A importância do networking no desenvolvimento da sua carreira

Escrito por: - Publicado em: 16/02/2016

Networking é a junção de duas palavras em inglês, a primeira: “net” que significa “rede” e a segunda: “working” que significa “trabalhando”.

 

Faz alguns anos que esse termo se enraizou em nossa cultura corporativa e basicamente é definido pela capacidade que uma pessoa tem de se relacionar ou fazer contatos com pessoas ou grupos com interesses e objetivos em comum.

 

Já se deu conta que pessoas bem relacionadas sempre estão bem colocadas no mercado? Ou então fechando bons negócios?

 

As chances de conseguir boas oportunidades na vida profissional são maiores para pessoas que tem um networking sólido, e não estou falando de quantidade de pessoas, mas sim na qualidade nessa rede de contatos.

 

Ter um bom currículo, boa formação acadêmica, falar outras línguas, etc. com certeza ajudam quem está buscando uma oportunidade ou buscando novos rumos para a carreira, mas um ponto importantíssimo nessa caminhada rumo ao emprego ou oportunidade dos sonhos são os seus contatos.

 

São comuns perguntas e afirmações como:

 

→ Minha rede de contatos é muito pequena, como posso fazer para aumentá-la?

→ Minha timidez atrapalha a fazer novos contatos.

 

Preparamos algumas dicas que talvez ajudem você a deixar essas dificuldades de lado. Preparado? Vamos lá:

 

1. Comece Reconectando

 

Muitas vezes retomar o contato com colegas da faculdade ou até mesmo amigos de infância é mais fácil do que fazer novas conexões. Essas pessoas te conhecem e você não precisa passar credibilidade para eles, você já é uma pessoa de confiança.

 

2. Procure pessoas da sua área

 

Hoje em dia quase todos são acessíveis através das redes sociais. Procurar referências do seu mercado de atuação pode ser uma alternativa para quem está buscando novos horizontes. A rede social profissional mais conhecida é o Linkedin, se esse contato ou grupo não estiver lá, o Facebook pode ser uma possibilidade. Normalmente em grupos de discussão de assuntos específicos do seu mercado, você irá encontrar bons contatos e até boas oportunidades também. Mas, muita ATENÇÃO nessa etapa de relacionamento, a principal dica é não ser invasivo, uma abordagem sincera explicando um pouco quem você é e como você pode agregar valor para aquele grupo ou aquela pessoa, pode garantir o início de um relacionamento duradouro.

 

3. “Quem não é visto, não é lembrado”

 

Já ouviu esse ditado? É como em qualquer relacionamento, a partir do momento em que vamos perdendo o contato, as pessoas se afastam, não por mal, apenas pela falta de regularidade, quando você mantém um relacionamento constante você mantém aquele contato ativo, um simples lembrete de aniversário ou um artigo que acrescente no papo que tiveram da última vez pode fazer a diferença.

 

4. Reserve uma quantia para o “networking”

 

É isso mesmo, parece estranho reservar um dinheiro para isso né? Rs Mas, uma desculpa comum que damos para evitar happy hours, almoços e jantares, é o fato de gastarmos para isso, um fundo para esse fim é uma saída porque esses encontros com colegas são boas oportunidades para manter os relacionamentos ativos.

 

Dica de Ouro: Se conecte com as pessoas:  Nos Estados Unidos é comum, no mundo dos negócios, eles usarem o seguinte termo em inglês: “connections” em português “conexões” e traduzindo ao pé da letra é assim que conseguiremos bons relacionamentos profissionais. Não basta apenas entregar o cartão de visitas.

 

Nos eventos e encontros tente se conectar realmente com essas pessoas, trazer alguma informação que chame a atenção delas e faça com que elas se lembrem de você e vice-versa, tente pegar alguma dica com esse novo contato, assim vocês se conectarão de verdade e possivelmente irão conversar no futuro.

 

Lembra que falei no começo do artigo da importância da qualidade e não quantidade?

 

Então, mais vale uma ou duas conexões em um evento do que quinze cartões de visita simplesmente entregues para 15 pessoas das quais você nem se lembra direito e elas nem se lembrarão de você também.

 

Conexões verdadeiras podem ampliar seu networking, é através delas que o seu trabalho e a suas impressões serão “divulgados” para outros contatos de forma espontânea, sem “puxar o saco” ou “bajular” ninguém. Uma boa rede de relacionamentos pode ser uma chave para um ativo valioso e vitalício, o seu capital social.

 

E ai, gostou do artigo? Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre Networking, você também acha importante ter boas conexões?

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Cuidados que você deve ter com sua folha de pagamento
Por Equipe Organizze
Importância da saúde financeira para médicos
Por Meu Patrimônio
Mudando de carreira em Home Office
Por Equipe Organizze
5 passos para fazer um planejamento profissional
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).