A melhor forma de usar o cartão de crédito

Escrito por:

Muitas são as formas, estratégias e motivações pelas quais utilizamos o cartão de crédito. Alguns usam o cartão de crédito como ferramenta para comprar algo que possui um custo elevado, recorrendo desta forma ao tão amado e ao mesmo tempo odiado parcelamento.

 

Já outras pessoas utilizam o cartão de crédito como forma de controlar as suas finanças, ou seja, tem um cartão que o seu limite é igual ao seu salário, desta forma tem como teto de gastos o limite do cartão, e assim que recebe sua remuneração, efetivam o pagamento da fatura, renovando o ciclo de consumo. Há ainda os que utilizam os cartões de crédito visando formas de acumular “benefícios” ou pontos que posteriormente podem ser convertidos em milhas aéreas.

 

Esses são apenas alguns exemplos, pois existem infinitas estratégias de como utilizar o cartão de crédito. Em minha interpretação, algumas boas e outras nem tanto. O ponto comum é que, independente da forma que utilizas, em todas poderá desfrutar dos benefícios oferecidos pelos cartões, como milhas, parcelamento sem juros, praticidade, entre outros. Contudo, a melhor e mais segura forma de desfrutar do cartão é usá-lo sem precisar. Isso parece estranho, mas é o ideal a se fazer, e eu vou lhe explicar o motivo.

 

Quando utilizamos o cartão para parcelar a compra de algo que não temos dinheiro, ou quando trocamos o salário pelo cartão, como citado acima, ainda corremos o risco de algo acontecer, como a perda do emprego, problemas de saúde que geram despesas inesperadas… Tudo isso resultando na falta de recurso para quitar a fatura, e é neste exato momento que o cartão deixa de ser o herói e passa a ser o vilão. Todo mundo sabe que os juros que incidem sobre as faturas não pagas do cartão de crédito são enormes, inclusive se comparado aos juros de um empréstimo pessoal

 

Mas então, como faço para utilizar o cartão de crédito reduzindo riscos de ter que arcar com altos juros? Para evitar os altos juros, o ideal é que você tenha o valor do limite do cartão de crédito em uma reserva de emergência.

 

Deste modo, além de acessar os benefícios do cartão de crédito, você tem a certeza que terá condições de pagar, mesmo mediante a um imprevisto, eliminando o principal ponto negativo do cartão de crédito, os juros. Outro benefício que essa forma de utilizar o cartão traz é o rendimento que receberá sobre o dinheiro investido.

 

Ter o valor correspondente ao limite do cartão de crédito guardado não lhe trará apenas benefícios financeiros, mas também psicológicos e emocionais, pois terá maior tranquilidade em quitar sua fatura do cartão de crédito. Além do que conseguirá tomar a decisão de comprar à vista ou à prazo com maior certeza e segurança financeira. Guarde seu dinheiro e suas energias para aquilo que vale a pena!

 

Forte abraço!

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como descobrir o limite para compras parceladas do cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Como escolher o melhor cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Como quitar dívidas do cartão de crédito em 6 passos
Por Equipe Organizze
Comprar à vista é realmente mais vantajoso?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).