A poupança como forma de investimento

Escrito por:

A poupança é a forma mais segura de guardar dinheiro para que ele não seja desvalorizado pelos efeitos da inflação. A inflação, que eleva os preços no médio e longo prazo, vai fazendo com que o valor do dinheiro vá diminuindo com o passar do tempo.

Em tempos de inflação alta, não vale nem mesmo ter dinheiro guardado na carteira. Quem tem mais de 30 anos no Brasil deve se lembrar que a inflação impossibilitava qualquer tentativa de guardar valores em moeda.

 

Desde os tempos de inflação altíssima, o governo oferece a poupança como meio popular de manter o dinheiro seguro e com uma pequena valorização. Essa valorização pode ser confundida, muitas vezes, como um ganho de investimento. Entretanto, a poupança não deve ser considerada um investimento, e sim, uma forma de manter o dinheiro guardado para imprevistos ou para grandes sonhos. Isso ocorre porque a valorização que a poupança dá sobre o dinheiro colocado é muito próxima a inflação. Ou seja, o dinheiro não está se multiplicando, e sim, mantendo o mesmo poder de compra descontando o que é perdido mensalmente com a desvalorização natural da moeda.

 

A instituição na qual o cliente fezo depósito de sua poupança não puder pagar o valor, ou tiver algum problema de liquidez, o governo garantirá até este valor para cada cliente que possuir conta poupança no banco.

 

Há alguns casos em que pode-se entender a poupança como um investimento seguro. Um dos casos mais simples é o daquele poupador que consegue colocar na poupança somas razoáveis do que recebe mensalmente. Esse poupador, em alguns anos poderá ver o efeito dos juros compostos agindo sobre seu dinheiro. Ainda que o dinheiro incial tenha sido pouco, ao manter aplicações constantes, o dinheiro começa a render exponencialmente. O que isso significa? Significa que mesmo com a valorização no patamar da inflação, ao conseguir depositar valores constantes mensalmente, o poupador perceberá que o dinheiro guardado irá crescer cada vez mais e o rendimento da poupança ajudará o dinheiro a manter o poder de compra, mesmo que essa poupança seja muito antiga. Nessa perspectiva, a poupança pode ser considerada um valioso investimento.

 

Mas infelizmente, não são todas as pessoas que conseguem poupar parte do que ganham constantemente. Para essas pessoas, a poupança é apenas um cofrinho no qual depositam seu dinheiro e, de vez em quando, vão lá e tiram o dinheiro do cofre na esperança de que possam enchê-lo novamente em breve.

 

Um outro caso em que se pode considerar a poupança como investimento são os casos em que pessoas recebem enormes quantias de dinheiro de uma vez só. Como por exemplo, um prêmio de loteria ou uma herança inesperada. Ao colocar esse dinheiro na poupança, o contemplado poderá retirar parte do que rende mensalmente para suas despesas e a poupança funcionará como um investimento.

 

Portanto a poupança pode ser um ótimo investimento para quem utilizá-la corretamente, podendo até gerar um fluxo de caixa positivo no longo prazo. Porém quem coloca o dinheiro na poupança esperando que ela dê grandes rendimentospode ter uma grande decepção.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que é a antecipação do Imposto de Renda?
Por Equipe Organizze
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Independência Financeira: como planejar?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).