa comprar, à medida em que eles acabem.

 

3 – Não leve crianças para fazer compras

 

Pais e mães entendem bem o problema em relação a um passeio com toda a família para fazer compras. Além de ter que lidar com eventuais birras e chantagens emocionais, os pais se sentem compelidos a agradar os filhos de alguma forma, por isso acabam fazendo diversas concessões. Isso tem uma séria de efeitos negativos, tanto sobre seu orçamento, quanto para a dieta das crianças. Procure não levar crianças a mercados e shoppings, pois lojistas são especialistas em preparar tentações para os pequenos: balas e biscoitos nas prateleiras mais baixas, embalagens coloridas e produtos mais caros ao alcance deles, entre outras.

 

4 – Acompanhe promoções

 

Mercados, lojas e redes de conveniência costumam anunciar semanalmente certas ofertas. Tente acompanhar, na medida do possível, todas essas promoções. Ainda que você não tenha disponibilidade para ir frequentemente às compras, é possível aproveitar bons negócios dessa forma. Além disso, tenha em mente os dias de promoção de cada produto nos mercados. Por exemplo, alguns estabelecimentos têm ofertas de frutas, legumes e verduras às quartas-feiras (ou outros dias). O mesmo acontece com carnes e produtos de frigorífico.

 

5 – Planeje o cardápio da semana

 

Essa é uma boa forma de economizar nas compras da semana por que você conseguirá planejar bem seu orçamento, otimizando suas idas ao mercado e diminuindo o desperdício. Por exemplo: é possível comprar uma quantidade maior de carne, que será mais barata do que pequenas porções, e então congelar parte desse produto para que ele não estrague em sua geladeira. Assim, ao planejar melhor os gastos que você terá durante o mês, economiza-se dinheiro.

 

6 – Experimente!

 

Não tenha receio de experimentar novos produtos, inclusive mais baratos. Muitas empresas baseiam-se estritamente em vantagens de condições de marketing para elevar os preços de seu produto. Não necessariamente produtos mais caros terão uma qualidade maior do que os outros. Por essa razão, é importante experimentar outras marcas, fazer uma pesquisa extensa de mercado e ouvir recomendações de colegas e amigos. Muitas vezes, acabamos gastando mais em relação a determinado produto, simplesmente devido a comerciais e anúncios publicitários.

 

7 – Aproveite programas de fidelização de clientes

 

Nem sempre esses programas de fidelidade (pontos, cartão-fidelidade e sorteios para clientes, entre outros) são vantajosos, pois eles existem até mesmo em mercados voltados para consumidores financeiramente privilegiados. Entretanto, se você compra com regularidade em determinados estabelecimentos, deixará de ter acesso a certas vantagens se não participar desses programas.

 

8 – Evite comprar em estabelecimentos muito pequenos

 

Quanto maior o estabelecimento, maiores as condições de oferecer descontos e promoções a seus clientes. Só que nem sempre temos condições de nos dirigirmos a hipermercados para realizar nossas compras. Nesses casos, é muito conveniente comprarmos em pequenos estabelecimentos, próximos de nossas residências. Por saberem que detêm o “monopólio” da vizinhança, os vendedores desses pequenos mercados acabam cobrando mais caro. Se fizermos disso um hábito, o nosso orçamento será bastante comprometido por gastos que poderiam ser evitados. Assim, é recomendável que as compras em estabelecimentos maiores sejam mais frequentes ou mais bem planejadas, de modo que nossos gastos sejam otimizados.

 

Essas são as principais dicas para que você economize quando for ao mercado fazer compras. Leia também outros temas que irão contribuir para uma ótima gestão financeira pessoal:

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Casamento e dinheiro: os 3 erros financeiros que balançam a relação
Por Equipe Organizze
5 passos para mudar o visual da casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Como elaborar um orçamento financeiro pessoal?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).