A melhor maneira de utilizar a poupança

Escrito por:

A poupança é uma forma comum de investimento, mas serve como suporte para realização de sonhos pessoais e para o uso em caso de emergências.

 

É muito comum poupar para uma viagem ou para comprar um carro ou ainda para pagar a faculdade dos filhos pequenos. Entretanto, muitas vezes o dinheiro que está sendo poupado acaba sendo usado para pagar dívidas ou para emergências. Por isso é importante criar diferentes investimentos para diferentes situações. Todos passam por emergências e, invariavelmente, são obrigados a gastar parte das economias para custeá-las.

 

Portanto é necessário saber que há diferentes finalidades em se poupar. Ou seja, antes de começar a guardar dinheiro na poupança ou outros tipos de investimentos é necessário saber quais são as possíveis utilidades daquele dinheiro e dividi-lo em “gavetas” apropriadas para utilizá-lo de forma planejada e sem surpresas.

 

Primeiro é preciso dividir o dinheiro a poupar entre os sonhos. Por exemplo, se há a pretensão de comprar um carro, deve-se criar uma poupança separada para depositar o dinheiro que será usado para a compra desse bem. Depois disso, deve-se ter uma regularidade para os depósitos, como se fosse uma dívida a ser paga. Mais que isso. Deve-se ter em mente os outros sonhos que precisarão de dinheiro no médio e longo prazo e então começar a poupar para esses fins também. Nesse ponto, haverá uma poupança diferente para cada projeto ou sonho futuro.

 

Num segundo momento, é preciso definir um local para guardar dinheiro para imprevistos. Essa deve ser uma economia com dinheiro a ser depositado constantemente também mas sem a necessidade de depositar quantias muito altas. Os imprevistos ocorrem em intervalos relativamente grandes e, portanto, não precisam de tanto esforço de economias. Mas é importante ter um investimento para cobrir tais imprevistos, pois apesar de raros, eles sempre aparecem.

 

Ou seja, a poupança não deve ser usada apenas como um depósito de dinheiro sem nenhuma finalidade. Se for utilizada sem objetivos, o dinheiro não será bem utilizado e será apenas uma fonte de frustrações. É necessário saber o objetivo para o qual o dinheiro está sendo poupado e fazer o uso do dinheiro poupado para esse objetivo, fazendo com que o dinheiro que é conquistado com grande sacrifício seja fonte de realizações, sonhos e possa servir de apoio para ocasiões de dificuldades.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Economizando em viagens: conheça 4 destinos turísticos com atrações gratuitas no Brasil
Por Luana Biral
Aprendendo finanças na prática
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
Vale a pena adiantar parcelas de um empréstimo?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).