Ainda é possível ganhar dinheiro com blogs?

Escrito por:

Se você acompanha o que acontece no mundo digital, certamente já deve ter ouvido falar nos youtubers, instagramers e blogueiros, que utilizam suas profissões, seus hobbies ou apenas o seu dia a dia para produzir conteúdo online para os mais diversos públicos. Porém, com um mercado cada vez mais concorrido, muita gente questiona se ainda é possível ganhar dinheiro com blogs – que existiam muito antes do boom do YouTube e Instagram.

 

A resposta para este questionamento é SIM! Ainda é perfeitamente possível empreender criando um blog e ganhar dinheiro com esta ferramenta. Este momento, inclusive, é muito propício para quem deseja fazer este tipo de negócio e se tornar um criador de conteúdo através de um bom blog.

 

Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com blogs e fazer uma renda extra todo mês? Então continue a leitura do artigo de hoje e descubra como rentabilizar seu blog oferecendo conteúdos de qualidade ao seu público!

 

O blog como um negócio

 

Antes de conferir algumas dicas de como rentabilizar seu blog e como turbinar os resultados do seu trabalho, é preciso que você entenda o papel do blog enquanto negócio. Muitos anos atrás, era comum ter um blog pessoal – um local onde as pessoas podiam compartilhar informações pessoais, textos, fotos e até mesmo vídeos com amigos e com desconhecidos.

 

Neste início, no entanto, não era comum encontrar quem vislumbrasse o blog como um negócio, de fato. Mas, com o avanço da tecnologia e a expansão do digital em todo o mundo, muita gente começou a perceber que era possível ganhar dinheiro com estes blogs.

 

Se o seu objetivo é criar um blog para rentabilizá-lo, é fundamental ter em mente, em primeiro lugar, que você estará embarcando em uma caminhada empreendedora, dando o start para um negócio próprio. Por isso, você deve estar disposto a encarar esta jornada como uma oportunidade de empreender – considerando os prós e contras deste processo.

 

Como ganhar dinheiro com blogs?

 

Ganhar dinheiro com um blog não é uma tarefa fácil. É preciso empenho, dedicação e bastante estudo. É preciso definir sobre o que se quer escrever, escolher um nicho, investir tempo e algum dinheiro para manter o blog sempre atualizado e gerar conteúdos relevantes para seus leitores.

 

Porém, quando um bom trabalho é feito, a recompensa financeira chega – mais cedo ou mais tarde. Basta um pouco de paciência e muito trabalho para que isso aconteça.

 

Mas você pode estar se perguntando: como, afinal de contas, consigo ganhar dinheiro com um blog? De onde vem esta remuneração?

 

Atualmente, existem diversas maneiras de rentabilizar um blog online. Você pode, por exemplo, se tornar referência sobre um determinado assunto e prestar consultorias aos seus leitores, oferecer cursos online à sua audiência ou até mesmo vender um livro.

 

Além disso, muitos blogueiros ganham dinheiro com publicidade de produtos físicos e digitais e com venda de espaços publicitários no próprio blog – como o famoso banner e os publiposts. Se você não tem interesse em oferecer nenhum tipo de produto ou consultoria aos seus leitores, é possível participar de Programa de Afiliados e vender cursos ou produtos de terceiros – ganhando comissões por cada venda concretizada.

 

Para que isso funcione corretamente, no entanto, é preciso que você crie autoridade e seja uma referência para sua audiência. Somente desta forma você conseguirá rentabilizar o seu blog e gerar cada vez mais tráfego e novos negócios como criado de conteúdo.

 

Dicas valiosas para turbinar seu blog

 

Confira a seguir algumas dicas para turbinar o seu blog e transformá-lo em um negócio rentável e reconhecido no meio digital:

 

Dê atenção ao conteúdo

 

Criar bons conteúdos para o seu blog e manter a qualidade do que é publicado é um passo fundamental para se ter sucesso nesta empreitada. Fique atento aos assuntos do momento e procure escrever sobre assuntos que possam ser de interesse do seu público.

 

Lembre-se que quanto melhor for seu conteúdo, mais o seu blog tenderá a ser respeitado pelos leitores – abrindo espaço para crescimento e novos ganhos financeiros.

 

Aprenda sobre SEO

 

Conhecer algumas técnicas de SEO para aplicar em seu blog é outro passo fundamental para quem tem interesse em fazer do seu blog um verdadeiro negócio. Afinal, é a partir destas ferramentas de SEO que você conseguirá ranquear melhor seu blog nos mecanismos de buscas e gerar tráfego orgânico.

 

Por isso, se você ainda não sabe o que é SEO e como utilizá-lo nos seus conteúdos, vale a pena buscar informações a respeito. Atualmente existem cursos gratuitos online que podem lhe dar uma boa noção destas técnicas para aplicá-las imediatamente ao seu blog.

 

Estabeleça um calendário

 

Ter um calendário editorial bem estabelecido é outra dica importante para transformar um simples blog em um negócio lucrativo. Se você está no início, procure estabelecer alguns dias na semana para fazer publicações e conteúdo e procure seguir este calendário definido.

 

Lembre-se sempre que as pessoas que seguem seu blog desejam receber conteúdos frequentes e, se você deixá-las muito tempo sem informações, pode acabar perdendo leitores pro simplesmente desestimulá-los a continuar seguindo suas publicações.

 

Portanto, antes de começar neste novo negócio, verifique se será possível dedicar um pouco do seu tempo ao seu blog a cada semana. Sem este empenho, será cada vez mais difícil conquistar bons resultados financeiros nesta empreitada.

 

Faça parcerias

 

Fazer parcerias com outros blogs é uma maneira muito interessante de conquistar novos seguidores, gerar autoridade para o seu blog e conseguir tráfego orgânico. Isso porque, ao fazer parcerias com outros blogueiros, você não apenas divulga seu blog para outros nichos como também pode impulsionar o seu blog nos mecanismos de busca – melhorando o posicionamento do seu site.

 

Você pode, por exemplo, trocar links com outros sites – deixando links para conteúdos do seu blog no site deles e permitindo que eles insiram alguns links no seu blog que direcionem para o conteúdo deles – ou fazer troca de guest posts. Neste último caso, você escreve um conteúdo relevante para ser publicado no blog parceiro, enquanto o seu parceiro lhe envia um outro conteúdo relevante para ser publicado no seu blog.

 

Este tipo de interação tende a gerar mais visitas para ambos os sites e fortalecê-los nos mecanismos de busca. As parcerias normalmente não envolvem custos e têm o poder de dar uma boa turbinada no seu blog.

 

Invista em anúncios

 

Se você tiver alguma verba disponível para investir no blog, vale a pena fazer alguns anúncios online. É possível patrocinar uma publicação nas redes sociais, por exemplo, ou anunciar no Google.

 

Desta forma, você pode conseguir atingir melhores resultados com seu blog em menos tempo – alavancando também seus ganhos.

 

Aposte nas redes sociais

 

Utilizar as redes sociais, como Facebook e Instagram, para distribuir o conteúdo do seu blog e interagir com seus leitores pode ser uma excelente maneira de alavancar seu negócio. Procure fazer uma página caprichada para seu blog no Facebook, por exemplo, e mantenha as redes sociais sempre em movimento.

 

Lembre-se que quanto mais você estiver inserido no dia a dia do seu leitor, maiores são as chances de ele fazer de você uma referência e não apenas segui-lo, mas também indicá-lo a amigos e familiares. Portanto, jamais perca a chance de manter seu negócio sempre presente no dia a dia de seus leitores e para novos possíveis seguidores.

 

Agora que você já sabe que ainda é possível ganhar dinheiro com blogs e conhece algumas dicas de como potencializar os resultados do seu blog e rentabilizar seu negócio, que tal começar agora mesmo a planejar e montar o seu blog?

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro
Por Equipe Organizze
Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
Comece a planejar seu final de ano hoje e evite dívidas
Por Equipe Organizze
Viagem de fim de ano: 3 dicas para reduzir o valor do passeio
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).