Ações na Bolsa de Valores: entenda como ganhar com este investimento

Escrito por:

O investimento em ações na Bolsa de Valores é assunto cada vez mais frequente. Com o baixo patamar dos juros no país, a preocupação em investir melhor, e de forma mais rentável, é cada dia maior, e, embora o mercado de ações seja apontado muitas vezes como uma alternativa, investir na Bolsa de Valores ainda não é uma decisão confortável para muitos.

 

A volatilidade do mercado, o risco de perder dinheiro e, principalmente, a falta de conhecimento sobre a bolsa são alguns dos pontos que assustam os investidores iniciantes. O que muita gente não sabe é que existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores, incluindo maneiras mais arriscadas ou menos arriscadas.

 

Como ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores

 

Você provavelmente já conhece a maneira mais básica de investir em ações: comprar ações por um preço e vender por um preço mais alto. Mas essa não é a única forma de obter lucro com este investimento. Veja abaixo as principais formas de ganhar com ações na Bolsa de Valores: 

 

→ Valorização do preço das ações: Investir em ações com o objetivo de ganhar com a valorização do seu preço é a estratégia mais conhecida sobre este mercado. Essa valorização acontece quando a procura por determinada ação aumenta, fazendo com que seu preço no mercado suba. Assim, quem possui essas ações têm a possibilidade de vendê-las por um preço maior do que comprou, lucrando com essa diferença.

 

→ Desvalorização do preço das ações: Por incrível que pareça, também é possível ganhar com a queda de preço de uma ação, com uma estratégia chamada de “venda a descoberto”, ou short selling. Para isso, é preciso fazer o caminho inverso: vender as ações (que você não tem) primeiro, e, quando o preço cair, comprar as ações, zerando seu débito. Isso é possível porque o “acerto” das operações na Bolsa não ocorre no mesmo dia. Então você pode vender uma ação que não possui, porque, quando ela lhe for cobrada, você já terá comprado a ação de volta.

 

Também pode ser realizado um empréstimo da ação, caso o período do seu investimento seja maior que um dia. Assim, você paga uma taxa de aluguel da ação por cada dia que você está “vendido”, chamada de BTC. O lucro continua sendo a diferença entre o preço de venda e o preço de compra.

 

→ Dividendos: Você já deve ter ouvido que sócios de uma empresa recebem parte dos seus lucros. E quando você compra uma ação, você está se tornando sócio daquela empresa e, por isso, também pode receber uma parcela dos lucros. Os dividendos são uma das formas que a empresa possui de distribuir esse lucro aos seus investidores. Para isso, é determinado um valor que será distribuído por ação. Então, o recebimento de cada investidor é proporcional à quantidade de ações que ele possui.

 

O pagamento de dividendos de uma empresa não possui uma periodicidade exata, cada empresa possui o seu calendário e a sua forma de pagar dividendos. Por isso é importante procurar quais são as ações que pagam bons dividendos para optar por esse objetivo de investimento. O valor recebido em dividendos não possui tributação de Imposto de Renda para o acionista, uma vez que a empresa já paga todos os impostos antes da sua distribuição.

 

→ Juros sobre Capital Próprio: Assim como os dividendos, essa também é uma forma de ganhar com a distribuição de lucros de uma empresa. A diferença é que quando o investidor recebe lucros em forma de Juros sobre Capital Próprio, ou JCP, existe a tributação de 15% de Imposto de Renda em cima do valor recebido. Isso porque no caso deste tipo de distribuição a empresa não paga os impostos antecipadamente, uma vez que eles são categorizados como despesa financeira. Então é importante observar o valor líquido de JCP que será distribuído. Apesar disso, o pagamento de impostos não possui nenhum transtorno para o investidor, uma vez que o imposto já é retido na fonte, e o investidor recebe o valor final descontado.

 

Com tantas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores, é importante estar atento ao risco e ao prazo de cada uma delas, além de definir uma estratégia precisa, combinando diferentes modalidades de investimento, prazos e seguindo recomendações mais assertivas de especialistas do mercado.

 

*Ana Cláudia Inez é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Também é integrante da equipe de comunicação da Toro Investimentos – uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como viver de renda: 6 passos para planejar seu futuro
Por Ana Cláudia Inez
Qual a sua referência nos investimentos? Conheça os principais índices do mercado e compare com sua carteira
Por Alphamar Investimentos
4 erros que quem investe em ações não pode cometer
Por Equipe Organizze
Ações: investir direto ou investir via fundos?
Por Felipe Modenese
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).